Início » Atlético bate Ceará com golaço relâmpago de herói improvável e se afasta do Z4


O Atlético respira mais aliviado na briga contra o rebaixamento. Na tarde deste sábado (25/10), o Galo derrotou o Ceará por 1 a 0 na Arena MRV, em partida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, graças a golaço “relâmpago” do volante equatoriano Alan Franco aos 23 segundos de jogo. O volante equatoriano foi o herói “improvável” da partida – ele não marcava um gol desde 2022, quando atuava emprestado pelo clube mineiro ao Talleres, da Argentina.
Com o resultado, o alvinegro mineiro se distanciou do Z4, grupo de times que, ao fim da competição, caem para a Série B. Isso porque a vitória foi contra um adversário direto. Até antes da rodada, o Galo era o 15º, apenas duas posições acima do Vitória, que abria a zona de rebaixamento; enquanto o Ceará era o 13º. Agora, o Atlético é o 12º, com 36 pontos, enquanto o Ceará é o 15º, com 35.
O time que abre o Z4 é o Vitória, que tem 31 pontos – cinco a menos que o Galo, com um jogo a mais. O rubro-negro baiano já jogou na rodada – perdeu por 1 a 0 para o Corinthians, em jogo que se iniciou no mesmo horário do Atlético.
A posição do Galo ao fim da 30ª rodada ainda depende do resultado do atual 13º, o Grêmio, que tem 36 pontos e ainda joga na rodada – enfrenta o Juventude a partir das 16h deste domingo (26/10), na Arena do Grêmio.
O Atlético volta a campo nesta terça-feira (28/10), contra o Independiente del Valle, do Equador, a partir das 21h30, em jogo decisivo da semifinal da Copa Sul-Americana. Na partida de ida, o Galo arrancou empate por 1 a 1 com gol de Dudu nos acréscimos, no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador. Portanto, o alvinegro precisa de qualquer vitória para avançar para a final – em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
O próximo jogo do Atlético no Brasileiro é outro confronto direto – no próximo domingo (2/11), o time de Sampaoli enfrenta o Internacional no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, a partir das 18h30, pela 31ª rodada do campeonato.
O Ceará, por sua vez, volta a campo na quarta-feira (29/10), contra o Fluminense, no Maracanã, a partir das 19h, em jogo atrasado da 12ª rodada.
O início do Atlético não poderia ter sido melhor. Aos 23 segundos, no primeiro lance da partida, o time de Jorge Sampaoli fez belíssima jogada para abrir o placar. Após o pontapé inicial, o Ceará desperdiçou passe, e a posse ficou com Gustavo Scarpa, que tabelou com Alan Franco e acertou belo lançamento para Dudu na ponta-esquerda. O atacante entrou na área e encontrou Franco, que chegava à entrada da área para acertar belo chute e balançar a rede, mandando a bola na gaveta esquerda do goleiro Bruno Ferreira.
O gol do equatoriano deixou a torcida em êxtase e foi repleto de significados. O volante ainda não havia marcado desde que retornou ao Atlético, no segundo semestre de 2023 – os únicos três tentos dele com a camisa alvinegra foram em 2020, na primeira passagem dele e de Jorge Sampaoli pelo clube. Além disso, foi o gol mais rápido do Campeonato Brasileiro de 2025 e a 100ª bola na rede na Arena MRV desde a inauguração, em agosto de 2023.
Apesar do início fulminante, o Galo não produziu outras grandes chances de gol no primeiro tempo. A partir da metade da etapa inicial, o melhor time em campo foi o Ceará, que criou boas oportunidades, mas as desperdiçou.
Aos 28 minutos, o centroavante Pedro Raul recebeu lançamento de Vina dentro da pequena área área e finalizou de primeira para defesa do goleiro Everson. Aos 34, Vina – que passou pelo Atlético em 2019 – recebeu passe do lateral-esquerdo Matheus Bahia e finalizou de primeira da entrada da grande área. O chute, no entanto, passou pouco acima do travessão.
O Ceará começou o segundo tempo no mesmo ritmo que terminou o primeiro. Logo aos cinco minutos, Zanocelo chutou de fora da área e obrigou Everson a espalmar para escanteio. Pouco depois, Alonso quase completou cruzamento de córner cearense contra a própria meta – a bola triscou a trave esquerda do goleiro atleticano e foi para fora.
A primeira boa chegada do Galo foi apenas aos 24 minutos do segundo tempo, quando Bernard recebeu na entrada da área e chutou com perigo, mas viu a bola desviar no goleiro Marllon e sair pela linha de fundo. Aos 28, Hulk teve boa chance – ele recebeu passe de Bernard, que entrou bem no jogo, do lado esquerdo da área e chutou de primeira, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora do gol de Bruno Ferreira.
O Ceará retomou o caminho dos ataques aos 29 do segundo tempo, quando Pedro Raul finalizou de primeira perto da pequena área, mas viu a bola sair pela linha de fundo. Aos 37, Vina teve outra boa chance – recebeu belo cruzamento de Galeano e chutou de primeira para grande defesa de Everson.
Atlético
Everson; Natanael, Ivan Román, Junior Alonso, Vitor Hugo e Caio Paulista (Arana, aos 19′ do segundo tempo); Alan Franco e Gustavo Scarpa (Rony, aos 32′ do segundo tempo); Biel (Igor Gomes, no intervalo), Dudu (Bernard, aos 19′ do segundo tempo) e Hulk (Reinier, aos 39′ do segundo tempo).
Técnico: Jorge Sampaoli
Ceará
Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia (Nicolas, aos 44′ do segundo tempo); Richardson (Lucas Mugni, aos 28′ do segundo tempo), Zanocelo e Vina; Fernandinho (Rodriguinho, aos 28′ do segundo tempo), Galeano (Ayton, aos 44′ do segundo tempo) e Pedro Raul (Lucca, aos 34′ do segundo tempo).
Técnico: Léo Condé

Atlético encerrou preparação no Estádio George Capwell, do Emelec (foto: Pedro Souza / Atlético) O ChatGPT fez previsão pessimista para o Atlético no jogo de ida da semifinal da Copa ...

Já nos acréscimos de Bolívar x Atlético, Hulk desperdiçou chance de gol frente a frente com goleiro adversário (foto: Reprodução/ESPN) O atacante Hulk passou por situação à qual não está ...

São Paulo, SP, 14 (AFI) – A 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, que voltou a entregar emoções ao torcedor após duas semanas, teve sequência neste domingo (14), com mais quatro jogos, sendo três ...
