Bahia x Fortaleza – Clássico com objetivos diferentes no Brasileirão

Bahia x Fortaleza – Clássico com objetivos diferentes no Brasileirão

3 minutos 19/11/2025

Salvador, BA, 19 (AFI) – O Bahia recebe o Fortaleza nesta quinta-feira em Salvador, às 18h, em confronto decisivo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Time baiano volta à Arena Fonte Nova após a Data Fifa e chega ao duelo focado em se manter na parte de cima da tabela, depois de uma sequência intensa de treinamentos durante o período sem jogos.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

O time da casa ocupa a sexta colocação com 53 pontos, dois a menos que o Botafogo, que já atuou na rodada e venceu o Sport. Uma vitória mantém o Bahia firme na briga por vaga direta na próxima Libertadores.

O Fortaleza chega ao encontro com o Bahia mirando recuperação. A equipe comandada por Martín Palermo viaja a Salvador com desfalques importantes, mas também com retornos que fortalecem o elenco para o duelo. Na tabela, são 31 pontos e a penúltima colocação, melhor apenas que o lanterna e já rebaixado Sport.

Bahia x Fortaleza - Clássico com objetivos diferentes no Brasileirão (Fotos: Rafael Rodrigues/ECB)
Bahia x Fortaleza – Clássico com objetivos diferentes no Brasileirão (Fotos: Rafael Rodrigues/ECB)

BAHIA

O elenco do Bahia encerrou a preparação na manhã desta quarta-feira (19) após sete atividades realizadas durante a pausa do campeonato. Antes de ir ao campo, o grupo analisou em vídeo o desempenho contra o Internacional. No gramado, o trabalho priorizou movimentações de passe e finalização, seguido de um enfrentamento em espaço reduzido.

Rogério Ceni terá reforços. Gilberto e Gabriel Xavier, recuperados de lesão, voltam a ficar à disposição. Luciano Juba retorna após período com a seleção brasileira, apesar de não ter atuado. Santi Mingo, que havia sentido o ombro, está recuperado e participa normalmente.

A dúvida maior é Santiago Arias, que jogou toda a partida pela seleção colombiana na terça-feira e só desembarca em Salvador no dia do jogo. As ausências confirmadas são Michel Araujo, suspenso, e Sanabria, machucado e fora do restante da temporada.

O meio-campo concentra a maior indefinição. Ceni pode voltar a escalar Caio Alexandre e Everton Ribeiro juntos, ao lado de Jean Lucas, algo que não ocorre há três meses. Erick, Acevedo, Rodrigo Nestor e Cauly também são alternativas. Nas laterais, a tendência é que Gilberto e Juba iniciem entre os titulares.

“Eu acho que a gente tem que pensar jogo a jogo, a gente tem que pensar grande porque a gente quer ir para fase de grupo direto da Libertadores porque já poupa muito o nosso calendário no início do ano que vem. Então, o torcedor pode esperar muita dedicação da nossa parte”, disse o volante Caio Alexandre em entrevista durante a semana.

FORTALEZA

O Fortaleza concluiu sua preparação e está pronto para enfrentar o Bahia fora de casa. Martín Palermo será obrigado a mexer na defesa, já que Brítez, embora recuperado de pneumonia, não viajou com a delegação. Assim, Lucas Gazal e Gastón Ávila devem formar a dupla de zaga. Bruno Pacheco, recuperado de dores no tornozelo, deve reassumir a lateral esquerda.

O treinador conta ainda com os retornos de Bareiro e Matheus Pereira, que estavam suspensos. A única ausência por suspensão é Lucas Sasha. Após o empate diante do Atlético-MG, o técnico Palermo se emocionou e afirmou que o time não desistiu da competição.

“Isso é a equipe que está lutando, todos estão preparados. Isso tem que ser uma motivação para as próximas partidas. Que a torcida veja que não nos entregamos. Não é fácil jogar contra o Atlético-MG na intensidade que eles proporcionam. Conseguimos um ponto e damos muita importância para ele”, destacou.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...