Acesso, rebaixamento, seca de jogos e mais: desempenho de emprestados pelo Cruzeiro

Acesso, rebaixamento, seca de jogos e mais: desempenho de emprestados pelo Cruzeiro

5 minutos 22/12/2025

Em 2025, 13 jogadores pertencentes ao Cruzeiro foram emprestados a outras equipes. Desses, dois ativaram cláusula de compra e foram comprados; quatro seguem fora de Belo Horizonte; e sete encerram os vínculos de empréstimos com as respectivas equipes. O No Ataque relembra, a seguir, o desempenho dos atletas em questão.

Jogadores vendidos pelo Cruzeiro

Zé Ivaldo

Fora dos planos do então técnico Fernando Diniz, Zé Ivaldo deixou o Cruzeiro no início do ano, quando acertou com o Santos. O contrato dizia que o Peixe deveria comprar o zagueiro caso participasse de pelo menos 60% das partidas – o acordo travado entre as partes não considerava períodos fora por lesão ou suspensão.

Zé Ivaldo participou de 35 partidas, ativou a cláusula de compra (valor de R$ 5,4 milhões), marcou um gol e ajudou o Santos a se livrar do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro e garantir vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana. O defensor iniciou a temporada como titular do Peixe sob o comando de Pedro Caixinha, perdeu espaço com Cléber Xavier e o recuperou com a chegada do técnico Vojvoda.

Marlon

Marlon tinha contrato com o Cruzeiro até 2026 e se transferiu ao Grêmio em abril. Como completou 25 jogos pelo tricolor (fez 35, um gol e três assistências), foi comprado por um valor que gira em torno de R$ 22 milhões. O tricolor fez campanha irregular no Brasileiro e conseguiu vaga na Copa Sul-Americana.

Marlon, lateral-esquerdo, está emprestado ao Grêmio; e Zé Ivaldo, zagueiro, cumpre contrato de empréstimo com o Santos - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Marlon, lateral-esquerdo, está emprestado ao Grêmio; e Zé Ivaldo, zagueiro, cumpre contrato de empréstimo com o Santos(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Jogadores do Cruzeiro que seguem emprestados

Fabrizio Peralta

Seguem fora de Belo Horizonte o volante paraguaio Fabrizio Peralta e o atacante argentino Lautaro Díaz – ambos não tinham espaço no time do Cruzeiro. O primeiro, com vínculo com a Raposa até junho de 2029, foi para o Athletico-PR (não entrou em campo) em fevereiro e se transferiu ao Cerro Porteño, do Paraguai, em junho. No país de origem, carrega status de reserva, fez 15 partidas e conquistou o título da Liga Clausura. A tendência é que volte ao Brasil em meados de 2026.

Lautaro Díaz

Lautaro Díaz chegou a fazer 18 jogos pelo Cruzeiro em 2025, a maioria como reserva, e assinou com o Santos já em agosto. Ele não sofreu com adaptação e logo se tornou titular. Até o fim da temporada, participou de 15 partidas do Peixe, marcou três gols e distribuiu duas assistências. A princípio, o atacante retorna a Belo Horizonte no fim de 2026 – o vínculo com a Raposa vai até 2028.

Pedrão

Pedrão, de 22 anos, é cria do Cruzeiro (contrato até o fim de 2026), mas não conseguiu espaço no time principal. No início do ano, o zagueiro fechou com o Avaí e fez 20 jogos até julho, quando assinou com o Pafos, do Chipre, até meados de 2026. No clube europeu, o defensor participou de apenas duas partidas e rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho

Helibelton Palacios

Palacios, que chegou ao Cruzeiro em 2023, defendeu o Sport por empréstimo em 2024 e se transferiu ao Millonarios, da Colômbia, no início da atual temporada. Lá, o lateral-direito ganhou ritmo de jogo e esteve em 28 compromissos oficiais, além de ter marcado dois gols e distribuído uma assistência. O vínculo do defensor com a Raposa dura até o fim da atual temporada e ele não deve retornar a Belo Horizonte.

