Atlético tenta evitar queda que não amarga há quase 30 anos

Atlético tenta evitar queda que não amarga há quase 30 anos

2 minutos 14/02/2026

A noite deste sábado (14/2) vale muito para o Atlético. Em duelo contra o Itabirito, o Galo tenta evitar queda precoce que não amarga há quase 30 anos: a última vez em que o clube alvinegro não foi um dos quatro integrantes das semifinais do Campeonato Mineiro ocorreu em 1997.

Naquela edição, o Atlético foi líder absoluto da primeira fase do Estadual, tendo somado 44 pontos em 22 jogos – a campanha teve 12 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas. Apesar disso, o time comandado pelo ex-meia Eduardo Amorim caiu logo nas quartas de final da competição, diante do Villa Nova.

No primeiro confronto entre as equipes, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, o Leão do Bonfim superou o Galo, por 3 a 1. Já no duelo decisivo, o Atlético venceu o Villa Nova no Mineirão, em Belo Horizonte, por 1 a 0, mas acabou eliminado.

Atlético impôs sequências no Estadual

Da edição de 1998 até os dias atuais, o Atlético foi um dos quatro semifinalistas em todas as 26 edições do Campeonato Mineiro que contaram com mata-mata. Nos anos de 2002 e 2003, os formatos da competição foram distintos do usual.

O Galo é, inclusive, o recordista nacional de finais consecutivas em um campeonato estadual: são 19 decisões consecutivas desde 2007. Neste recorte recente, o clube alvinegro ergueu 12 títulos e foi vice-campeão em sete oportunidades.

Para evitar repetir a queda precoce de 1997, de toda forma, o Atlético busca vitória sobre o Itabirito na última rodada da primeira fase do Mineiro, além de uma combinação de resultados. A classificação às semifinais é possível para o Galo até mesmo em caso de empate, mas o cenário para que isto ocorra é mais complexo (leia na matéria abaixo).

Atlético no Campeonato Mineiro

Com grande desafio pela frente, o Atlético busca feito inédito na história da “era profissional” do Campeonato Mineiro: conquistar sete títulos seguidos da competição. O clube alcançou, até então, dois hexacampeonatos estaduais – primeiro, entre 1978 e 1983, e depois entre 2020 e 2025.

Na oitava e última rodada da primeira fase do Mineiro, o Galo medirá forças com o Itabirito no Estádio Castor Cifuentes. A bola rolará para o confronto às 19h deste sábado.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...