Início » Atlético se segura com um a menos, bate Mirassol e respira no Brasileiro
Depois de seis jogos sem vitórias na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético voltou a “respirar” na principal competição nacional. No embalo deste sábado à noite (27/9), o Galo se segurou a partir do momento em que esteve com um a menos em campo e venceu o Mirassol, por 1 a 0, pela 25ª rodada. De cabeça, o zagueiro Vitor Hugo foi quem marcou o gol alvinegro na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O confronto foi de dois tempos significativamente distintos na Arena MRV. Se foi dominante, demonstrou repertório ofensivo e criou as melhores chances no primeiro tempo, o Atlético se viu forçado a se sustentar defensivamente diante do ímpeto do Mirassol pelo empate na etapa complementar – também contando com brilho do goleiro Everson após expulsão do zagueiro Junior Alonso.
Com o resultado, o Atlético foi aos 28 pontos e subiu, ainda que temporariamente, ao 14° lugar do Campeonato Brasileiro. Agora, a vantagem para o Juventude, primeiro clube na zona de rebaixamento, é de seis pontos.
O Atlético voltará a campo na terça-feira (30/9), a partir das 21h30, para medir forças com o Juventude na Arena MRV. A partida será disputada pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Já o Mirassol enfrentará o RB Bragantino na próxima rodada da Série A. Os times medirão forças no Estádio Campos Maia, em Mirassol, a partir das 19h da próxima quarta-feira (1º/10).
Em alta voltagem: assim teve início o confronto entre Atlético e Mirassol na Arena MRV. Com uma escalação mais “leve” no aspecto físico, o Galo demonstrou intensidade desde os minutos iniciais diante do Leão.
Ambos os times buscavam pressionar a saída de bola adversária e, por isso, o começo da partida teve excesso de lançamentos ao ataque. Atlético e Mirassol alternavam constantemente no controle da posse de bola e não poupavam força em duelos individuais, com entradas duras.
Mesmo com diversas mudanças na formação, o Galo seguia atacando em um 3-2-5. Lyanco, Vitor Hugo e Junior Alonso construíam desde trás com o auxílio de Alan Franco e Igor Gomes na segunda linha. Na frente, Natanael e Caio alargavam o campo pelos lados, enquanto Rony, Bernard e Biel atuavam mais por dentro no setor ofensivo.
Aos 7 minutos, o Atlético forçou grande defesa de Walter com finalização de Caio após triangulação precisa que também envolveu Igor Gomes e Biel. No escanteio, seguinte, Bernard encontrou Rony. O atacante desviou de cabeça e viu Vitor Hugo, também de cabeça, empurrar para as redes com força e abrir o placar: 1 a 0 para o Galo.
Depois do tento alvinegro, o Mirassol buscou estabelecer mais períodos com a posse na Arena MRV. Por sua vez, quando tinha a bola, o time comandado por Jorge Sampaoli demonstrava ímpeto para atacar e incomodar o adversário. Aos 24 minutos, Biel desperdiçou cara a cara com Walter chance de ampliar a contagem.
O desempenho alvinegro agradava aos torcedores na Arena MRV. Houve, por exemplo, vibração nas arquibancadas em determinado momento com uma troca de passes conduzida com sucesso pelo setor defensivo mesmo sob pressão.
Na reta final da etapa inicial, o Leão passou a chegar mais ao ataque – ainda que encontrasse dificuldades para desestruturar a defesa do Atlético. Aos 35 minutos, Edson Carioca exigiu boa intervenção de Everson com o pé direito em lance dentro da grande área.
Já nos minutos finais, o zagueiro Junior Alonso cometeu erro grave ao dar cotovelada agressiva na linha lateral no meio-campista Danielzinho, ex-Galo. Após revisão de Rafael Klein junto ao VAR, o paraguaio acabou expulso do confronto. Para manter a estrutura defensiva, Sampaoli optou pela entrada do zagueiro Ivan Román na vaga do meia-atacante Bernard imediatamente.
Segundo tempo
O início da etapa complementar deixou evidente qual seria a postura do Atlético pelo restante do confronto: desde os primeiros minutos, a equipe de Sampaoli se postou mais recuada, evitando conceder espaços ao Mirassol. O time do interior paulista, no entanto, assustou a torcida alvinegra logo no terceiro minuto, forçando duas defesas consecutivas de Everson em lance ofensivo.
O sistema defensivo do Galo funcionava bem, mas a ideia de explorar os contra-ataques para ampliar a vantagem não era bem executada. O Atlético chegava com poucos jogadores ao último terço e tinha dificuldades para criar novas grandes chances de balançar as redes.
Aos 11 minutos, de toda forma, Biel exigiu boa intervenção de Walter com chute da entrada da área. Instantes depois, Sampaoli promoveu as entradas de Guilherme Arana e Gustavo Scarpa nas vagas de Biel e Igor Gomes, respectivamente.
Com as mexidas, Caio e Rony passaram a ocupar mais as pontas, na mesma medida em que tinham obrigação de recompor pelos lados do campo. O segundo, inclusive, era o responsável pelas principais escapadas alvinegras ao ataque.
Everson seguia decisivo para o Atlético, com defesas de alto grau de dificuldade – como em cabeceio de Carlos Eduardo a poucos metros da baliza. O Mirassol seguia totalmente exposto no campo ofensivo, em busca da igualdade no placar.
Na tentativa de sustentar a vantagem, Sampaoli também acionou Gabriel Menino e Júnior Santos nos lugares de Caio e Rony. O Galo se defendia em um 5-4-0, com linhas de marcação compactas e próximas à grande área.
Nos minutos finais, o Mirassol se viu refém de cruzamentos para tentar ameaçar o Atlético e não teve sucesso. Com consistência defensiva, de toda forma, o Atlético voltou a somar três pontos no Campeonato Brasileiro.
Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso, Vitor Hugo e Caio (Gabriel Menino, aos 27min do 2°T); Alan Franco, Igor Gomes (Gustavo Scarpa, aos 17min do 2°T) e Bernard (Ivan Román, aos 45min do 1°T); Biel (Guilherme Arana, aos 18min do 2°T) e Rony (Júnior Santos, aos 27min do 2°T)
Técnico: Jorge Sampaoli
Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo; Neto Moura (Shaylon, aos 14min do 2°T), Danielzinho, Yago Felipe (Alesson, no intervalo) e Gabriel (Guilherme, aos 33min do 2°T); Negueba (Carlos Eduardo, aos 14min do 2°T) e Edson Carioca
Técnico: Rafael Guanaes
Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!
Jorge Sampaoli em ação pelo Atlético contra o Mirassol na Arena MRV (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press) O técnico Jorge Sampaoli não escondeu a empolgação na noite deste sábado (27/9), depois da ...
Jorge Sampaoli, técnico do Atlético, antes de clássico contra o Cruzeiro (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press) Titular do Atlético em 2025, o atacante Rony definiu o trabalho do técnico Jorge ...
Júnior Santos se lamenta depois de lesão sofrida durante jogo do Atlético (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press) A contratação de Júnior Santos pelo Atlético junto ao Botafogo, fechada em janeiro, ...