Lautaro Díaz, atacante do Santos emprestado pelo Cruzeiro - (foto: Raul Baretta/Santos)
Emprestado pelo Cruzeiro, atacante Lautaro Díaz tem contrato com o Santos até dezembro de 2026(foto: Raul Baretta/Santos)

Jogadores que retornam de empréstimo ao Cruzeiro

A diretoria celeste definirá, em conjunto com os respectivos empresários e com o técnico Tite, o futuro dos atletas mencionados abaixo.

Rodriguinho

Rodriguinho se apresentou ao Cruzeiro em janeiro de 2025 – assinou até 2027. Sem ser aproveitado pelo então técnico Leonardo Jardim (oito partidas), ex-treinador da Raposa, o meio-campista se transferiu ao Ceará por empréstimo. Lá, sob o comando de Léo Condé, também não teve rodagem e fez apenas quatro jogos. O Vozão encerrou a participação na Primeira Divisão em 17º lugar e caiu para a Série B.

Vitinho

Revelado pelo Cruzeiro em 2024, Vitinho passou por dois empréstimos no ano: primeiro, defendeu o Goiás em 19 jogos da Segunda Divisão; depois, assinou com o Náutico para disputar a reta final (cinco partidas) da Série C e conseguir o acesso à Série B. O meio-campista de 21 anos agradou o Timbu e tem vínculo com a Raposa até 2027.

Ian Luccas

Ian Luccas chegou ao Cruzeiro em 2022, emprestado pela Ferroviária, para compor a equipe sub-20. Destaque nas categorias de base, chegou ao time profissional e, no ano seguinte, foi contratado em definitivo até julho de 2027. O defensor de 22 anos, que já havia defendido o Goiás de forma momentânea em 2024, voltou a ser emprestado em 2025, dessa vez para a Locomotiva. Ele atuou em 33 dos 39 compromissos da equipe paulista, rebaixada à Terceira Divisão.

Jhosefer

Jhosefer, de 21 anos, teve a primeira oportunidade na equipe principal do Cruzeiro em 2022, mas não se firmou. No início da atual temporada, transferiu-se ao América por empréstimo e atuou em apenas 13 jogos. O Coelho escapou do rebaixamento à Série C, e o volante retorna à Toca da Raposa – contrato até 2026.

João Pedro

João Pedro, contratado para as categorias de base do Cruzeiro, acumulou chances no Campeonato Mineiro de 2024, mas foi afastado por indisciplina e perdeu espaço. Naquele mesmo ano, o atacante atuou pelo Mirassol. Em 2025, jogou o Estadual pelo Tombense (semifinalista e campeão do interior) e defendeu o rebaixado Volta Redonda na reta final da Série B. O vínculo do atleta com a Raposa dura até o fim de 2026, mas pode terminar antes, já que o Londrina que jogará a Segunda Divisão, demonstrou interesse.

Tevis

A situação envolvendo Tevis tem contornos polêmicos. Cria da base celeste, o atacante de 19 anos foi cedido ao Athletico-PR em fevereiro – na negociação, o clube mineiro adquiriu, também por empréstimo, o zagueiro Mateo Gamarra. Em agosto, o Cruzeiro solicitou o retorno imediato do jogador, mas o Furacão vetou. O jovem tem vínculo com o clube celeste até o fim de 2028.

Arthur Viana

Outro atacante que pertence ao Cruzeiro – até 2026 – e viveu período de empréstimo é Arthur Viana. Ele defendeu o Ehime, do Japão, em apenas cinco partidas. ‘De molho’, o jovem não entra em campo desde junho e passar por seca de gols até definir o futuro.

Vitinho, Ian Luccas, Arthur Viana e João Pedro, quatro dos 13 atletas que foram emprestados pelo Cruzeiro em 2025 - (foto: Matheus Morais e Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Vitinho, Ian Luccas, Arthur Viana e João Pedro, quatro dos 13 atletas que foram emprestados pelo Cruzeiro em 2025(foto: Matheus Morais e Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...