A visão de Jardim sobre a reta final do Cruzeiro no Brasileiro e na Copa do Brasil

A visão de Jardim sobre a reta final do Cruzeiro no Brasileiro e na Copa do Brasil

3 minutos 13/09/2025

Com a reformulação no calendário nacional, que colocou as fases finais da Copa do Brasil no encerramento da temporada, ficou definido que o Cruzeiro fará 16 jogos seguidos pelo Campeonato Brasileiro. Técnico da Raposa, Leonardo Jardim comentou a respeito nessa quinta-feira (11/9).

O Cruzeiro é o segundo colocado da Série A, com 44 pontos – três a menos que o Flamengo, que ainda conta com uma partida a menos. A Raposa conseguiu 13 vitórias, cinco empates e quatro derrotas nas 22 rodadas que já disputou.

Sem distrações, o Cruzeiro poderá ter trunfo na disputa com o Rubro-Negro, que divide atenções entre Brasileirão e Copa Libertadores. Terceiro colocado e um dos postulantes ao título nacional, o Palmeiras também está vivo no torneio continental.

O próximo jogo do Cruzeiro é contra o Bahia, na segunda-feira (15/9), a partir das 20h, na Fonte Nova, em Salvador, pela 23ª rodada da Série A.

A partida ocorrerá quatro dias após a classificação celeste nas quartas de final da Copa do Brasil. O Cruzeiro eliminou o arquirrival Atlético com vitórias por 2 a 0 na Arena MRV e no Mineirão, em Belo Horizonte.

Os próximos jogos na Copa do Brasil serão daqui três meses, após a rodada final do Brasileirão, que está marcada para 7 de dezembro. As semifinais do torneio mata-mata serão disputadas entre 10 e 14/12. E as duas partidas decisivas ocorrerão em 17 e 21/12.

“Eu acho que a federação aproveitou a eliminação de Palmeiras, São Paulo e Flamengo na Copa do Brasil e deu uma reorganizada no calendário. Se não tivesse acontecido isso, eles teriam que organizar de outra forma. Não tenho que achar positivo ou negativo, é o que é. E nós temos que nos preparar para o que é”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Disputa do Cruzeiro no Brasileirão

No primeiro turno, o Cruzeiro enfrentou seus dois principais adversários pela ponta em BH. A Raposa venceu tanto Flamengo quanto Palmeiras por 2 a 1 no Mineirão.

“Teremos agora do meio até o final do campeonato. Vai ser duro, em que muitas equipes estão brigando pelos primeiros lugares. Teremos que ser humildes, competentes e trabalhadores para ir continuando a angariar para pontos e ver o que conseguimos no fim”, avaliou Jardim.

Depois do Bahia, o Cruzeiro enfrentará RB Bragantino (casa), Vasco (fora), Flamengo (fora), Sport (casa), Atlético (fora), Fortaleza (casa), Palmeiras (fora), Vitória (casa), Grêmio (fora), Fluminense (casa), Juventude (fora), Corinthians (casa), Ceará (fora), Botafogo (casa) e Santos (fora).

Libertadores deve ser realidade em 2026

Se permanecer entre os seis primeiros colocados, a Raposa se garantirá na Libertadores de 2026. A última vez que o time celeste disputou o torneio foi em 2019, quando perdeu para o River Plate, da Argentina, nas oitavas de final.

Em 2024, o Cruzeiro foi vice-campeão da Copa Sul-Americana. Nesse ano, voltou a disputar o torneio, mas foi eliminado na terceira posição do Grupo E, com seis pontos. A chave tinha Mushuc Runa, do Equador; Unión, da Argentina; e Palestino, do Chile.

A classificação para a Libertadores também pode vir por meio de título na Copa do Brasil. Se passar do Corinthians, o Cruzeiro enfrenta o vencedor de Fluminense x Vasco na decisão.

Cruzeiro sonha em voltar a ser campeão

Na Copa do Brasil, o Cruzeiro não é campeão desde 2018, quando superou o Corinthians na final. O time celeste também levantou a taça em 1993, 1996, 2000, 2003 e 2017.

Já no Brasileirão, a última taça da Raposa foi em 2014. Tetracampeão, o Cruzeiro ainda conquistou a competição em 1966, 2003 e 2013.

Raposa tem a possibilidade de repetir feito histórico

Um feito que a equipe estrelada pode repetir é o de 2003, quando venceu a Copa do Brasil e o Brasileirão no mesmo ano. O único time que repetiu a façanha foi o Atlético de 2021.

Esses dois elencos, porém, foram campeões estaduais e encerraram suas respectativas temporadas com a “Tríplice Coroa”, algo que não poderia ser atingido em 2025, pois o Cruzeiro foi eliminado na semifinal do Campeonato Mineiro pelo América.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...