Atlético vence Flamengo com show de João Marcelo pela Copa do Brasil Sub-20

Atlético vence Flamengo com show de João Marcelo pela Copa do Brasil Sub-20

4 minutos 29/10/2025

O Atlético venceu o Flamengo, nesta quarta-feira (29/10), por 2 x 0, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20.

O Galo contou com grande atuação de João Marcelo, atacante que figura entre os profissionais do clube mineiro e foi decisivo, com dois gols.

Sem espaço entre os profissionais, o atacante de 20 anos, foi acionado para jogo dos juniores. O jogador foi aposta do alvinegro no mercado da bola no início do ano, tendo sido comprado por R$ 3 milhões junto ao Guarani.

Com isso, a equipe alvinegra vai ao Rio de Janeiro podendo perder por até um gol de diferença para se classificar.

Assista aos gols do jogo:

João Marcelo no Atlético

Desde que foi contratado pelo Atlético, João Marcelo disputou 11 partidas com a camisa preta e branca, tendo contribuído com uma assistência. Ele jamais iniciou um jogo como titular no Galo – seja com Cuca ou com Jorge Sampaoli.

Em alguns dos compromissos do clube alvinegro neste ano, o centroavante sequer chegou a ser relacionado. A esta altura da temporada, ele enfrenta as concorrências de Bernard, Reinier, Hulk, Dudu, Rony, Biel, Isaac e Cadu no setor.

O jogo

Jogando em casa e buscando construir vantagem no primeiro jogo da eliminatória, o Atlético iniciou a partida exercendo forte pressão sobre os flamenguistas.

O ímpeto inicial surtiu efeito: logo aos cinco minutos o atacante João Marcelo recompensou a fé demonstrada pela equipe Sub-20, ao “puxá-lo” para a categoria, com um golaço. O camisa 9 aproveitou roubada de bola na intermediária, levou para a perna direita e finalizou forte. O arremate de fora da área foi no ângulo do goleiro do Flamengo, que só “pulou para sair na foto”. 

O Galo queria mais e seguiu atuando de forma ofensiva. Aos 17 minutos, o atacante David Kauã “arrastou” a defesa carioca, driblando defensores da direita para a esquerda, e depois de dividida com a zaga flamenguista a bola sobrou para João Marcelo, que com oportunismo usou o lado externo do pé direito para tocar no canto esquerdo de Léo Nanetti. A redonda ainda beijou a trave antes de entrar: 2 a 0 para o Atlético.

A rotação do clube mineiro diminuiu após a vantagem construída e o jogo se equilibrou. O primeiro tempo foi encerrado sem grandes chances para ambos os lados.

Segundo tempo

Na segunda etapa, o Flamengo buscou ditar o ritmo do jogo, sem muito sucesso. O Atlético controlou as investidas rubro-negras valendo-se de linhas baixas, que foram bem sucedidas ao defender a meta alvinegra, mesmo tendo jogado parte do segundo tempo com um a menos (o capitão Vitor Gabriel foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo, após dar um carrinho em Joshua);

Aos 21 minutos, o zagueiro Iago Teodoro, campeão da Libertadores Sub-20 e do Mundial de Clubes Sub-20, foi expulso, após desferir uma cotovelada em Murillo.

Com ambas as equipes desfalcadas, o restante da metade final transcorreu sem grandes emoções, culminando no triunfo alvinegro.

ATLÉTICO 2 x 0 FLAMENGO

Atlético

Pedro Cobra; Vitor Gabriel, Lucas Santana, Samuel e Lucas Souza; Igor Toledo, Cissé e David Kauã; Mateus Iseppe, Murillo e João Marcelo. Técnico: Leandro Zago.

Flamengo

Léo Nanetti; Iago, Johnny, Daniel Sales e Gusttavo; Kaio, Pablo e Guilherme; Douglas Telles, Allan Santos e João Camargo. Técnico: Bruno Pivetti.

  • Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20
  • Data: 29/10/2025
  • Estádio: Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte
  • Gols: João Marcelo (Atlético, aos 5min e 17min do 1°T).

Atlético x Flamengo na Copa do Brasil Sub-20

O duelo decisivo entre Atlético e Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20 será disputado na próxima quinta-feira (6/11), a partir das 16h30. Os times medirão forças no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Atlético de volta à Copa do Brasil Sub-20

O Atlético volta a disputar a Copa do Brasil Sub-20 após três temporadas. Na última participação, em 2021, o time chegou às quartas de final, sendo eliminado pelo Coritiba – campeão daquela edição.

O único título foi conquistado em 2017. Naquele ano, o alvinegro venceu o Flamengo nos pênaltis, no Rio de Janeiro. O goleiro Cleiton, os zagueiros Bremer e Nathan Silva e o meia Marquinhos fizeram parte do elenco.

O formato da Copa do Brasil Sub-20

O torneio é disputado em quatro fases com 32 clubes. Na primeira, os confrontos são em jogo único. A partir da segunda fase, todos os duelos passam a ser disputados em partidas de ida e volta. Já a decisão do título volta ao formato anterior.



Fonte

Conteúdos que podem te interessar...