Atlético x América: onde assistir ao vivo e escalações pela semifinal do Mineiro

Atlético x América: onde assistir ao vivo e escalações pela semifinal do Mineiro

5 minutos 22/02/2026

A semifinal do Campeonato Mineiro terá um dos confrontos mais tradicionais do estado. Atlético e América lideraram os grupos A e B do Estadual de 2026, avançaram à semifinal e disputarão uma vaga na grande decisão, que ocorrerá em 8 de março. Antes disso, neste domingo (22/2), o jogo de ida da busca por um lugar na final será na Arena MRV, em Belo Horizonte, às 18h. Veja abaixo onde assistir, retrospecto, prováveis escalações e mais informações.

O confronto de volta entre América e Atlético será no próximo domingo (1°/3), às 18h, no Independência. Em caso de igualdade no placar agregado, o finalista do Campeonato Mineiro de 2026 será definido nos pênaltis. A outra semifinal é entre Cruzeiro e Pouso Alegre.

Retrospecto favorece o Galo contra o Coelho

Um ponto que anima o torcedor do Atlético é o retrospecto. De acordo com o Galo Digital, o clube já enfrentou o América em 432 oportunidades e saiu com a vitória em 213 partidas, enquanto o Coelho venceu 107 e ainda tiveram outros 112 empates – na atual edição do Mineiro, o clássico terminou em 1 a 1, em 21 de janeiro, no Independência.

A superioridade atleticana é praticamente o dobro, e o mesmo se estende para o histórico do Mineiro. Segundo o site OGol, foram 255 jogos no Estadual, com 136 vitórias do Galo e 57 do Coelho, além de 62 empates.

No atual formato – no estilo primeira fase e mata-mata foi implementado em 2004 (mesmo que tenha sofrido alterações ao longo dos anos) -, o alvinegro conquistou quatro títulos em cima do alviverde e perdeu apenas um, em 2016. Considerando todos os encontros nas fases eliminatórias, o Atlético se deu melhor em 10 oportunidades, e o América em somente uma.

A última vez em que os times estiveram frente a frente no mata-mata foi na final do ano passado. O Galo venceu o Coelho por 4 a 0 no primeiro jogo e perdeu o segundo por 1 a 0 – os dois jogos ocorreram no Mineirão. Contudo, o saldo não foi suficiente para o América, e o Atlético ficou com o troféu do Mineiro de 2025.

Números de Atlético x América com mando alvinegro recentemente

Na história recente, o domínio alvinegro como mandante também é muito expressivo. Nos últimos 10 anos, o Atlético nunca perdeu para o América como mandante. Em 12 partidas, foram oito vitórias e quatro empates com o Galo jogando em casa.

Já na Arena MRV, atual casa do Galo, que foi inaugurada em agosto de 2023, o Coelho só fez uma visita. Na ocasião, o Atlético venceu por 2 a 0, com gols de Paulinho e Hulk, pelo jogo de ida da semifinal do Mineiro de 2024. Os outros duelos, desde então, tiveram como palco o Independência e o Mineirão.

Atlético x América: onde assistir

O clássico entre Atlético e América, pela ida da semifinal do Campeonato Mineiro, será transmitido por Globo (TV aberta), GeTV (YouTube), SportyNet (YouTube) e Premiere (pay-per-view).

Atlético x América: prováveis escalações

Atlético

O Atlético já acertou com novo técnico para substituir Jorge Sampaoli: o também argentino Eduardo Domínguez. Contudo, o comandante ainda não estará à beira do gramado no domingo. Por isso, o auxiliar fixo Lucas Gonçalves segue como treinador.

Diante do Itabirito, no sábado (14/2), Lucas fez algumas alterações em relação ao time de Jorge Sampaoli, que saiu na quinta-feira (12/2). A tendência é que o auxiliar aposte num time titular, com as principais peças, para garantir a vantagem já no jogo de ida. Porém, como o Galo enfrentará o Grêmio na quarta-feira (25/2), às 21h30, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro, algumas trocas podem ser feitas.

Em relação à escalação anterior, as dúvidas passam pela defesa e pela armação do time. Na zaga, o Galo deve contar com Preciado na vaga de Natanael, e Junior Alonso também pode voltar à titularidade no lugar de Vitor Hugo. Já no meio-campo, Gustavo Scarpa e Bernard tem revezado na posição. A tendência, contudo, é que o auxiliar mantenha Scarpa na criação.

Uma provável novidade é Tomás Pérez como opção no banco de reservas. Já os desfalques atleticanos são apenas dois. O departamento médico do Galo tem o zagueiro Lyanco, que segue em tratamento de ruptura do tendão de Aquiles esquerdo, e o volante Alexsander, que rompeu o ligamento colateral medial do joelho esquerdo e também está fora.

  • Provável escalação do Atlético: Everson; Preciado (Natanael), Ruan Tressoldi, Júnior Alonso (Vitor Hugo) e Renan Lodi; Maycon, Alan Franco, Victor Hugo; Gustavo Scarpa, Dudu e Hulk.
  • Desfalques do Atlético: zagueiro Lyanco (ruptura do tendão de Aquiles esquerdo) e o volante Alexsander (ruptura do ligamento colateral medial do joelho esquerdo).

América

O técnico Alberto Valentim passou por alguns minutos apreensivos no duelo contra o North, já que o América esteve próximo de ser eliminado do Campeonato Mineiro e sobreviveu graças a uma virada. Mesmo com esse risco, o comandante não deve promover grandes mudanças na escalação inicial do Coelho.

A principal alteração deve ser no esquema. Diante de adversários mais fortes, Valentim já mostrou uma preferência por uma formação defensiva com três zagueiros. Por isso, é provável que Thauan deixe o ataque, e um defensor seja acionado. Recuperado de lesão e à disposição, Ricardo Silva deve ser responsável por completar esse trio.

Já o restante do time deve ser o mesmo que conseguiu a heroica virada diante do North. As dúvidas estão nas laterais, já que Maguinho e Paulinho são boas opções nas vagas de Léo Alaba e Artur, respectivamente, enquanto Val Soares, após marcar dois gols na última partida, ganhou moral para ser “sombra” do experiente Willian Bigode, de 39 anos.

O curioso é que o América não terá desfalques. O meio-campista Alê, de 35 anos, foi o último a deixar o departamento médico e esteve no banco de reservas diante do North, porém ainda não estreou na temporada de 2026.

  • Provável escalação do América: Gustavo; Léo Alaba (Maguinho), Ricardo Silva, Emerson, Rafa Barcelos (Nathan) e Artur (Paulinho); Felipe Amaral, Eduardo Person e Yago Souza; Segovinha e Willian Bigode.
  • Desfalques do América: não há.

Atlético x América: personagens

  • Lucas Gonçalves, técnico interino do Atlético: “O Atlético x América será um jogo difícil, como qualquer semifinal. E, claro: se trata de um clássico. Temos que pensar com calma e vamos em busca de fazer um grande jogo”
  • Alberto Valentim, técnico do América: “O que nós queríamos era o segundo jogo em casa, porque é melhor. E conseguimos porque fizemos uma campanha melhor. Mas não queríamos escolher qual adversário, até porque sabemos que são dois times muito fortes [Atlético e Cruzeiro]”

Atlético x América: arbitragem

  • Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
  • Auxiliares: Brígida Cirilo (AL) e Thiaggo Labes (SC)
  • VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...