Atlético: Justiça toma decisão sobre propriedade do Galo Volpi

Atlético: Justiça toma decisão sobre propriedade do Galo Volpi

2 minutos 07/10/2025

O Atlético informou que conseguiu, nesta terça-feira (7/10), uma decisão favorável na disputa judicial pela propriedade da marca Galo Volpi. Desde 2018, o símbolo é alvo de uma “cabo de guerra” entre o clube e artista Ivã Volpi, criador da obra.

“O Tribunal Regional Federal da 6ª Região deu ganho de causa ao Atlético, que foi declarado o único e legítimo proprietário da marca figurativa conhecida como Galo Volpi, importante símbolo do Clube”, lê-se no comunicado divulgado pelo Atlético.

Em agosto de 2018, Ivã Volpi ajuizou uma ação na 20ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte contra o Atlético e o Instituto Nacional Da Propriedade Industrial (INPI). O artista requereu que o clube fosse impedido de utilizar o desenho e que o órgão fosse impedido de oficializar qualquer novo registro da obra.

Na ação, Ivã Volpi alegava que o Atlético registrou a marca “de forma fraudulenta, haja vista a não utilização da marca com a finalidade para a qual foi registrada, qual seja, como serviços de filantropia”. O artista foi o responsável pelo desenho em 1983, a convite do clube.

“O autor da ação, Ivã Volpi, programador visual contratado pelo Clube na década de 1980, postulava a anulação do registro marcário realizado pelo CAM, o que foi afastado pelo TRF6”, conclui a nota publicada pelo Atlético.

Nota do Atlético

O Galo obteve, nesta terça-feira (7/10), mais uma importante vitória na defesa de suas marcas. O Tribunal Regional Federal da 6ª Região deu ganho de causa ao Atlético, que foi declarado o único e legítimo proprietário da marca figurativa conhecida como Galo Volpi, importante símbolo do Clube.

O autor da ação, Ivã Volpi, programador visual contratado pelo Clube na década de 1980, postulava a anulação do registro marcário realizado pelo CAM, o que foi afastado pelo TRF6.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...