Atlético: ídolo do Internacional define Sampaoli como ‘furacão’, mas elogia

Atlético: ídolo do Internacional define Sampaoli como ‘furacão’, mas elogia

3 minutos 04/09/2025

Ídolo do Internacional, o ex-meia Alex definiu o técnico Jorge Sampaoli como um “furacão”, mas elogiou o novo comandante alvinegro. Na concepção do multicampeão, que exerce função de comentarista no SporTV, Sampaoli tem capacidade e experiência, ainda que possa trazer dificuldades no dia a dia na Cidade do Galo, em Vespasiano.

O Atlético acertou o retorno de Sampaoli na última terça-feira (2/9). O treinador de 65 anos retorna ao clube mineiro quatro anos e meio depois da primeira passagem.

Ao comentar a escolha do Galo, Alex elogiou o material humano que está à disposição de Sampaoli no clube. De toda forma, avaliou que o argentino teve problemas de relacionamento em todos os times pelos quais passou no futebol brasileiro.

“Esse histórico do Sampaoli, de um ótimo treinador, só que de um furacão de relacionamento dentro dos clubes. No Santos ele deixou isso, no Flamengo ele deixou isso e no Atlético ele deixou isso. Será que é falta de treinador no mercado? (…) Eles mudaram o plano e acabou vindo o Sampaoli. Não parece algo de pouca opção? O Victor conhece, já sabe o que tem de pró e contra. É conhecido e é sabido. E é óbvio que nessa mesa devem ter sido colocadas algumas das dificuldades”, iniciou Alex.

“Esse grupo também foi muito montado agora com o Cuca, essa característica desses jogadores. Tem ótimo material humano para trabalhar, tudo bem. A gente não sabe na cabeça do Sampaoli o que ele precisa. Acreditamos, se for ver, que é possível fazer algo com esse elenco do Atlético”, acrescentou durante o Troca de Passes, na última quarta-feira (3/9).

Alex fala em “choque de gestão” no Atlético

Alex ainda comentou que Sampaoli deve promover um “choque de gestão” no Atlético. De toda maneira, o ex-meia disse acreditar que a postura do argentino pode gerar desgaste a longo prazo internamente.

“O problema que eu coloco é: se chega com muita questão que parece que precisa mudar tanta coisa! Isso causa um impacto tão ruim internamente… Porque o ambiente de trabalho é construído. As pessoas que estão comandando e os comandados também ajudam. Bem nesse início, chega: ‘Ah, tem que ter um choque!’ Está bom, choque de gestão é normal. O brasileiro se dispersa muito fácil? Beleza. Ele tem um jeito mais sério de trabalhar? Está tranquilo”, argumentou.

“Só que informações onde parece que ele não tratava bem algumas pessoas, isso também pode ser que, a curto prazo, dê um certo resultado e gere um desgaste a longo prazo. Não estou querendo dizer que o Atlético não foi criativo. Não tem nada a ver. Ele tem realmente um currículo que é muito bom. Mas, ao mesmo tempo, fala: ‘Poxa, vida. Com todos os problemas, eu prefiro a capacidade certa do Sampaoli, com toda a experiência dele’”, encerrou o ídolo do Colorado.

Alex, ex-jogador - (foto: Reprodução)
Alex, comentarista do SporTV(foto: Reprodução)

Sampaoli no Atlético

Na primeira passagem pelo Atlético, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, Jorge Sampaoli contabilizou 26 vitórias, oito empates e 10 derrotas em 45 partidas, com aproveitamento de 63,7%.

À frente do Galo, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e foi terceiro colocado da Série A do Campeonato Brasileiro, com 68 pontos – três a menos que o campeão Flamengo.

Sampaoli foi um dos principais responsáveis pela montagem do elenco que viria a ter “ano mágico” em 2021. Na temporada seguinte, com Cuca no comando, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Nomes importantes do clube – como o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o meio-campista Nacho Fernández e o atacante Keno – foram pedidos diretos do argentino à diretoria. O alto nível de exigência do treinador foi decisivo para o início da era mais vitoriosa do Galo.

No regresso ao Atlético, Sampaoli alinhou o propósito de tornar o time novamente protagonista. Em função do projeto em longo prazo, as partes celebraram vínculo até dezembro de 2027.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...