Atlético conversa com CBF para solucionar problemas de calendário antes de final

Atlético conversa com CBF para solucionar problemas de calendário antes de final

4 minutos 31/10/2025

A definição das finais continentais “embaralhou” o mês de novembro para os clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro. Diante do cenário, o Atlético já dialoga com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para tentar propor soluções diante dos problemas que apareceram em virtude das poucas opções de datas disponíveis.

O Atlético é o 13º colocado do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos, e segue brigando contra o rebaixamento à Série B. O primeiro clube no Z4 é o Vitória, que tem 31 pontos e um jogo a mais que o Galo.

As três próximas partidas do time de Jorge Sampaoli no Brasileirão, contra Internacional (fora), Bahia (em casa) e Sport (fora de casa) já estão definidas, sem maiores complicações. A partir deste último, deve ter início o remanejamento de datas de compromissos alvinegros.

O calendário-base do Atlético em novembro

  • 2/11 (domingo), às 18h30: Internacional x Atlético – Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre – Campeonato Brasileiro
  • 5/11 (quarta-feira), às 20h: Atlético x Bahia – Arena MRV, em Belo Horizonte – Campeonato Brasileiro
  • 8/11 (sábado), às 16h: Sport x Atlético – Ilha do Retiro, no Recife – Campeonato Brasileiro
  • 10/11 a 18/11: Data Fifa (deve receber Atlético x Fortaleza)*
  • 19/11 (quarta-feira, a confirmar): Palmeiras x Atlético – Allianz Parque, em São Paulo – Campeonato Brasileiro
  • 22/11, (sábado, horário a confirmar): Lanús-ARG x Atlético – Estádio Defensores del Chaco, em Assunção – Sul-Americana
  • 23/11 (terá de ser remarcado): Fortaleza x Atlético – Arena Castelão, em Fortaleza – Campeonato Brasileiro**
  • 30/11 (terá de ser remarcado): Atlético x Flamengo – Arena MRV, em Belo Horizonte – Campeonato Brasileiro***

*Jogo adiado pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
**Atlético terá a disputa da final da Sul-Americana neste fim de semana.
***Neste fim de semana, o Flamengo jogará a final da Libertadores contra o Palmeiras.

O jogo pendente do Atlético

O Atlético tem pendente o jogo contra o Fortaleza, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O confronto não foi disputado na data original porque o Galo jogava os playoffs da Copa Sul-Americana no período.

O clube mineiro enxerga a próxima Data Fifa como único intervalo de tempo disponível para este duelo. Neste cenário, a partida contra o Leão do Pici seria disputada em 12 ou 15 de novembro, dias antes do embate contra o Palmeiras.

“A CBF não formalizou ainda, mas não tem outra solução. É (a única saída). Corre o risco de a CBF colocar esse jogo no dia 15, o que para nós seria ruim. A gente tem um jogo dia 19 com o Palmeiras, em que vamos estar preparando para a final em Assunção. Inclusive, é um jogo que a gente precisa estar na final com dois dias de antecedência. Talvez, seja um jogo que vai ter até o horário alterado (contra o Palmeiras). Não é um jogo comum de fazer numa quarta-feira à noite. É um jogo diferente, talvez de ter que ser obrigado a jogar essa partida de tarde para poder viajar.”

Paulo Bracks, CSO do Atlético, à Rádio Itatiaia

A solução proposta pelo Atlético

Bracks também destacou em entrevista concedida na manhã dessa quinta-feira (30/10) que o Atlético propôs solução para a diretoria de competições da CBF. A ideia se baseia em três pilares:

  • Antecipar o jogo contra o Flamengo para 25 ou 26 de novembro, antes da final da Libertadores;
  • Adiar o duelo do returno contra o Fortaleza para o fim de semana da final da Libertadores (29 ou 30 de novembro);
  • Antecipar partida entre RB Bragantino e Fortaleza, antes marcada para o fim de semana da final da Libertadores, para o meio de semana anterior (25 ou 26 de novembro).

“A gente já trabalhava com essa hipótese. A gente tinha que trabalhar com a hipótese de classificar para chegar numa final da Sul-Americana. O planejamento era chegar na final, e a gente alcança. A gente também tinha que trabalhar com a hipótese do Flamengo passar e até do Palmeiras. (…) Partimos da premissa de que vamos jogar a final dia 22. Vamos jogar com o Fortaleza no meio da Data Fifa, que é dia 12 (de novembro). Esse primeiro jogo, atrasado, seria no dia 12. A gente joga 22 (a final da Sul-Americana”, iniciou Bracks.

“Jogaria entre 22 e 29 com o Flamengo, com o Flamengo preparando para uma final de Libertadores – deveria ser ou terça-feira (25) ou quarta-feira (26). Acredito que a CBF poderia marcar o nosso jogo com o Fortaleza para essa data do Flamengo, mudando RB Bragantino x Fortaleza que é o jogo que está marcado nesse fim de semana, puxando ele para o meio da semana. Remanejaria RB x Fortaleza de 29 para 23 ou 24, a gente joga 25 ou 26 com o Flamengo e joga com o Fortaleza 28 ou 29. Aí, teríamos as datas preenchidas para fechar com RB Bragantino fora e Vasco em casa”, encerrou.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...