Atlético libera cinco jovens da base em reformulação do elenco para 2026

Atlético libera cinco jovens da base em reformulação do elenco para 2026

3 minutos 19/02/2026

Em reformulação do elenco para 2026, o Atlético abriu mão de cinco jovens da base do clube. Pouco aproveitados, os jogadores não conquistaram espaço e foram negociados em busca de mais minutos em campo. Para esta temporada, o Galo deve apostar mais em veteranos.

Nesta janela de transferências, o goleiro Robert (20 anos) e os atacantes Caio Maia (20 anos), Isaac (21 anos), João Marcelo (20 anos) e Cadu (21 anos) deixaram a Cidade do Galo. Desses, a única venda foi a do atacante Isaac ao Hellas Verona, da Itália.

O Atlético não informou os valores da venda do jovem atacante. No entanto, informou que a negociação envolve a cessão de parte dos direitos econômicos do atleta e a opção de compra de mais um percentual. Além disso, o Galo manteve 50% dos direitos econômicos do jogador.

Os outros negócios foram por empréstimo – o goleiro Robert ao Athletic; Caio Maia ao Londrina; João Marcelo ao Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes; e Cadu ao Goiás. Todos os vínculos são até o fim deste ano.

Jovens em 2025

Em 2025, os cinco não tiveram muitas oportunidades no profissional do Atlético. Quem mais teve chances foi João Marcelo, que esteve em campo em 11 compromissos e contribuiu com uma assistência. O atleta, contudo, não teve sequência, e nos jogos do fim da temporada sequer foi relacionado.

Os atacantes Isaac e Cadu entraram em campo uma única vez ano passado. O goleiro Robert e o atacante Caio Maia não tiveram chances em 2025.

Isaac, por sua vez, já havia sido negociado em 2025. Ele foi emprestado ao Nacional, de Portugal, pelo qual fez três gols e deu uma assistência em 27 jogos. O jogador retornou ao Galo em julho do ano passado, mas permaneceu fora dos planos.

Atlético aposta em veteranos?

Foram oito contratações para esta temporada. Os jogadores contratados já tem certa bagagem no futebol. Mesmo os mais jovens, como o atacante Alan Minda, de 22 anos, e os meio-campistas Victor Hugo, de 21 anos, e Tomás Pérez, de 20 anos, já acumulam passagens de peso e chegaram ao Galo com status de ‘veteranos’, qualificados para assumirem uma possível titularidade.

É o caso do meio-campista Victor Hugo, que veio do Flamengo tem sido titular. Versátil, atua mais centralizado, como espécie de ‘camisa 10’, mas também faz boa movimentação pela ala direita. O jogador ganhou a confiança de Jorge Sampaoli, e deve seguir como opção principal para o técnico substituto.

Alan Minda, por sua vez, ainda não emplacou sequência – foi utilizado somente em duas oportunidades no Campeonato Mineiro, diante do Pouso Alegre e do Itabirito. O jogador carrega passagem pelo Cercle Brugge, a Bélgica, e pelo Independiente del Valle, da Colômbia.

Já Tomás Peréz, recém-chegado, ainda não estreou. Contudo, o jovem volante chega para suprir uma posição carente no elenco e parece ter respaldo da diretoria atleticana. Ele acumula passagem pelo Porto.

Outro nome jovem do elenco é o zagueiro Vitão, de 17 anos, revelação da base. Em 2026, ele já foi utilizado duas vezes – diante do Betim e North, pelo Mineiro.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...