Atlético x América: prováveis escalações e desfalques para a semi do Mineiro

Atlético x América: prováveis escalações e desfalques para a semi do Mineiro

3 minutos 21/02/2026

O domingo (22/2) ficará marcado pelo mais antigo clássico do futebol mineiro. Pelo jogo de ida da semifinal do Estadual de 2026, o Atlético receberá o América na Arena MRV, em Belo Horizonte, às 18h. Veja abaixo as prováveis escalações de Galo e Coelho e os desfalques das equipes que buscam uma vaga na final diante de Cruzeiro ou Pouso Alegre.

Provável escalação do Atlético

O Atlético já acertou com novo técnico para substituir Jorge Sampaoli: o também argentino Eduardo Domínguez. Contudo, o comandante ainda não estará à beira do gramado no domingo. Por isso, o auxiliar fixo Lucas Gonçalves segue como treinador.

Diante do Itabirito, no sábado (14/2), Lucas fez algumas alterações em relação ao time de Jorge Sampaoli, que saiu na quinta-feira (12/2). A tendência é que o auxiliar aposte num time titular, com as principais peças, para garantir a vantagem já no jogo de ida. Porém, como o Galo enfrentará o Grêmio na quarta-feira (25/2), às 21h30, em Porto Alegre, algumas trocas podem ser feitas.

Em relação à escalação anterior, as dúvidas passam pela defesa e pela armação do time. Na zaga, o Galo deve contar com Preciado na vaga de Natanael, e Junior Alonso também pode voltar à titularidade no lugar de Vitor Hugo. Já no meio-campo, Gustavo Scarpa e Bernard tem revezado na posição. A tendência, contudo, é que o auxiliar mantenha Scarpa na criação.

Uma provável novidade é Tomás Pérez como opção no banco de reservas. Já os desfalques atleticanos são apenas dois. O departamento médico do Galo tem o zagueiro Lyanco, que segue em tratamento de ruptura do tendão de Aquiles esquerdo, e o volante Alexsander, que rompeu o ligamento colateral medial do joelho esquerdo e também está fora.

Desta forma, a provável escalação do Atlético conta com Everson; Preciado (Natanael), Ruan Tressoldi, Júnior Alonso (Vitor Hugo) e Renan Lodi; Maycon, Alan Franco, Victor Hugo; Gustavo Scarpa, Dudu e Hulk.

Provável escalação do América

O técnico Alberto Valentim passou por alguns minutos apreensivos no duelo contra o North, já que o América esteve próximo de ser eliminado do Campeonato Mineiro e sobreviveu graças a uma virada. Mesmo com esse risco, o comandante não deve promover grandes mudanças na escalação inicial do Coelho.

A principal alteração deve ser no esquema. Diante de adversários mais fortes, Valentim já mostrou uma preferência por uma formação defensiva com três zagueiros. Por isso, é provável que Thauan deixe o ataque, e um defensor seja acionado. Recuperado de lesão e à disposição, Ricardo Silva deve ser responsável por completar esse trio.

Já o restante do time deve ser o mesmo que conseguiu a heroica virada diante do North. As dúvidas estão nas laterais, já que Maguinho e Paulinho são boas opções nas vagas de Léo Alaba e Artur, respectivamente, enquanto Val Soares, após marcar dois gols na última partida, ganhou moral para ser “sombra” do experiente Willian Bigode, de 39 anos.

O curioso é que o América não terá desfalques. O meio-campista Alê, de 35 anos, foi o último a deixar o departamento médico e esteve no banco de reservas diante do North, porém ainda não estreou na temporada de 2026.

Logo, a provável escalação do América tem Gustavo; Léo Alaba (Maguinho), Ricardo Silva, Emerson, Rafa Barcelos (Nathan) e Artur (Paulinho); Felipe Amaral, Eduardo Person e Yago Souza; Segovinha e Willian Bigode.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...