Atlético desperdiça chances, empata com Juventude e freia reação no Brasileiro

Atlético desperdiça chances, empata com Juventude e freia reação no Brasileiro

4 minutos 30/09/2025

O Atlético freiou a reação que tentava engatar na Série A do Campeonato Brasileiro na noite desta terça-feira (30/9). Ainda que tenha sido agressivo no segundo tempo de jogo na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Galo desperdiçou chances de balançar a rede e não saiu do empate com o Juventude, por 0 a 0, pela 26ª rodada da principal competição nacional.

Se no primeiro tempo o Atlético teve dificuldades para superar a marcação do Juventude, a etapa complementar foi de ampla superioridade alvinegra. Postado no ataque na maior parte do tempo, o Galo parou na ineficiência dos homens de frente – especialmente do atacante Rony – e tropeçou no Brasileirão.

Com o resultado, o Atlético foi aos 29 pontos e subiu para a 13ª colocação na tabela de classificação, ainda que temporariamente. A depender dos outros resultados da rodada, poderá ser ultrapassado por duas equipes – Santos e Corinthians ou Internacional.

Próximos jogos de Atlético e Juventude

O Atlético voltará a campo no sábado (4/10), a partir das 18h30, para medir forças com o Fluminense pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Já o Juventude medirá forças com o Fortaleza na 27ª rodada do Brasileirão, a partir das 18h30 do domingo (5/10). O duelo ocorrerá no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Atlético x Juventude: o jogo

O duelo teve início equilibrado na Arena MRV, com os times alternando no controle da posse. Logo aos 8 minutos, a primeira grande chance: o Atlético chegou a acertar o pé da trave do Juventude em lance de cabeceio após cobrança de falta da intermediária, com Rony.

O Papo passava mais tempo com a bola, mas se via acossado pela pressão alta do Galo em alguns momentos e cometia erros ainda na saída de jogo. Já o time de Sampaoli, quando com a bola, demonstrava boas alternativas para progredir em campo, mas enfrentava dificuldades para achar espaços diante de uma fechada defesa adversária.

Aos 25 minutos, Ênio exigiu defesa segura de Gabriel Delfim com remate de dentro da área, após cruzamento do lado direito. O Galo também chegava com mais perigo pelos lados, já que pouco conseguia produzir por dentro. Aos 30 minutos, Bernard serviu Rony após linda jogada individual na direita, mas viu o companheiro finalizar para fora.

Em determinados momentos, o Juventude também arriscava pressionar a saída de bola do Atlético e tinha certo sucesso, forçando erros alvinegros. O cenário se mostrava em alguma medida desafiador para a equipe alvinegra, que criava poucas chances de gol na Arena MRV.

Lance do jogo entre Atlético e Juventude na Arena MRV - (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Lance do jogo entre Atlético e Juventude na Arena MRV(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

Bernard, inclusive, era o mais lúcido do setor ofensivo do Atlético: constantemente, o “Bambino de Ouro” se oferecia ao jogo, associava-se aos companheiros e distribuía bons passes. Apesar disso, o panorama do confronto seguiu semelhante na reta final do primeiro tempo, que terminou sem gols.

Segundo tempo

Logo no começo da etapa complementar, o Atlético mostrou mais agressividade para atacar: primeiro, com subida rápida que terminou com cruzamento de Rony interceptado pelo goleiro Jandrei. Instantes depois do lance, o paraense foi servido à meia altura cara a cara com a meta, mas acabou finalizando no travessão.

A pressão do Galo era intensa. O time de Sampaoli demonstrava ímpeto e se via cada vez mais próximo de balançar as redes do Juventude, aproveitando-se principalmente da noite inspirada de Bernard. Aos 13 minutos, Biel deu lugar a Reinier.

Na medida em que o relógio corria na Arena MRV, o Papo recuava as linhas e tentava dificultar o trabalho de criação do Atlético. Aos 23 minutos, Gustavo Scarpa cobrou falta com perigo rente ao ângulo esquerdo de Jandrei.

Sampaoli promoveu ainda outras alterações: Ivan Román e Igor Gomes deixaram o campo para as entradas de Natanael e Gabriel Menino, respectivamente. Dudu também entrou na vaga de Bernard.

A impaciência crescia nas arquibancadas a cada erro alvinegro, e o Galo parecia sentir a pressão nos momentos ofensivos. Os que saíram do banco pouco conseguiam contribuir para a produtividade no último terço.

Já na reta final, Rony girou e finalizou cruzado, mas parou em grande defesa de Jandrei. Em meio ao “desespero” pelo gol, as principais escapadas do Atlético se davam com Dudu, que acelerava pelo lado direito. No fim das contas, não foi o suficiente: 0 a 0 no placar, e tropeço inesperado do Galo na Arena MRV.

ATLÉTICO 0 x 0 JUVENTUDE

Atlético

Gabriel Delfim; Ivan Román (Natanael, aos 29min do 2°T), Lyanco, Vitor Hugo e Caio; Alan Franco e Igor Gomes (Gabriel Menino, aos 29min do 2°T); Gustavo Scarpa, Bernard (Dudu, aos 33min do 2°T), Biel (Reinier, aos 13min do 2°T) e Rony

Técnico: Jorge Sampaoli

Juventude

Jandrei; Igor Formiga, Luan Freitas, Cipriano e Marcelo Hermes (Alan Ruschel, aos 42min do 2°T); Daniel Peixoto (Rodrigo Sam, aos 31min do 2°T), Jadson e Mandaca; Lucas Fernandes (Rafael Bilu, aos 31min do 2°T), Ênio (Sforza, aos 10min do 2°T) e Gilberto (Matheus Babi, aos 10min do 2°T)

Técnico: Thiago Carpini

  • Motivo: 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data: 30/9/2025
  • Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
  • Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
  • Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
  • VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
  • Gols: não houve
  • Cartões amarelos: Alan Franco, Ivan Román, Lyanco (Atlético); Jadson, Marcelo Hermes, Jandrei, Alan Ruschel (Juventude)
  • Público: 26.567 pessoas
  • Renda bruta: R$ 808.746,68

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...