Abel Braga é punido pelo STJD por declaração preconceituosa em coletiva

Abel Braga é punido pelo STJD por declaração preconceituosa em coletiva

2 minutos 12/02/2026

O diretor técnico do Internacional Abel Braga foi punido pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por fala homofóbica em novembro de 2025. Ele cumprirá cinco jogos de suspensão e pagará multa de R$20 mil.

Na ocasião, Abel estava sendo apresentado como técnico do Colorado para as duas últimas rodadas do Brasileirão e disse: “Eu não quero meu time treinando de camisa rosa, parece time de veado”. A camisa rosa do Internacional faz alusão ao Outubro Rosa e a campanha de prevenção do câncer de mama.  

O ex-treinador foi julgado pela 6ª Comissão Disciplinar do STJD nesta quinta-feira (12/2) e não poderá comparecer ao vestiário do Internacional por cinco partidas do Campeonato Brasileiro. Porém, como a punição começa a valer em 24 horas, Abel pode estar no vestiário do Inter na partida de hoje contra o Palmeiras, às 21h30.

Para a punição do diretor técnico, foi usado o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de etnia, raça, sexo, orientação sexual, cor, idade, condição de pessoa idosa ou com deficiência”. A punição varia de cinco a 10 partidas.

A queixa ocorreu depois da apresentação de uma notícia de infração pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, organização sem fins lucrativos, ao STJD.

Abel Braga no Internacional

Em 30 de novembro de 2025, Abel Braga foi anunciado com treinador da equipe colorada e assumiu o lugar deixado por Paulo Pezzolano. O técnico multicampeão pelo Inter teve a missão de salvar a equipe do rebaixamento com apenas dois jogos restantes no Campeonato Brasileiro.

Assim, depois do feito bem sucedido, Abel assinou contrato para o cargo de diretor técnico do Internacional até o final de 2026.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...