A marca quase impecável de Sampaoli no comando do Atlético

A marca quase impecável de Sampaoli no comando do Atlético

3 minutos 08/09/2025

Mesmo sem ter tido contato direto com torcedores do Atlético nos estádios de Belo Horizonte, o técnico Jorge Sampaoli construiu marca quase impecável sob o comando da equipe mineira, entre março de 2020 e fevereiro de 2021. Na primeira passagem pelo clube, o argentino perdeu apenas um jogo na condição de mandante.

O primeiro compromisso de Sampaoli com o Atlético como mandante se deu em 29 de julho de 2020, contra o Patrocinense. Em meio à pandemia de COVID-19, o Galo não pôde receber torcedores nas arquibancadas do Mineirão, em Belo Horizonte.

Na ocasião, pela 11ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, o time alvinegro não teve dificuldades para superar a equipe do interior. Com gols de Nathan, Guilherme Arana, Savarino e Pedro Rosa (contra) ainda no primeiro tempo, o Atlético goleou o Patrocinense no Gigante da Pampulha, por 4 a 0.

Aquele seria apenas o início de um retrospecto impressionante do argentino no comando do Galo. Outras vitórias marcantes em Belo Horizonte ainda estavam por vir, como as listadas a seguir.

Vitórias marcantes do Atlético de Sampaoli como mandante

  • 12/8/2020 – Atlético 3 x 2 Corinthians – 2ª rodada do Campeonato Brasileiro – Mineirão
  • 3/9/2020 – Atlético 3 x 0 São Paulo – 7ª rodada do Campeonato Brasileiro – Mineirão
  • 4/10/2020 – Atlético 4 x 1 Vasco – 13ª rodada do Campeonato Brasileiro – Mineirão
  • 8/11/2020 – Atlético 4 x 0 Flamengo – 20ª rodada do Campeonato Brasileiro – Mineirão
  • 25/2/2021 – Atlético 2 x 0 Palmeiras – 38ª rodada do Campeonato Brasileiro – Mineirão

No fim das contas, somente um time foi capaz de vencer o Atlético de Jorge Sampaoli na condição de visitante. Em 18 de novembro de 2020, em duelo atrasado pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR bateu o Galo no Gigante da Pampulha, por 2 a 0, com gols de Christian e Nikão.

Na ocasião, o Atlético estava amplamente desfalcado em virtude de um surto de COVID-19 no elenco. A escalação de Sampaoli naquele compromisso teve: Everson; Talison, Bueno, Igor Rabello e Guilherme Arana; Jair, Zaracho e Hyoran; Keno, Marrony e Eduardo Sasha.

O desempenho do Atlético de Sampaoli como mandante

  • 22 jogos
  • 17 vitórias
  • 4 empates
  • 1 derrota
  • 83,3% de aproveitamento
  • 49 gols feitos
  • 15 gols sofridos

Outro fato curioso é que o Atlético de Sampaoli só não marcou contra duas equipes em jogos como mandante: Athletico-PR e Sport. Em 25 de outubro daquele ano, pela 18ª rodada do Brasileirão, o Galo empatou com o Leão da Ilha no Mineirão, por 0 a 0.

Os números revelam a supremacia que o Atlético construiu jogando em seus domínios sob o comando do argentino. A média de gols marcados foi de 2,22 por partida, enquanto a de gols sofridos foi de 0,68.

Jorge Sampaoli, técnico do Atlético, durante treinamento na Cidade do Galo - (foto: Paulo Henrique França/Atlético)
Jorge Sampaoli, técnico do Atlético, durante treinamento na Cidade do Galo(foto: Paulo Henrique França/Atlético)

Quando será a reestreia de Sampaoli como mandante no Atlético?

O primeiro encontro de Sampaoli com a torcida do Atlético já tem data marcada: no próximo domingo (14/9), a partir das 16h, o Galo medirá forças com o Santos na Arena MRV, em Belo Horizonte. O duelo será disputado pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Antes disso, no entanto, Sampaoli terá dura missão como visitante – ainda que este compromisso também seja na capital mineira. A partir das 19h30 desta quinta-feira (11/9), no Mineirão, o Atlético tentará reverter vantagem de dois gols do arquirrival Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...