Atlético: João Leite decreta Everson melhor de todos os tempos, e Victor defende ‘canonização’

Atlético: João Leite decreta Everson melhor de todos os tempos, e Victor defende ‘canonização’

4 minutos 15/05/2026
Atlético: João Leite decreta Everson melhor de todos os tempos, e Victor defende ‘canonização’
Atlético: João Leite decreta Everson melhor de todos os tempos, e Victor defende ‘canonização’ (João Leite e Victor, goleiros históricos do Atlético)

O goleiro Everson, do Atlético, tem dois defensores ferrenhos que conhecem bem aquela área do campo onde ele vem, há cinco anos, brilhando com a camisa preto e branca. Dois jogadores históricos do Galo, ídolos da torcida e que ostentam lugar privilegiado no rol dos maiores arqueiros do clube em todos os tempos. Para João Leite, de 70 anos, e Victor Bagy, de 43, agora é hora de reverenciar o atual dono do posto e colocá-lo nesse seleto grupo. Os dois defendem, inclusive, que Everson seja convocado por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira.

Ancelotti vai divulgar a lista do grupo que vai representar o Brasil na Copa do Mundo 2026 nesta segunda-feira (18/5), às 17h.

“Espero que ele seja convocado para a Seleção Brasileira. Ia ser muito bom para a Seleção por causa da habilidade dele com os pés. Muito forte”, diz João Leite, jogador que mais vezes atuou com a camisa atleticana: 684 partidas.

Victor, hoje comentarista da TV Globo, entende que Everson preenche os atributos para estar na lista do treinador italiano: “Seleção é uma combinação de regularidade, momento e capacidade de decidir partidas, e o Everson se encaixa em todos esses pontos”.

João Leite vai mais longe: entende que Everson já mostrou qualidade suficiente para ser considerado o melhor goleiro da história do Atlético.

Eu me arrisco que ele é o melhor de todos os tempos porque o Atlético teve grandes goleiros na sua história. O Renato, campeão de 1971; o Victor, que deixou uma marca muito forte, um legado; e os goleiros que eu gostava demais quando criança, ia assistir aos jogos do Atlético: Marcial, Fábio… Eram grandes goleiros. E tem Kafunga ainda, o Taffarel… A gente coloca na prateleira esses goleiros todos e com uma menção de muita honra para o nosso Everson.

João Leite, ex-goleiro do Atlético

Ele lista as principais qualidades que vê em Everson: “Não tem dúvida que o Everson atravessa grande fase e para além disso ele tem os fundamentos do goleiro moderno. É um goleiro-linha, passa bem a bola, domina bem, um goleiro leve e que traz muita confiança para a torcida, para os companheiros em campo”.

Victor, por sua vez, vê semelhanças entre si e o atual dono da camisa 1: “Everson é um goleiro tecnicamente muito equilibrado, muito regular em todas as valências necessárias para ser um grande especialista da posição. Psicologicamente muito focado, principalmente em momentos críticos das partidas. Nesse ponto, vejo semelhanças em relação a quando eu jogava”.

Chamado de ‘São Victor’ por parte da torcida pelas defesas milagrosas na campanha da conquista da Copa Libertadores de 2013, ele acredita que Everson também se credencia à “canonização”. “Everson está escrevendo uma história incrível na meta atleticana, milagres não lhe faltam para poder receber esse título”, disse, ao ser perguntado pelo No Ataque.

Bate-bola com Victor sobre Everson

  • Além de ídolo do Atlético, você foi eternizado pela torcida como ‘São Victor’. Acredita que o histórico de Everson no Galo já permite a “canonização” para o título de ‘São Everson’?
    Everson está escrevendo uma história incrível na meta atleticana, milagres não lhes faltam para poder receber esse título.
  • Após o jogo, Everson disse o que muitos torcedores afirmam: você é o maior goleiro da história do Atlético. Como você recebe essa declaração?
    Fico orgulhoso, feliz e grato com esse reconhecimento. Penso que cada ídolo tem sua importância dentro do período que atuou pelo clube, e o Everson, a cada jogo, consolida esse status de grande ídolo. A Massa respeita, valoriza e tem muita gratidão pelos seus ídolos, isso a torna especial e a diferencia em relação aos torcedores de outros clubes.
  • Qual a principal virtude técnica ou psicológica que você enxerga em Everson sob as traves? Vê semelhanças entre o seu estilo e o dele?
    Everson é um goleiro tecnicamente muito equilibrado, muito regular em todas as valências necessárias para ser um grande especialista da posição. Psicologicamente muito focado, principalmente em momentos críticos das partidas. Nesse ponto vejo semelhanças em relação de quando eu jogava.
  • Everson superou sua marca de defesas de pênalti pelo Atlético. Como você vê essa mudança no ranking?
    Acho isso espetacular! Demonstra toda sua competência nesse quesito. Quem ganha com essa marca é o Atlético e sua torcida.
  • Muitos torcedores do Atlético e de outras equipes comentaram nas redes sociais nesta quinta-feira que a ausência de Everson na lista de Ancelotti será a maior injustiça nesta Copa do Mundo. Como você avalia essa ausência?
    Concordo, inclusive ponderei isso na transmissão na qual eu participei. Seleção é uma combinação de regularidade, momento e capacidade de decidir partidas, e o Everson se encaixa em todos esses pontos.

A notícia Atlético: João Leite decreta Everson melhor de todos os tempos, e Victor defende ‘canonização’ foi publicada primeiro no No Ataque por Kelen Cristina

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...