Atlético adota compasso de espera por Fred, que pesa família

Atlético adota compasso de espera por Fred, que pesa família

6 minutos 25/05/2026
Atlético adota compasso de espera por Fred, que pesa família
Atlético adota compasso de espera por Fred, que pesa família (Fred, meio-campista do Fenerbahçe, da Turquia, que é sonho do Atlético no mercado)

Com proposta já apresentada, o Atlético agora adota compasso de espera pelo meio-campista Fred, de 33 anos. Sonho antigo do Galo, o meio-campista vê com bons olhos a possibilidade de retornar ao futebol brasileiro, mas dá peso extra à vontade da família, conforme apurou No Ataque nesta segunda-feira (25/5).

Na semana passada, o Atlético apresentou projeto a Fred por meio de Paulo Bracks, vice-presidente de futebol, e Pedro Daniel, CEO do clube. O atleta passa férias com a família na Região Metropolitana de Belo Horizonte, cidade em que nasceu.

Na última quinta-feira (21/5), a reportagem soube que as conversas avançaram em sentido positivo na visão do Galo. Apesar disso, ainda há obstáculos importantes a superar.

O principal deles é o próprio contrato de Fred com o Fenerbahçe, da Turquia, válido até o meio do ano que vem. Como No Ataque apurou que o Atlético não deve fazer investida expressiva para contar com o meio-campista, a transferência só deve se concretizar caso o jogador firme rescisão contratual com o clube turco.

O Fenerbahçe atravessa panorama político instável e terá eleições presidenciais entre a próxima sexta-feira (29/5) e o sábado (30/5). Atual presidente, Sadettin Saran já anunciou que não vai tentar a reeleição – portanto, ainda não há como saber se o gigante turco facilitará ou não uma eventual saída de Fred.

O peso da família

Em meio ao cenário de indefinição sobre o futuro, Fred se vê confortável com qualquer uma das possibilidades: seguir defendendo o Fenerbahçe ou voltar ao Brasil em definitivo para jogar pelo Atlético. A reportagem de No Ataque apurou que o jogador dará peso especial à opinião da esposa, Monique Salum.

O belo-horizontino se casou com a engenheira química em 2018, logo depois de disputar a primeira Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Juntos desde 2016, os dois são os pais dos pequenos Benjamin e Bento.

Monique, que também é influenciadora digital, tem mais de 353 mil seguidores no Instagram. Na rede, compartilha parte da rotina e diversos momentos em família.

A engenheira já teve a rede social pessoal invadida por comentários de torcedores alvinegros. Será dela a voz praticamente decisiva para o futuro de Fred no mercado da bola.

Questão logística no caminho

Para além do aspecto familiar, Fred terá de dar atenção a uma questão logística caso assine com o Atlético. O meio-campista inaugurou mansão no complexo de condomínios Alphaville Lagoa dos Ingleses há alguns dias.

O local fica a mais de 60 quilômetros de distância da Cidade do Galo, centro de treinamentos do clube mineiro em Vespasiano. O percurso pode exigir mais de 1h30 no trânsito em dias mais “caóticos” neste sentido.

Sendo assim, Fred provavelmente precisaria dispor de outra moradia na capital mineira ou na região metropolitana caso decida retornar ao Galo. Naturalmente, de toda forma, a questão financeira está distante de ser um problema ou dificultador para o acerto.

Fred, meio-campista do Fenerbahçe-TUR, com a esposa Monique Salum e os filhos Benjamin e Bento - (foto: Reprodução/Instagram/Monique Salum)

Fred, meio-campista do Fenerbahçe-TUR, com a esposa Monique Salum e os filhos Benjamin e Bento(foto: Reprodução/Instagram/Monique Salum)

Fred no Atlético

Fred iniciou a trajetória nas categorias de base do Atlético, mas teve saída polêmica em 2010, quando tinha 16 anos. Ele teria sido levado para o Internacional pelo empresário Assis, irmão do meia Ronaldinho Gaúcho. O presidente alvinegro, Alexandre Kalil, chegou a reclamar formalmente do fato na época.

