Bahia: Médico tranquiliza torcida e explica tratamento de Everton Ribeiro

Bahia: Médico tranquiliza torcida e explica tratamento de Everton Ribeiro

2 minutos 07/10/2025

Salvador, BA, 7 (AFI) – O capitão do Bahia, Everton Ribeiro, revelou nesta segunda-feira ter sido diagnosticado com câncer na tireoide e já passou por cirurgia para tratar o problema. O meia, peça-chave do Tricolor, tranquilizou a torcida ao afirmar que está bem após o procedimento.

Mesmo com o diagnóstico recebido há cerca de um mês, Everton Ribeiro manteve sua rotina no Bahia, participando de oito partidas entre setembro e outubro, inclusive no duelo contra o Flamengo, realizado um dia antes da cirurgia.

A operação foi realizada no início da Data Fifa, e ele ficará afastado dos treinos durante esta semana, ainda sem data definida para retorno aos gramados.

CÂNCER NA TIREOIDE

De acordo com o oncologista Daniel Brito, “todos os cânceres de tireoide são encaminhados para tratamento cirúrgico. E a cirurgia, boa parte das vezes, é com retirada completa da tireoide”.

O especialista reforça que a doença é comum, principalmente entre mulheres, mas pode atingir homens também, como no caso do camisa dez do Tricolor.

O médico explicou que, após a retirada da glândula, normalmente os pacientes fazem reposição hormonal e, na maioria dos casos, podem retomar suas funções normalmente.

“Normalmente não tem sintoma, o paciente consegue viver sem nenhuma queixa. Após a cirurgia, quando se tira da glândula responsável pelo hormônio tireoidiano, na maioria das vezes em que é retirada, é necessária fazer a reposição. Em alguns casos não precisa fazer reposição, quando a glândula é retirada parcialmente. E com reposição hormonal o paciente, na maioria das vezes, consegue ficar muito bem e desempenhar as suas funções”, detalhou Brito.

A cirurgia da tireoide costuma ser simples e o pós-operatório é considerado rápido, principalmente para atletas de alto rendimento. O Bahia, agora, aguarda o tempo de recuperação do seu capitão, que pode variar de acordo com cada caso.

APOIO AO MEIA DO BAHIA

O anúncio da doença de Everton Ribeiro mobilizou o mundo do futebol. O Cruzeiro, ex-clube onde foi campeão, e o Flamengo, por quem mais atuou na carreira, enviaram mensagens de força e rápida recuperação ao meia. Filipe Luís, atual treinador rubro-negro e ex-companheiro, também prestou solidariedade ao jogador.

Companheiros do Bahia, como Ademir, Santiago Arias, Ramos Mingo e Rodrigo Nestor, manifestaram apoio nas redes sociais. Entre os exemplos de superação, está Dani Lins, levantadora da seleção brasileira de vôlei, que também enfrentou câncer na tireoide e voltou às quadras em menos de duas semanas após cirurgia.

O próximo compromisso do Bahia é o clássico Ba-Vi, marcado para o dia 16 de outubro. O clube e a torcida seguem na corrente positiva pela pronta recuperação do seu camisa dez.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...