Atlético: especialista estima prazo de recuperação de Alexsander

Atlético: especialista estima prazo de recuperação de Alexsander

3 minutos 03/02/2026

A lesão do volante Alexsander, do Atlético, diagnosticada nessa segunda-feira (2/2), preocupou os torcedores do Galo. O No Ataque procurou entender melhor a lesão e conversou com Rodrigo Fadel, especialista em fisioterapia esportiva, que estimou o tempo que o jogador deve ser desfalque.

Alexsander rompeu o ligamento colateral medial do joelho esquerdo no sábado, no Manduzão, na vitória sobre o Pouso Alegre por 3 a 1. Nesta temporada, ele esteve em campo apenas três vezes. O volante deve retornar aos gramados dentro de, no máximo, três meses.

“Quando se prescreve o tratamento conservador para lesões dos ligamentos colaterais, alguns fatores que podem influenciar na recuperação, mas no caso do jogador futebol, que tem uma memória muscular muito boa, ele tende a responder aos estímulos de maneira bem mais rápida, numa uma média entre 4 a 12 semanas”, falou Rodrigo.

Fadel, que já trabalhou como coordenador de fisioterapia em Cruzeiro, Betim e Valério, é proprietário da Workout Fisioterapia e Consultoria Esportiva, clínica localizada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O profissional explicou que o tempo de recuperação dependo do organismo do próprio atleta.

“O que vai depender, se vai ser quatro ou 12 semanas, são os fatores como cicatrização, questões de ordem funcional, resposta muscular, uma série de coisas que a gente vai avaliando ao longo do processo de reabilitação para liberá-lo para o processo de reintegração, com as atividades com o grupo”, disse.

Como funciona o tratamento?

O Atlético optou pelo tratamento conservador, e o jogador já iniciou a recuperação com o auxílio da fisioterapia. Ao NA, Fadel falou como será o processo diário de Alexsander, até que ele esteja apto para voltar ao time de Jorge Sampaoli

“O tratamento na prática, segue algumas etapas, as principais é o controle do quadro agudo inicialmente, controlar todo o processo que envolve a inflamação, dor, edema reacional, e a partir daí inicia os processos de fortalecimento, trabalhos vinculados a questões de evolução, movimentos gestuais do esporte, até chegar na parte da transição, com bola, acelerações, salto, giro até que esteja ideal para um retorno seguro”, explicou.

Há um ano, Alexsander teve a mesma lesão no joelho direito, quando ainda era jogador do Fluminense. Segundo o fisioterapeuta, uma lesão não está necessariamente relacionada a outra.

“Não tem uma relação de histórico lesivo de ruptura ligamentar ser uma questão recidiva. Não necessariamente ele tem esse histórico. Quando a gente fala de futebol, que exige muita demanda, o joelho está mais sujeito a lesão. Claro que o joelho que já teve processo lesivo, tende a ter menor condição que o outro, mas não é um único fator que determina”, comentou Fadel.

Alexsander pode ter que passar por cirurgia?

Em alguns casos, a lesão deve ser tratada com cirurgia, mas não é o caso de Alexsander. Por fim, Fadel explicou que, na maioria das vezes, a contusão é recuperada mesmo com a fisioterapia.

“Na esmagadora maioria das vezes, o tratamento nas lesões ligamentares dos ligamentos colaterais evoluem clinicamente de maneira extremamente satisfatória com o tratamento conservador. Pode acontecer de um indivíduo não ter um processo evolutivo satisfatório e ter que de alguma forma encarar uma intervenção cirúrgica? Pode, mas o que a prática clínica vem nos mostrando ao longo dos anos é que um bom tratamento conservador feito de maneira criteriosa, o retorno é seguro. Eu entendo que no caso do Alexander, a tendência é que ele evolua, como ele evoluiu da outra vez. A perspectiva e o prognóstico dele é extremamente positivo e muito favorável”

Rodrigo Fadel, fisioterapeuta

Alexsander no Atlético

Contratado em julho de 2025 pelo Atlético junto ao Al-Ahli, da Arábia Saudita, por cerca de R$ 35 milhões, Alexsander tem tentado se firmar como titular do time de Jorge Sampaoli. Até então, ele soma 27 jogos com a camisa preta e branca, tendo contribuído com dois gols.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...