Início » Atacante revelado pelo Atlético é suspenso por um ano do futebol
Revelado pelo Atlético, o atacante João Figueiredo, do Johor FC-MAL, foi suspenso por um ano do futebol pela Fifa nesta sexta-feira (26/9). A decisão da entidade máxima do futebol se deu pela falsificação e adulteração de documentos da Associação de Futebol da Malásia (FAM).
O país asiático utilizou a falsa documentação para escalar o brasileiro e outros seis jogadores naturalizados. Todos eles participaram da goleada da Malásia por 4 a 0 sobre o Vietnã, na terceira fase das eliminatórias da Copa da Ásia da AFC, em 10 de junho deste ano.
João Figueiredo, inclusive, marcou um dos gols da equipe nessa partida. Os sete atletas terão que cumprir a suspensão imposta e pagar uma multa de 2 mil francos suíços (R$ 13,3 mil) à Fifa.
A Associação de Futebol da Malásia, por sua vez, foi condenada a pagar uma multa de 350.000 francos suíços (R$ 2,3 milhões).
Outro jogador envolvido com passagem pelo futebol brasileiro é o atacante Imanol Machuca, ex-Fortaleza. Além dos dois, foram punidos o zagueiro argentino Facundo Tomás Garcés, o zagueiro espanhol Jon Irazábal Iraurgui, o lateral espanhol Gabriel Felipe Arrocha, o meia holandês Hector Alejandro Hevel Serrano e o atacante argentino Rodrigo Julián Holgado.
Em defesa, a FAM garante que “os jogadores envolvidos, bem como a própria FAM, atuaram com boa fé e total transparência durante todo esse processo.” Além disso, a entidade prometeu apresentar recursos perante à Fifa.
“O Comitê Disciplinar da FIFA impôs sanções à Associação de Futebol da Malásia (FAM) e a sete jogadores – Gabriel Felipe Arrocha, Facundo Tomás Garcés, Rodrigo Julián Holgado, Imanol Javier Machuca, João Vitor Brandão Figueiredo, Jon Irazábal Iraurgui e Hector Alejandro Hevel Serrano – por violações do artigo 22 do Código Disciplinar da FIFA (FDC), relativas a falsificação e adulteração de documentos.
A FAM havia submetido consultas de elegibilidade à FIFA e, nesse processo, utilizou documentação adulterada para poder escalar os jogadores mencionados.
Os sete atletas atuaram pela Malásia contra o Vietnã, na terceira fase das eliminatórias da Copa da Ásia da AFC Arábia Saudita 2027, em 10 de junho de 2025, após o que a FIFA recebeu uma denúncia sobre a elegibilidade de Facundo Tomás Garcés, Rodrigo Julián Holgado, João Vitor Brandão Figueiredo, Jon Irazábal Iraurgui e Hector Alejandro Hevel Serrano.
Após os trâmites regulares, o Comitê Disciplinar da FIFA avaliou todas as provas constantes no processo e impôs as seguintes sanções:
Além disso, a questão da elegibilidade desses atletas para representar a seleção da Malásia foi encaminhada pelo Comitê Disciplinar da FIFA ao Tribunal do Futebol da FIFA para análise.
A FAM e os jogadores foram notificados hoje sobre os termos da decisão do Comitê Disciplinar da FIFA. De acordo com as disposições pertinentes do FDC, eles têm dez dias para solicitar uma decisão fundamentada, que, caso requerida, será posteriormente publicada em legal.fifa.com. A decisão ainda está sujeita a um eventual recurso perante o Comitê de Apelação da FIFA.”
“A Associação de Futebol da Malásia (FAM) confirma que recebeu a decisão oficial da Federação Internacional de Futebol (FIFA) relacionada ao caso dos jogadores de origem estrangeira.
A FAM deseja enfatizar que os jogadores envolvidos, bem como a própria FAM, atuaram com boa fé e total transparência durante todo esse processo.
A FAM gerenciou toda a documentação e os procedimentos de forma transparente, seguindo as diretrizes estabelecidas. No entanto, a FIFA havia anteriormente analisado a elegibilidade dos jogadores em questão e dado confirmação oficial de que eles estavam aptos a representar a Malásia.
Em decorrência dessa decisão, a FAM irá apresentar recurso e utilizar todos os mecanismos e procedimentos legais disponíveis para garantir que os interesses dos jogadores e da seleção nacional da Malásia estejam sempre protegidos.
A FAM permanece comprometida em agir com firmeza, cumprir os regulamentos internacionais e defender a integridade do futebol nacional.
Eles também podem ter uma experiência de sucesso com a Malásia, e todas as demais atividades relacionadas foram conduzidas de forma transparente, justa e com espírito esportivo.
Quaisquer novos desdobramentos sobre o processo de apelação e as medidas subsequentes da FAM serão informados ao público de tempos em tempos.”
DATUK WIRA MOHD YUSOFF HAJI MAHADI
Presidente Interino da Associação de Futebol da Malásia (FAM)
João Figueiredo tem 29 anos e iniciou a carreira como profissional pelo Atlético, em 2016, ano em que realizou os únicos três jogos oficiais pelo clube. Ele foi emprestado ao Democrata-GV em 2017 e deixou o time mineiro no ano seguinte para defender Zalgiris Kaunans, da Lituânia.
Na sequência, passou por OFI, da Grécia, Gazisehir Gaziantep e Basaksehir, ambos da Turquia, antes de chegar ao Johan FC, atual time. O atacante tem seis gols e duas assistências em sete jogos pelo clube malásio.
Estádio Hernando Siles, em La Paz, será o palco do jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana entre Bolívar e Atlético (foto: Aizar RALDES / AFP) A cada vez que o Atlético entra em ...
Sampaoli, Cuca e Milito foram os últimos técnicos do Atlético (foto: Pedro Souza/Atlético, DOUGLAS MAGNO / AFP e JUAN MABROMATA / AFP) O Atlético tem um ‘padrão’ na busca por técnicos. Desde o ...
Há uma semana, Lyanco havia mudado o visual, optando por tranças, as quais receberam uma nova alteração neste sábado (23/8). Desta vez, o zagueiro pediu para que fosse feito um símbolo do ...