Atlético muda foco de perfil no mercado e aposta em estrangeiros

Atlético muda foco de perfil no mercado e aposta em estrangeiros

2 minutos 03/02/2026

Em busca de reforços para uma temporada vitoriosa, o Atlético mudou o foco de perfil no mercado da bola. Nesta janela, o clube já contratou três estrangeiros, o que supera o total de gringos das negociações feitas em 2025 – o zagueiro chileno Ivan Román e o atacante argentino Cuello. No atual elenco, o Galo conta com oito jogadores de fora do Brasil.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determina que cada clube pode relacionar nove jogadores estrangeiros por partida nos compromissos por Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Ou seja, o alvinegro está próximo de alcançar esse limite. Nos bastidores, o clube afirmou que deve anunciar outras contratações para a temporada.

Nos últimos três anos, o Atlético não contou com um elenco muito ‘gringo’ – foram oito nomes, considerando aqueles que defenderam a camisa alvinegra entre 2023 e 2025 e que já saíram do clube. São eles: o zagueiro Mauricio Lemos, o lateral-direito Saravia, o zagueiro Battaglia, os atacantes Palacios, Pávon e Vargas, e os meio-campistas Fausto Vera e Zaracho.

Ano passado, o Atlético apostou em atletas brasileiros para reforçar o grupo e passou longe de ter problemas com o limite imposto pela CBF. Na ‘Era Paulo Bracks’, de 17 contratações, 12 reforços são brasileiros, enquanto os estrangeiros são apenas cinco.

Atlético fora do limite

A última vez que o Atlético excedeu o limite de estrangeiros foi em 2022, quando o elenco contava com sete estrangeiros: Cristian Pavón, Dylan, Eduardo Vargas, Jefferson Savarino, Junior Alonso, Matías Zaracho e Nacho Fernández. Na época, a CBF permitia que apenas cinco atletas de fora do Brasil fossem relacionados por partida.

A partir de 2023, esse número subiu para sete. Contudo, nesse ano, o Galo teve apenas quatro estrangeiros no elenco: Cristian Pavón, Eduardo Vargas, Matías Zaracho e Maurício Lemos.

Para esta temporada, o time ainda tem certa folga. Mesmo que tenha oito estrangeiros no elenco profissional, o meio-campista Cissé não deve estar na lista de relacionados em todas as partidas. Isso porque o jovem de 19 anos foi promovido da base no começo deste ano e ainda passa por adaptação.

Os reforços gringos de 2026

O Atlético anunciou três estrangeiros para a temporada 2026: o lateral-direito equatoriano Preciado e os atacantes Alan Minda, equatoriano, e Cassierra, colombiano.

Estrangeiros do Atlético em 2026

  • Junior Alonso (zagueiro) – Paraguai
  • Ivan Román (zagueiro) – Chile
  • Angelo Preciado (lateral-direito) – Equador
  • Alan Franco (volante) – Equador
  • Mamady Cissé (volante) – Guiné
  • Alan Minda (atacante) – Equador
  • Tomás Cuello (atacante) – Argentina
  • Mateo Cassierra (atacante) – Colômbia

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...