O volante já revelou diversas vezes ter o Galo como clube do coração. Ele costuma visitar a Arena MRV quando está de férias – a última ida ao estádio foi em 12 de junho de 2025, quando o alvinegro venceu o Internacional, por 2 a 0, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

No mesmo mês, ele foi enfático sobre o futuro em entrevista à Band Minas: “Tenho algum tempo de contrato ainda no Fenerbahçe, estou muito feliz lá. Já conversei com o pessoal, deixei as portas abertas no Brasil, no Atlético, mas tenho meu contrato lá e estou muito feliz no momento. Espero cumpri-lo, mas estou sempre acompanhando o Galo, torcendo, todo mundo sabe”.

“Eles (dirigentes do Galo) sempre deixaram as portas abertas para mim. Falaram que quando eu mudar a chavinha e quiser voltar para o Brasil, as portas estão abertas. Conversei com eles, agradeci pelo carinho e interesse, que é sempre bom”, acrescentou na ocasião.

“Confirmo que teve negociação. Conversei com ele, com o staff dele. Eu adoraria que ele viesse e ainda quero que ele venha. É um sonho do Atlético, do executivo. Negociei, mas não conseguimos destravar neste momento pelo contrato que ele tem. Mas a porta para ele está escancarada. A porta nem precisa estar aberta, porque ele já frequenta a Arena MRV quando vem em BH. Tem raízes no clube. E eu adoraria concluir essa negociação. Se dependesse de mim, já estava aqui.”

Paulo Bracks, vice-presidente de futebol do Atlético, em entrevista ao jornalista Heverton Guimarães, em fevereiro

Fred no Fenerbahçe

Fred foi contratado pelo Fenerbahçe em 2023, por cerca de 9 milhões de euros (aproximadamente R$ 46 milhões, na cotação da época), junto ao Manchester United, da Inglaterra. Desde então, ele tem sido figura importante do clube turco, com 12 gols e 19 assistências em 125 partidas.

No segundo semestre da última temporada, entretanto, o camisa 8 ganhou “concorrente de peso” na sua posição de origem, que é a de segundo volante: os “Canários Amarelos” contrataram N’Golo Kanté, campeão mundial pela França e ídolo de Chelsea e Leicester City, da Inglaterra.

Fred chegou a ser reserva de Kanté em algumas partidas nos últimos meses – inclusive no clássico contra o Galatasaray. Na ocasião, o técnico italiano Domenico Tedesco escolheu começar a partida com a dupla de volantes Kanté e o também francês Mateo Guendouzi, e o brasileiro sequer entrou no jogo. O arquirrival do Fenerbahçe goleou, por 3 a 0, e confirmou, na partida seguinte, o título turco.

Nos três últimos jogos da temporada, Fred retomou a titularidade, com Tedesco optando por escalar “trio de volantes” – Guendouzi (ou Yuksek) e Kanté mais recuados e o belo-horizontino mais à frente, com maior liberdade ofensiva.

Nesse papel, o ex-jogador da Seleção Brasileira brilhou: deu duas assistências na vitória sobre o Basaksehir, por 3 a 1, fez dois gols na goleada sobre o Konyaspor, por 3 a 0, e fechou a temporada com mais um gol no empate com o Eyupspor, por 3 a 3.

A carreira de Fred

Fred vestiu a camisa do Galo na base, mas deu os primeiros passos como profissional no Internacional, onde se destacou rapidamente – foram oito gols e seis assistências em 55 jogos. Depois, foi negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde permaneceu por cinco temporadas, conquistou oito títulos e somou 16 gols e nove assistências em 155 partidas.

O volante também defendeu o Manchester United-ING pelo mesmo período. Foram 213 partidas disputadas, 14 gols, 19 assistências e um título: o da Copa da Liga Inglesa.

Pela Seleção Brasileira, atuou em 32 jogos, foi campeão da Copa América de 2021, integrou o elenco que disputou a Copa do Mundo de 2018. Além disso, jogou as cinco partidas da equipe nacional no Mundial de 2022 – duas como titular e três saindo do banco de reservas.

  • Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

A notícia Atlético adota compasso de espera por Fred, que pesa família foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Bretas



Fonte

Conteúdos que podem te interessar...