A ‘maior qualidade’ de Román que fez jogador do Atlético titular em Brasil x Chile

A ‘maior qualidade’ de Román que fez jogador do Atlético titular em Brasil x Chile

3 minutos 05/09/2025

Uma das grandes surpresas do Chile para o duelo com o Brasil foi a entrada de Ivan Román como titular. Aos 19 anos, a promessa ainda não se firmou como uma das principais opções do banco de reservas do Atlético, mas já atuou diante da Seleção Brasileira, em jogo dessa quinta-feira (4/9) que foi válido pela 17ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.

E o motivo de Ivan Román ter sido titular foi justificado por Nicolas Córdova. O técnico interino da Seleção Chilena deu entrevista no auditório do Maracanã, no Rio de Janeiro, logo após o fim da derrota para o Brasil por 3 a 0, e o No Ataque esteve presente.

Ao ser perguntado sobre o zagueiro do Galo, o treinador não poupou elogios. Córdova fez questão de frisar que a maior qualidade de Román é a competitividade, além de destacar a necessidade de formar esses atletas em busca do alto nível de desempenho.

“A maior qualidade que esse garoto tem, desde que começamos a treinar há dois anos e pelo que vemos em seu estilo, é ser extremamente competitivo, e acho que ele demonstrou isso hoje, e é isso que temos que fomentar. Não se trata apenas de ensiná-lo a atingir seus objetivos, mas também formar jogadores de alto desempenho, e uma das coisas mais importantes para o alto desempenho é ter uma mentalidade como a dele”

Nicolas Córdova, técnico do Chile

“Portanto, em nenhum momento, desde que começamos a planejar a partida, hesitamos em colocá-lo. Então estou muito feliz com a estreia dele. Acho que ele se saiu muito bem. Obviamente, o garoto tem uma carreira muito longa pela frente e precisa melhorar muito, mas acho que ele está no caminho certo”, concluiu Córdova.

Como foi o desempenho de Román em Brasil x Chile?

Escalado como zagueiro pela direita, Ivan Román teve a dura missão de encarar Gabriel Martinelli. No primeiro tempo, o atacante do Arsenal levou vantagem em alguns lances, principalmente aos 41 minutos, quando passou pela marcação de forma brilhante e finalizou, mas errou o alvo. Já o gol de Estêvão até começou pelo lado do defensor de 19 anos, mas ele não teve culpa.

Em outros lances da primeira etapa, o zagueiro do Atlético mostrou personalidade, principalmente na saída de jogo. Ivan Román errou apenas um passe nos primeiros 45 minutos, bloqueou uma finalização, sofreu dois dribles, cortou a bola em duas oportunidades e foi responsável por um desarme.

Já a segunda etapa de Ivan Román coincidiu com a atuação do Chile. Após momentos mais equilibrados na primeira parte, a equipe deu mais espaços para o Brasil, que marcou dois gols. Um deles, inclusive, contou com ótima jogada individual de Luiz Henrique pela direita da zaga chilena, setor do defensor do Atlético.

Ao fim do jogo, Iván Román recebeu nota 6,4 do SofaScore, tendo uma avaliação melhor que Maripán, mas pior que Paulo Díaz, os companheiros de zaga do defensor do Atlético. Em resumo, ele ganhou três dos oito duelos que esteve envolvido e acertou 23 dos 26 passes que tentou. Esse aproveitamento de 88% fica ainda melhor ao ver que ele foi responsável por três lançamentos certos.

Ivan Román pelo Atlético

O Atlético fechou a contratação de Ivan Román no fim de fevereiro junto ao Palestino, do Chile. O jovem se destacou pelo clube ainda aos 16 anos e chegou a ser titular em jogos da Copa Libertadores em 2024.

No Galo, no entanto, o cenário tem sido mais desafiador para o jovem chileno. Sob o comando de Cuca, técnico que deixou o Atlético na sexta-feira (29/8), Román teve apenas sete oportunidades com a camisa preta e branca – três delas como titular.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...