Atlético x Lanús: jornais chilenos veem ‘enorme polêmica’ e prejuízo à La U

Atlético x Lanús: jornais chilenos veem ‘enorme polêmica’ e prejuízo à La U

2 minutos 31/10/2025

A imprensa do Chile classificou a vitória do Lanús sobre a Universidad de Chile por 1 a 0, nessa quinta-feira (30/10), como resultado marcado por polêmica arbitragem. A partida, válida pelo jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, garantiu a classificação do time argentino para a final contra o Atlético.

Os veículos chilenos apontaram que decisões questionáveis do árbitro Alexis Herrera prejudicaram a equipe da La U, especialmente no lance do gol.

Gol da vitória marcado por polêmica

O único gol do triunfo do Lanús saiu aos 17 minutos do segundo tempo. Marcelino Moreno deu uma assistência para Rodrigo Castillo, que driblou o goleiro Gabriel Castellón e marcou.

A grande controvérsia está no início da jogada. O árbitro venezuelano Alexis Herrera não marcou um toque de mão de Eduardo Salvio ainda no campo de defesa do time argentino.

Repercussão na imprensa chilena

Os principais portais de notícias do Chile repercutiram o lance com manchetes fortes e acusações diretas à arbitragem:

  • La Tercera: o site destacou a confusão no final do jogo e estampou a manchete: “Com enorme polêmica e briga no final: juiz Herrera e Lanús destroem o sonho da U de chegar à final da Sul-Americana.” O portal acrescentou que o confronto ficou “condicionado pela questionável atuação do árbitro Herrera, que validou o gol de Rodrigo Castillo, em uma jogada que nasceu com um toque de mão de Salvio”.
  • Emol: o veículo noticiou que “o confronto foi marcado por ações extremamente controversas e marcações muito discutidas”. “O principal ponto de discórdia foi o gol da vitória do time granate, marcado por Rodrigo Castillo (aos 62′), que, no entanto, nasceu de um toque de mão de Eduardo Salvio no início da jogada”, destacou
  • Triunfo: o site focou no resultado final, afirmando que “em uma partida que teve o juiz Alexis Herrera como figura central, a Universidad de Chile foi eliminada da Copa Sul-Americana…”.

VAR ignorado em dois lances cruciais

O Emol ressaltou que Alexis Herrera não utilizou o recurso de vídeo em dois momentos-chave:

  • Gol do Lanús: “O árbitro venezuelano Alexis Herrera validou o gol e optou por não revisar o lance no VAR, apesar de o toque de mão parecer claro no começo da jogada.”
  • Carrinho perigoso: “O jogo poderia ter mudado logo aos 5 minutos, quando Agustín Cardozo deu uma entrada de sola em Javier Altamirano, que foi punida apenas com cartão amarelo. Esta jogada também não foi revisada pelo VAR.”

Lanús x Atlético: data e local da final da Sul-Americana

Lanús e Atlético se enfrentarão em 22 de novembro (sábado), ainda sem horário definido. O jogo será no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...