Atlético faz contato por técnico português Pedro Martins; multa milionária é empecilho

Atlético faz contato por técnico português Pedro Martins; multa milionária é empecilho

4 minutos 29/08/2025

Em busca de um novo técnico, o Atlético entrou em contato com o português Pedro Martins, que comanda o Al-Gharafa, do Catar. No entanto, o alto valor da multa de rescisão é um empecilho na negociação. 

O Galo conversou diretamente com o treinador de 55 anos nessa quinta-feira (28/8). No entanto, conforme apurou a reportagem, o clube ouviu que precisaria arcar com 4,5 milhões de dólares (cerca de R$ 24,3 milhões) para tirá-lo do atual time. 

“O diretor desportivo do Atlético, Paulo Bracks, ligou diretamente ao Pedro Martins, para saber as condições dele para poder assumir o comando técnico do Galo”, disse uma fonte próxima ao técnico

A reportagem, então, perguntou se o Atlético deu indícios sobre um eventual pagamento da rescisão. “Isso já terá de ser o próprio clube a dar essa informação”, respondeu Rui. O clube mineiro, no entanto, não se pronuncia sobre o mercado.

O contrato de Pedro Martins vai até julho de 2026. No Catar desde 2022, o português comandou a equipe em 87 jogos, com 40 vitórias, 19 empates e 28 derrotas. 

O interesse do Atlético no técnico foi noticiado primeiramente pelo ge e confirmado pelo No Ataque, que avançou na apuração.

A carreira de Pedro Martins

Pedro iniciou a carreira no futebol como auxiliar técnico do Vitória de Guimarães, em 2004. Na sequência, trabalhou no Porto e no Belenenses, ambos na mesma função.

O primeiro trabalho como treinador foi no Lamas. Depois, passou por Lusitânia, Espinho, Marítimo, Rio Ave e Vitória Guimarães, todos de Portugal. Antes de assumir o Al-Gharafa, ele comandou o Olympiacos, da Grécia, por quatro temporadas. 

Por lá, foram 142 vitórias, 42 empates e 36 derrotas. 

Os títulos de Pedro Martins

  • 3 Ligas da Grécia
  • 1 Copa da Grécia
  • 1 Copa do Catar

Carlos Carvalhal também foi procurado

De acordo com Rui, o Atlético também procurou Carlos Carvalhal, que está no livre no mercado após deixar o Braga, de Portugal.

“O treinador Carlos Carvalhal agradeceu muito a proposta do Atlético e ficou muito honrado com a a mesma, mas, nesta altura, prefere continuar a trabalhar na Europa”, afirmou o empresário do treinador.

Carvalhal tem 59 anos e tem longa carreira no futebol. Antes da passagem pelo Braga, comandou o Olympiacos-GRE, o Celta de Vigo-ESP e o Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos.

O principal título do treinador foi a Taça de Portugal, em 2021, com o Braga.

Sampaoli no radar?

O Atlético demitiu o técnico Cuca na manhã desta sexta-feira (29/8). Para substituí-lo, parte dos torcedores tem como preferido um “velho” conhecido do clube – o argentino Jorge Sampaoli – e estão dispostos a fazerem campanha para que ele seja contratado.

#SampaoliNoGalo era a sexta nos trending topics (assuntos mais comentados) do X (antigo Twitter) no Brasil no momento da publicação desta matéria, com mais de 13 mil publicações sobre o tema. Na madrugada desta sexta, a hashtag chergou a ocupar a terceira colocação da lista.

No Ataque ouviu de duas pessoas próximas a Sampaoli que o técnico toparia voltar ao Atlético. Dentro do clube, no entanto, o argentino não é unanimidade.

Há quem goste do trabalho tático do argentino, que quase conquistou o Campeonato Brasileiro de 2020 pelo Galo. Por outro lado, a convivência difícil e a pressão interna incessante por reforços sempre pesou contra. E, desta vez, não haveria muito dinheiro ou tempo para contratar, já que o clube tem sofrido para pagar seus compromissos e a janela de transferências do futebol brasileira fecha na próxima terça-feira (2/9).

A saída de Cuca

Cuca não resistiu à pressão após uma sequência de resultados ruins, com a “gota d’água” na derrota para o Cruzeiro, por 2 a 0, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, nessa quarta-feira (27), na Arena MRV.

O treinador foi comunicado da decisão logo após ter alta no Hospital Mater Dei, no Bairro Barro Preto, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Na quinta-feira (28), passou por cirurgia no ombro.

Cuca deixa Belo Horizonte após sua quarta passagem pelo clube, que durou pouco menos de nove meses. Campeão da Copa Libertadores em 2013, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de 2021, ele não conseguiu repetir o brilho neste ano – apesar da conquista do Campeonato Mineiro, o time não conseguiu engrenar e tem oscilado muito na temporada.

O Galo passa pelo seu pior momento no ano após a pausa para das competições para o Mundial de Clubes, em junho. Desde o retorno, no início de julho, o time tem apenas cinco vitórias em 14 jogos – foram oito derrotas e um empate.

No total, Cuca comandou o Atlético em 45 partidas em 2025, com 22 vitórias, 11 empates e 12 derrotas, com aproveitamento de 57%.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...