A história oculta do atacante artilheiro do Brasileirão que já foi zagueiro e volante

A história oculta do atacante artilheiro do Brasileirão que já foi zagueiro e volante

4 minutos 05/02/2026

Artilheiro do Brasileirão com quatro gols ao lado do volante Danilo, do Botafogo, o atacante Carlos Vinícius – também conhecido como Vinícius da Pose -, do Grêmio, tem uma trajetória inusitada no futebol. Antes de se tornar especialista em balançar as redes, ele jogou como zagueiro na base de times paulistas e se profissionalizou como volante em clube de Minas Gerais.

Carlos Vinícius é maranhense e ainda jovem se mudou para São Paulo, onde atuou nas categorias de formação do Santos e também do Palmeiras. No Peixe, inclusive, ele chegou a jogar com Gabriel Barbosa, o Gabigol.

Por causa das habilidades ofensivas, o zagueiro era improvisado nos rachões do Palmeiras justamente como atacante. Contudo, naquele momento, ele não convenceu em nenhuma posição e ficou um período sem clube. A chegada ao futebol mineiro ocorreu em 2016, como relembra a página da Caldense, de Poços de Caldas.

“Sem espaço no Palmeiras, ficou um período sem clube. Seu empresário então entrou em contato com alguns times, na tentativa de conseguir uma oportunidade para o atleta. Até que fez uma indicação dizendo ter disponível ‘um volante muito bom’ para o gerente de futebol da Caldense na época, Alex Joaquim, que abriu as portas e o convidou para treinar com o elenco alviverde”.

Site oficial da Caldense sobre Carlos Vinícius

Na Caldense, o então meio-campista chegou a ser relacionado para uma partida da Série D do Campeonato Brasileiro, na última rodada da fase de grupos. Entretanto, ele não entrou em campo e a estreia profissional só ocorreu no ano seguinte.

Em março de 2017, o sonho da profissionalização finalmente se concretizou. No Campeonato Mineiro, o volante entrou em campo com a camisa da Veterana – pela primeira e única vez -, contra o Uberlândia, no Parque do Sabiá. A Caldense, no entanto, saiu derrotada por 2 a 0.

Depois daquela partida, o meia chegou a ser relacionado novamente para jogos da primeira fase do estadual, porém, não foi acionado. A Caldense não conseguiu a classificação para a semifinal e Carlos Vinícius se despediu de Minas.

“O contrato da maior parte dos jogadores chegou ao fim, inclusive o de Carlos Vinícius, que seguiu sua carreira e foi contratado pelo Grêmio Anápolis, para disputar a segunda divisão do Campeonato Goiano”, destaca a página da Caldense.

De volante para atacante

A transição para o ataque veio ainda em 2017 no Grêmio Anápolis. Mesmo assim, ele não se destacou. Disputou dois jogos e não balançou as redes. Apesar disso, chamou a atenção de um dirigente do futebol português que o levou para defender o Real SC, por empréstimo, onde ele finalmente se encontrou com o gol. Em 39 jogos, anotou 20 tentos e ainda contribuiu com duas assistências.

A trajetória de Carlos Vinícius na Europa foi extensa. Hoje, ele tem no currículo clubes como Monaco, Benfica, Tottenham, PSV, Fulham e Galatasaray.

O melhor desempenho do atacante foi na temporada 2019/2020, pelo Benfica. No Encarnados, ele marcou 24 gols e deu 10 assistências em 47 confrontos. O jogador ainda se consagrou como artilheiro do Campeoanto Português com 18 tentos.

Carlos Vinícius comemora gol do Grêmio - (foto: Carlos Uebel/Grêmio)
Carlos Vinícius comemora gol do Grêmio(foto: Carlos Uebel/Grêmio)

Artilheiro do Brasileirão

Carlos Vinícius chegou ao Grêmio em julho de 2025 depois de deixar o Fulham. Ele estava livre no mercado e também despertou interesse do Corinthians. No ano passado, pelo tricolor gaúcho, marcou 12 gols em 14 jogos.

Nesta temporada, o atacante já ostenta oito gols em igual número de partidas. Foram quatro pelo Campeonato Gaúcho, em seis jogos; e mais quatro pelo Campeonato Brasileiro, em apenas duas rodadas.

Na noite dessa quarta-feira (4/2), na Arena do Grêmio, Carlos Vinícius fez um hat-trick na vitória sobre o Botafogo por 5 a 3. Antes, ele balançou a rede na derrota para o Fluminense (2 a 1), no Maracanã, no jogo de abertura do Brasileirão.

Após os três gols diante do Botafogo, o jogador ressaltou a meta de chegar à Seleção Brasileira. “É o sonho de todo atleta, é o patamar mais alto que o atleta pode conseguir, eu trabalho para que venha isso acontecer. É uma realização de criança, de todo brasileiro. Sonho com isso, busco isso, e se vier a oportunidade, é a realização de um sonho”, destacou o ex-jogador da Caldense.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...