Atlético jogará em estádio com sétima maior altitude no mundo; saiba efeitos

Atlético jogará em estádio com sétima maior altitude no mundo; saiba efeitos

2 minutos 17/09/2025

Nos sorteios que definem grupos e confrontos por competições sul-americanas, os clubes brasileiros costumam torcer contra o enfrentamento de uma condição específica: a altitude. É justamente este desafio que o Atlético terá de superar diante do Bolívar no Estádio Hernando Siles, em La Paz, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, na noite desta quarta-feira (17/9).

Inaugurado em 1930, o Hernando Siles é o estádio mais popular da Bolívia e tem capacidade para cerca de 42 mil torcedores. Gigantes no país, Bolívar e The Strongest mandam seus jogos no local.

A construção foi erguida a 3.637 metros do nível do mar. Trata-se do estádio de futebol com a sétima maior altitude no mundo.

Os estádios de futebol de maior altitude no mundo

  • 1º – Daniel Alcides Carrión, em Cerro de Pasco (Peru): 4.378m
  • 2º – Municipal de El Alto, em El Alto (Bolívia): 4.090m
  • 3º – Víctor Agustín Ugarte, em Potosí (Bolívia): 3.967m
  • 4º – Guillermo Briceño Rosamedina, em Juliaca (Peru): 3.825m
  • 5º – Jesús Bermúdez, em Oruro (Bolíva): 3.735m
  • 6º – Lhasa Cultural Sports Center Stadium, em Deyang (China): 3.658m
  • 7º – Hernando Siles, em La Paz (Bolívia): 3.637m
  • 8º – Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco (Peru): 3.350m
  • 9º – Huancayo, em Huancayo (Peru): 3.250m
  • 10º – Zerayakob Stadium, em Debre Berhan (Etiópia), e Casa Blanca, em Quito (Equador): 2.850m

Os efeitos da altitude no futebol

O aumento da altitude coincide com a diminuição da pressão atmosférica. Neste cenário, há menos moléculas de oxigênio por volume de ar inspirado.

A menor disponibilidade de oxigênio nos pulmões implica, naturalmente, na diminuição dos níveis de oxigênio no sangue. Esta realidade, por sua vez, ocasiona diretamente em uma menor produção de energia por parte dos músculos.

A condição costuma causar uma série de sintomas importantes para atletas que não estão acostumados a jogar assim. Tontura, náusea, dores de cabeça e mal-estar estão entre os mais comuns.

O momento mais crítico para o corpo humano desacostumado à altitude normalmente ocorre entre 24 e 72 horas de exposição. Justamente por isso, o Atlético – assim como outros clubes que viajam a locais de elevada altitude – chegará em La Paz poucas horas antes do confronto contra o Bolívar, na tentativa de minimizar os efeitos sentidos pela delegação.

Bolívar x Atlético na Sul-Americana

A bola rolará para o jogo de ida entre Bolívar e Atlético às 19h (de Brasília) desta quarta-feira em La Paz. Já o confronto de volta será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida terá início também às 19h, mas da próxima quarta-feira (24/9).

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...