Atlético: capitão do Sub-17 fica fora de final para aumentar opções de Sampaoli

Atlético: capitão do Sub-17 fica fora de final para aumentar opções de Sampaoli

2 minutos 13/10/2025

O zagueiro Vitão, capitão time do Sub-17 do Atlético, ficou em Belo Horizonte à pedido do técnico Jorge Sampaoli. Para aumentar as opções do elenco no clássico contra o Cruzeiro, na quarta-feira (15/10), às 21h30, o argentino planeja relacionar o atleta de 17 anos.

Vitão pode, inclusive, estrear no profissional, na partida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena MRV. A defesa alvinegra terá o desfalque de dois importantes titulares: o zagueiro Junior Alonso, que disputa amistosos internacionais com a Seleção do Paraguai; e o zagueiro Lyanco, afastado por uma ruptura do tendão de Aquiles. 

Victor Hugo, que seria a primeira opção, vai cumprir suspensão contra o Cruzeiro. E Ivan Román, outro reserva, foi cortado da Seleção Chilena devido a fratura na mão esquerda.

Leia também: Atlético recebe informação extraoficial sobre Junior Alonso e Alan Franco

Assim, Sampaoli pode escalar uma eventual linha “defensiva” com Saravia, Ruan Tressoldi, Vitão e Arana.

Após 27 rodadas, o Atlético é o 14ª colocado da Série A do Campeonato Brasileiro, com 32 pontos. Nas últimas cinco partidas foram duas vitórias, duas derrotas e um empate. 

Vitão é joia da base do Galo

Vitão é considerado uma das principais promessas das categorias de base alvinegra. Belo-horizontino, o zagueiro de 1,92m está no Atlético desde 2020, passou por um processo rápido e pulou etapas nas divisões inferiores.

O primeiro contrato profissional dele foi assinado foi em 23 de abril de 2024, pouco antes de ser promovido ao Sub-20, aos 16 anos.

O defensor foi titular em todas as partidas do Galo pela Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano – a equipe alvinegra chegou à terceira fase, sendo eliminada pelo Guarani. No Brasileiro, disputou quatro partidas, três como titular.

Vitão já está integrado ao elenco profissional e chegou a ser relacionado por Cuca para o jogo contra o São Paulo, em 24 de agosto, pela 21ª rodada do Brasileirão. O contrato com o Atlético vai até o fim de 2027.

Figurinha carimbada nas convocações do técnico Dudu Patetuci para a Seleção Brasileira Sub-17, o zagueiro foi campeão do Sul-Americano da categoria com a Amarelinha em 2025, como peça fundamental do time. 

Final do Brasileiro Sub-17

O Galinho disputa nesta segunda-feira (13/10), às 20h, em Porto Alegre, o primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro Sub-17, diante do Grêmio. A finalíssima será na Arena MRV, no sábado, às 11h.

Comandado por Henrique Teixeira, o time fez primeira fase regular. Garantiu a classificação ao mata-mata na sexta colocação e, na etapa final, eliminou o Flamengo e o Athletico-PR, em dois jogos fora de casa.

  • Números na primeira fase: Dez vitórias, cinco empates e somente quatro derrotas. O ataque marcou 44 gols (terceiro melhor) e a defesa sofreu 22 (terceira menos vazada).

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...