Atlético aposta em bom retrospecto contra o América no Mineiro Feminino

Atlético aposta em bom retrospecto contra o América no Mineiro Feminino

3 minutos 31/10/2025

O Atlético aposta em bom retrospecto contra o América para avançar na semifinal do Campeonato Mineiro Feminino. Na briga por uma vaga na final da competição, os times medem forças neste sábado (1°/11), às 15h, no Gregorão, em Contagem, no jogo de ida do último mata-mata.

Na primeira fase, as Vingadoras ficaram em terceiro lugar, com 10 pontos – três vitórias, um empate e uma derrota. As Spartanas fizeram uma campanha quase irretocável. A equipe somou 11 pontos, em segundo lugar da tabela – três vitórias e dois empates.

Por ter superado o Atlético na tabela, o América terá a vantagem de decidir a classificação em casa e será mandante do jogo de volta. O Coelho tem a invencibilidade a seu favor, assim como o crescimento da equipe no cenário do futebol feminino.

Por outro lado, o Galo aposta no histórico. Atlético e América já brigaram pela vaga na final do Mineiro em outras quatro oportunidades. O No Ataque considerou as disputas desde 2005, quando o campeonato feminino passou a ser regular no calendário dos times.

Dessas quatro, o Coelho avançou em uma, enquanto o Galo se deu melhor nas outras três.

2019

Em 2019, a classificação foi semelhante à de 2025. O América terminou a primeira fase em segundo lugar, enquanto o Atlético ficou em terceiro. Na semi, as Spartanas empataram o primeiro jogo por 1 a 1 e venceu a volta por 2 a 0. Na grande final, contudo, ficou com o vice. O Cruzeiro foi campeão nos pênaltis.

2021

Em 2020, o Atlético começou uma hegemonia e foi campeão sobre o Cruzeiro. No ano seguinte, em 2021, apesar de ter terminado a classificatória em terceiro, se deu melhor na semifinal diante do América.

O Galo venceu o jogo de ida por 3 a 0 e ampliou a parcial na volta, quando bateu o Coelho por 1 a 0 e foi à final. Na decisão, derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 e ficou com o título.

2022

Em 2022, o Atlético ficou em segundo lugar na primeira fase, enquanto o América ficou em terceiro. O jogo de ida terminou com vitória do América, que viu a vantagem se desfazer por completo no jogo de volta. Em clima de remontada, as Vingadoras venceram por 4 a 1 e foram à final.

Na decisão, venceu o Cruzeiro nos pênaltis depois de empatar por 1 a 1 no tempo regulamentar.

2023

Em 2023, o Galo ficou em terceiro lugar na classificatória e encarou o América, que terminou em segundo, na semi. As Vingadoras venceram o jogo de ida por 1 a 0, enquanto a partida de volta ficou empatada por 1 a 1.

Na final, o fim da hegemonia. O Cruzeiro venceu o Atlético por 1 a 0 e ficou com a taça.

Mudanças no futebol feminino

Em 2024, o cenário foi outro. O Atlético ficou fora da semifinal, porque terminou a primeira fase em quinto lugar (duas vitórias, um empate e três derrotas). A decisão entre Cruzeiro e América acabou em mais um título das Cabulosas.

Na temporada passada, além de ter feito um Campeonato Mineiro abaixo do esperado, o Atlético foi rebaixado à Série A2 do Brasileiro Feminino. A falta de planejamento e investimento ficou clara. Neste ano, a equipe apresentou sinais de melhora e conquistou o acesso à Série A1.

Em contrapartida, os adversários, América e Cruzeiro, se firmaram no futebol de mulheres e não deixaram a peteca cair.

O América, que conquistou o acesso à Série A1 no fim de 2023, se manteve na Primeira Divisão em 2024 e seguiu com o futebol feminino como uma das pautas de atenção no clube. Em 2024 e em 2025, brigou por uma vaga no mata-mata do Brasileiro até a última rodada.

Já o Cruzeiro apareceu como potência. Com alto investimento, o clube apostou no elenco forte e colheu frutos: além da final vitoriosa do Estadual de 2024, disputou a final da Supercopa Feminina – foi vice. Em 2025, chegou à final do Brasileiro e perdeu para o Corinthians. Com o crescimento no cenário, no próximo ano, vai disputar a Copa Libertadores de forma inédita.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...