As estratégias do Cruzeiro para derrotar o Atlético, segundo Romero

As estratégias do Cruzeiro para derrotar o Atlético, segundo Romero

4 minutos 12/10/2025

O Cruzeiro já vive a preparação para o duelo com o Atlético, marcado para as 21h30 desta quarta-feira (15/10), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um dos pilares da equipe celeste, o volante Lucas Romero expôs estratégias trabalhadas na busca pelo triunfo.

O primeiro plano do Cruzeiro é se concentrar no próprio estilo: propor o jogo e potencializar os aspectos positivos que são características da equipe, como a transição rápida.

“Com o Leo (Jardim, técnico) a gente entendeu que o foco é nosso trabalho, nosso time, nossa ideia dentro de campo. Se coloca o foco na nossa ideia, a gente faz grandes jogos e sai com a vitória. Acho que é importante manter o foco no que o time está fazendo bem”

Lucas Romero, volante do Cruzeiro

O que também está na pauta dos celestes, conforme relatado por por Romero, será estudar os pontos fracos do adversário para tentar aproveitá-los: “Com certeza a gente sempre olha uma coisa do rival da qual a gente pode tirar proveito, o que não está fazendo bem. Mas o principal foco é o Cruzeiro, continuar com a nossa ideia e ficar próximo da vitória”.

‘Concentração tem que ser a mesma’

O Cruzeiro não vence no Brasileiro há três partidas (derrota para o Vasco e empates com Flamengo e Sport). Antes, o time já tinha apresentado oscilação nas atuações e chegou a colecionar tropeços frustrantes para a torcida, contra Ceará e Santos, que brigam na parte de baixo da tabela. Para Romero, os resultados não são naturais, e a equipe deve manter a concentração.

O volante garantiu que o elenco dará o máximo diante do Atlético.

“Independentemente do rival, nossa concentração tem que ser a mesma… Em alguns jogos, não sei se a falta de concentração, mas talvez falta de efetividade. A gente fez grandes primeiros tempos, mas não conseguia ampliar a vantagem, fazer o segundo gol. E depois, no segundo tempo, caiu de ritmo. O clássico é importante, todo mundo sabe. O Cruzeiro vai focar em fazer o melhor”, pontuou.

Cruzeiro x Atlético em 2025

Cruzeiro e Atlético já se enfrentaram de forma oficial em 2025 quatro vezes. Cada um com a devida importância, destacou Romero: “Não tem nada de negativo (em enfrentar um adversário com frequência). Todo jogo é diferente. A gente jogou um que estava valendo a classificação (para a Copa do Brasil) e agora um que vale três pontos. Todo jogo é importante e cada um tem sua história”.

No primeiro duelo, pela fase de grupos do Campeonato Mineiro, o clube alvinegro levou a melhor e venceu por 2 a 0. As equipes voltaram a se encontrar no primeiro turno do Brasileiro em contextos diferentes. Embalada, a Raposa tinha o status de favorita. Apesar de ter apresentado volume ofensivo, não converteu – o Galo apostou em postura defensiva – e empatou sem gols.

Depois, na Copa do Brasil, o Cruzeiro imprimiu o ritmo dentro e fora de casa. Os celestes venceram os dois duelos pelas quartas de final por 2 a 0, avançaram à semifinal da competição nacional e despacharam o principal rival.

Como estão os times no Brasileiro?

Cruzeiro e Atlético ainda vivem momentos distintos no Brasileiro. A Raposa segue na terceira posição, com 52 pontos (seis a menos que o Mirassol, quarto colocado), além de 15 vitórias, sete empates e cinco derrotas.

O Galo briga para se afastar da zona de rebaixamento. Em 14º lugar, com 32 pontos, o clube alvinegro está a sete do Z4. São oito triunfos, oito igualdades e 10 tropeços em 26 partidas – uma a menos que os demais times.

Cruzeiro tem desfalques?

O atacante Wanderson, que não atua desde a derrota para o Vasco devido a uma lombalgia, voltou a treinar normalmente nesse sábado (11/10) e deve voltar ao time.

O volante Christian, que se queixou de dores no tendão de Aquiles, segundo o técnico Leonardo Jardim, fez atividades internas dois dias e também participou do treinamento com o grupo sábado.

O lateral-direito Fagner ainda cumpre transição física em recuperação de uma fratura na fíbula da perna direita e não foi a campo. Assim, deve seguir ausente da lista de relacionados.

Luis Sinisterra está entregue à fisioterapia e faz trabalhos individuais. O atacante trata edema muscular na coxa esquerda, diagnosticado na última semana, após o empate com o Sport.

Desfalques certos para o clássico com o Atlético são o zagueiro Janderson, que passou por cirurgia em tratamento de lesão ligamentar no joelho direito, e o volante Matheus Henrique, que fraturou duas costelas do lado esquerdo do tórax.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...