Atlético: o que relatou o árbitro sobre a expulsão de Guilherme Arana contra o Cruzeiro?

Atlético: o que relatou o árbitro sobre a expulsão de Guilherme Arana contra o Cruzeiro?

3 minutos 12/09/2025

A eliminação do Atlético para o Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil teve um dos momentos mais polêmicos no final do segundo tempo, quando Guilherme Arana foi expulso de forma direta depois de agredir Matheus Henrique. O lateral-esquerdo do Galo empurrou o volante, num lance sem disputa de bola, na frente do árbitro.

A súmula de Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS), divulgada pela CBF, trouxe o relato da expulsão. Conforme o documento, Arana recebeu o cartão vermelho por “ser culpado de conduta violenta”. O árbitro relatou que o lateral “empurrou seu adversário de número 8 com uso de força excessiva quando a partida estava paralisada”.

Qual deve ser a punição para Arana?

O advogado João Henrique Chiminazzo, especialista em direito desportivo, explicou à reportagem de No Ataque que Guilherme Arana deve responder pelo artigo 250, 254, 254-A ou 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

“O artigo que ele vai ser denunciado vai depender muito da procuradoria”, iniciou.

“Pode ser denunciado no artigo 250, que é sobre praticar ato desleal ou hostil durante a partida, com pena de 1 a 3 partidas; pode ser denunciado no artigo 254, que trata sobre praticar jogada violenta, com pena de 1 a 6 partidas, acho pouco provável essa; pode ser denunciado no artigo 254-A, que trata sobre praticar agressão física, com pena de 4 a 12 partidas; ou pode ser denunciado no artigo 258, que trata sobre praticar conduta contraria a disciplina ou ética desportiva, com pena de 1 a 6 partidas”, detalhou.

Conforme o advogado, caso seja punido, Arana pode cumprir a suspensão no Campeonato Brasileiro. Isso vai depender da data em que o julgamento for realizado.

“A pena tem que ser cumprida na mesma competição e, se for impossível, como é o caso, deve ser cumprida em competição organizada pela mesma entidade, no caso, o Brasileiro, desde que seja julgado e condenado”, salientou.

Caberá ao STJD definir se o lance será tratado como ato desleal, jogada violenta ou agressão física – distinção que pode fazer a diferença entre uma punição branda ou um gancho longo para o lateral atleticano.

Torcedores criticam Arana nas redes sociais

Nas redes sociais, parte da torcida atleticana demonstrou irritação com o lateral. No X (antigo Twitter), alguns comentários repercutiram a expulsão.

“Estou pegando ranço do Arana. E é um sentimento que me deixa triste, porque é um ídolo na nossa história”, lamentou um torcedor.

“Caraca, temporada miserável do Guilherme Arana. Essa expulsão aí é a cereja do bolo”, comentou outro.

“Não sei se assistimos ao mesmo jogo. Arana está em decadência há meses. É ídolo, mas está merecendo uma sombra pra disputar a posição”, escreveu mais um.

Apesar da expulsão, Arana terminou a partida com a melhor nota do jogo segundo o site especializado Sofascore. O lateral recebeu avaliação 8.1, eleito “Player of the match”. O destaque do Cruzeiro, Kaio Jorge, autor dos dois gols, teve nota 7.8.



Fonte

Conteúdos que podem te interessar...