Atlético-MG aprova mudança e SAF pode reduzir fatia da associação

Atlético-MG aprova mudança e SAF pode reduzir fatia da associação

2 minutos 17/09/2025

Belo Horizonte, MG, 17 (AFI) – O Conselho Deliberativo do Atlético-MG aprovou nesta terça-feira uma alteração importante para o futuro da SAF. Por ampla maioria, os conselheiros deram sinal verde para que a fatia da associação, hoje em 25%, possa ser reduzida a até 10% se houver um novo aporte de pelo menos R$ 200 milhões.

A votação terminou com 184 votos favoráveis e apenas 9 contrários. Antes da mudança, o estatuto impedia qualquer redução desse percentual da associação, mesmo com novos investimentos. Agora, um novo aporte que atender aos critérios estabelecidos permite a diluição automática, sem necessidade de nova aprovação do conselho.

ATLÉTICO-MG E SAF: NOVAS REGRAS

Para que a redução ocorra, o investimento precisa ser feito por meio de aumento de capital e emissão de novas ações, conforme o novo regulamento. Os acionistas não dependem mais do aval do conselho para vender parte das ações, flexibilizando negociações futuras.

A associação, porém, segue com poder de veto em temas sensíveis, como mudanças no símbolo, nas cores ou no hino do clube. Internamente, a aprovação era vista como fundamental para atrair novos investidores, já que a trava anterior era considerada um entrave para receber grandes valores.

DIVISÃO ATUAL DAS AÇÕES

De acordo com o contrato, a Galo Holding e acionistas indiretos não podem transferir suas ações da SAF até novembro deste ano, quando se completa dois anos do acordo. Na divisão atual, Rubens e Rafael Menin detêm 41,8%, a associação tem 25%, o Galo Forte FIP (Daniel Vorcaro) fica com 20,2%, Ricardo Guimarães possui 6,3% e o FIGA, 6,7%.

O novo modelo permite maior flexibilidade para o clube captar recursos e fortalecer o Atlético-MG dentro e fora de campo, sempre respeitando a identidade e as tradições do Galo.

ATLÉTICO-MG PRONTO PARA JOGO DE IDA CONTRA BOLÍVAR

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...