Atlético x Cruzeiro: desfalques e prováveis escalações pelo Brasileiro

Atlético x Cruzeiro: desfalques e prováveis escalações pelo Brasileiro

4 minutos 14/10/2025

Pela quinta vez de forma oficial, Atlético e Cruzeiro voltam a se enfrentar. O clássico mineiro está marcado para as 21h30 desta quarta-feira (15/10), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A seguir, o No Ataque informa os desfalques, as prováveis escalações e outras informações acerca das equipes.

O Atlético, ainda em busca de estabilidade na temporada, briga para se afastar da zona de rebaixamento. Os comandados do técnico Sampaoli aparecem em 14º na tabela de classificação da Série A, com 32 pontos, oito vitórias, oito empates e 10 derrotas.

A luta do Cruzeiro é outra: por vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026. Liderada pelo técnico Leonardo Jardim, a Raposa segue em terceiro lugar, com 52 pontos, 15 triunfos, sete igualdades e cinco tropeços. Pelos sequentes resultados negativos (uma derrota e dois empates), as chances de título dos celestes caíram drasticamente – são de 5,4%, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atlético x Cruzeiro: prováveis escalações

Escalação do Atlético

Jorge Sampaoli deve ter uma série de desfalques diante do Cruzeiro. A lista de baixas pode chegar a 12 nomes, caso os atletas que têm status de dúvidas não estejam à disposição:

  • Ivan Román (zagueiro)*: fratura na mão esquerda;
  • Lyanco (zagueiro): ruptura do tendão de Aquiles esquerdo;
  • Vitor Hugo (zagueiro): suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos;
  • Junior Alonso (zagueiro): cedido à Seleção Paraguaia;
  • Alexsander (volante): lesão no joelho direito;
  • Patrick (volante): lesão na lombar;
  • Alan Franco (volante): cedido à Seleção Equatoriana;
  • Igor Gomes (meia): suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos;
  • Tomás Cuello (atacante): fratura na fíbula e lesões nos ligamentos do tornozelo esquerdo;
  • Caio Maia (atacante): ruptura no ligamento cruzado anterior e no menisco medial do joelho direito;
  • Júnior Santos (atacante): lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita;
  • Rony (atacante)*: edema na coxa direita.

Diante da significativa lista de desfalques, o Atlético deve ter apenas três opções para a zaga contra o Cruzeiro: Ruan Tressoldi, o chileno Ivan Román e o cria da base Vitão. O estrangeiro ainda tem status de dúvida, já que convive com dores na mão direita e, caso acionado, jogará “no sacrifício”.

Fausto Vera e Gabriel Menino são as únicas opções disponíveis para compor dupla de volantes. Já no setor ofensivo, caso Rony não reúna condições de jogo, o mais provável é que Hulk, ídolo do clube, retome a titularidade.

A provável escalação do Atlético conta com: Everson; Saravia, Ruan Tressoldi, Vitão e Guilherme Arana; Fausto Vera, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Bernard, Dudu e Hulk (Rony).

Costumeiramente, o Galo atua em um 3-2-5 no momento ofensivo. Se a formação acima for acionada, Saravia, Ruan e Vitão ficarão na saída de bola, com o suporte de Vera e Menino mais à frente.

Na linha ofensiva, Gustavo Scarpa (direita) e Dudu (esquerda) devem ocupar as beiradas. Por dentro, Guilherme Arana e Bernard darão duporte a Hulk – ou Rony – no ataque alvinegro.

 *Jogadores com status de dúvida para o Atlético contra o Cruzeiro.

Escalação do Cruzeiro

A vida de Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, não está tão complicada. Ele não tem apenas um titular à disposição: Fabrício Bruno. O zagueiro atuou durante os 90 minutos da derrota da Seleção Brasileira por 3 a 2 para o Japão, nesta terça-feira (14/10), em Tóquio, e não tem tempo hábil para retornar a Belo Horizonte. Assim, a vaga ao lado do argentino Lucas Villalba é disputada por Jonathan Jesus – mais provável – e João Marcelo.

Desfalques certos por ordem médica são o zagueiro Janderson, o lateral-direito Fagner, o volante Matheus Henrique e o atacante Luis Sinisterra.

Janderson trata lesão ligamentar no joelho esquerdo. Fagner, ainda com dores e sem condições de jogo, cumpre transição física em recuperação de uma fratura na fíbula da perna direita. Matheus Henrique lida com fratura em duas costelas no lado esquerdo do tórax. Por fim, Sinisterra está entregue à fisioterapia em tratamento de um edema muscular na coxa esquerda.

As boas notícias são os retornos de alguns titulares. O lateral-direito William (cartão vermelho), o volante Lucas Romero e o atacante Kaio Jorge cumpriram suspensão na última partida, o empate por 1 a 1 com o Sport, e estão aptos a atuar. O volante Christian, que atuou como reserva em tal embate, deve iniciar a partida contra o Atlético.

A provável escalação do Cruzeiro tem: Cássio; William, Jonathan Jesus (João Marcelo), Villalba e Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...