A árdua missão de Sampaoli na reestreia pelo Atlético

A árdua missão de Sampaoli na reestreia pelo Atlético

2 minutos 02/09/2025

Jorge Sampaoli tem data e horário para reestrear no comando do Atlético. Será na quinta-feira, 11 de setembro, às 19h30, contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil. As equipes medirão forças no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo jogo de volta das quartas de final.

A missão de Sampaoli é árdua. Afinal, o Galo perdeu a partida de ida para a Raposa por 2 a 0, na Arena MRV. Desta forma, precisará vencer o segundo confronto por três gols de diferença para avançar à semifinal sem depender da disputa por pênaltis.

Há pouco mais de uma semana do clássico, Sampaoli já terá a oportunidade de conhecer o elenco alvinegro. A reapresentação dos atletas está marcada para a tarde desta quarta-feira (3/9), na Cidade do Galo. O treinador chegará de manhã à Grande BH.

O momento da equipe é delicado. Além do revés para o Cruzeiro na Copa do Brasil – determinante para a saída de Cuca -, o Atlético perdeu para São Paulo (2 a 0) e Vitória no Brasileirão, caindo para o 14º lugar, com 24 pontos em 20 jogos.

O alento para a torcida é a Copa Sul-Americana. O Galo passou pelo Godoy Cruz nas oitavas de final – vitórias por 2 a 1, em BH, e 1 a 0, na Argentina. Nas quartas, enfrentará o Bolívar, da Bolívia.

Sampaoli no Atlético

Na primeira passagem pelo Atlético, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, Jorge Sampaoli contabilizou 26 vitórias, oito empates e 10 derrotas em 45 partidas, com aproveitamento de 63,7%.

À frente do Galo, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e foi terceiro colocado da Série A do Campeonato Brasileiro, com 68 pontos – três a menos que o campeão Flamengo.

Sampaoli foi um dos principais responsáveis pela montagem do elenco que viria a ter “ano mágico” em 2021. Na temporada seguinte, com Cuca no comando, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Nomes importantes para história do clube mineiro – como o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o meio-campista Nacho Fernández e o atacante Keno – foram pedidos diretos do argentino à diretoria alvinegra. O alto nível de exigência do treinador foi decisivo para o início da era mais vitoriosa do Atlético.

No regresso ao Galo, Sampaoli alinhou o propósito de tornar o time novamente protagonista. Em função do projeto em longo prazo, as partes celebraram vínculo até dezembro de 2027.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...