Início » Bolívar x Atlético: onde assistir ao vivo e escalações pela Sul-Americana
Mesmo com oscilações ao longo da temporada, o Atlético segue alimentando o sonho da “Grande Conquista”. A partir das 19h desta quarta-feira (17/9), o Galo medirá forças com o Bolívar-BOL, em jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre a partida que será disputada no Estádio Hernando Siles, em La Paz: onde assistir ao vivo, premiação em jogo, prováveis escalações, declarações de envolvidos e muito mais.
O Atlético quer dar fim a uma incômoda sequência de cinco jogos sem vitórias – sofreu quatro derrotas e empatou uma vez nas últimas semanas. Neste período, o clube caiu na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro e foi eliminado diante do arquirrival Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil.
No último domingo (14/9), o Galo até chegou a sair na frente do Santos na Arena MRV, em Belo Horizonte. Ainda assim, não soube administrar a vantagem mesmo com um a mais em campo e cedeu empate em lance de pênalti cometido pelo zagueiro Lyanco – pela 23ª rodada do Brasileirão, o confronto terminou empatado, por 1 a 1.
O momento é de pressão para o Atlético, que atravessa crise técnica e busca reencontrar o caminho das vitórias com o técnico Jorge Sampaoli no comando. Ainda sem vencer neste retorno ao Galo, o argentino tem como prioridade máxima resgatar a confiança e a “ambição” dos jogadores alvinegros.
Na contramão da má fase atravessada pelo Atlético, o Bolívar já soma oito jogos sem perder, tendo conquistado seis vitórias e dois empates nas últimas semanas. Na última sexta-feira (12/9), os Celestes golearam o Guabirá no Hernando Siles, por 4 a 0, pela 19ª rodada da Liga Boliviana.
O clube ocupa a terceira posição na tabela de classificação da competição nacional, com 37 pontos – seis a menos que o líder Always Ready. A equipe também é vice-líder do Grupo A da Copa da Liga Boliviana.
O Bolívar conquistou vaga no mata-mata da Sul-Americana depois de amargar o terceiro lugar do Grupo G da Copa Libertadores, que também tinha o Palmeiras. Para chegar às quartas de final, eliminou o Palestino-CHI nos playoffs e o Cienciano-PER, que era do grupo do Atlético, nas oitavas.
Fato curioso é que o time comandado pelo argentino Flavio Robatto não sofreu gols em nenhum dos quatro jogos que disputou pela Sul-Americana. Foram seis marcados contra o Palestino e outros quatro contra o Cienciano, que empatou duas vezes com o Galo na fase de grupos.
Inaugurado em 1930, o Estádio Hernando Siles é o mais popular da Bolívia e tem capacidade para cerca de 42 mil torcedores. Grandes do país, Bolívar e The Strongest mandam seus jogos no local.
O Hernando Siles foi construído a cerca de 3.637 metros do nível do mar e é o sétimo estádio de maior altitude no mundo. A condição contribui para diminuição do oxigênio no ar e costuma causar sintomas como fadiga e dor de cabeça nos atletas.
O ar rarefeito afeta naturalmente o rendimento físico dos jogadores que não estão acostumados a jogar neste nível de altitude. Além disso, também pode contribuir para mudanças significativas na trajetória e na velocidade da bola, normalmente favorecendo a variação e a força de chutes de longa distância.
O duelo eliminatório entre Bolívar e Atlético também coloca premiação milionária em jogo. O clube que avançar às semifinais garantirá outros 800 mil dólares em premiação junto à Conmebol – cerca de R$ 4,2 milhões na cotação atual.
Pela trajetória até aqui, o Galo já garantiu exatos 2,93 milhões de dólares em recompensa esportiva. A cifra corresponde a aproximadamente R$ 15,5 milhões.
O duelo decisivo entre Bolívar e Atlético será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte. O jogo que definirá a vaga nas semis terá início às 19h da próxima quarta-feira (24/9).
O jogo entre Bolívar e Atlético terá transmissão exclusiva na televisão fechada. Também será possível assistir por serviço de assinatura na internet (streaming).
O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o duelo pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Saiba quem deve iniciar jogando no Hernando Siles.
O Bolívar deve ter formação semelhante à da goleada sobre o Guabirá. A equipe tem praticamente força máxima para enfrentar o Galo.
O Atlético não deve ter grandes alterações em relação ao time que empatou com o Santos. Uma praticamente certa é o retorno de Junior Alonso na vaga de Vitor Hugo pelo lado esquerdo da zaga.
Entre os titulares contra o Peixe, Fausto Vera e Rony são os que têm maiores chances de deixar a equipe diante do Bolívar. É possível que Alexsander e Igor Gomes entrem em seus respectivos lugares.
A formação detalhada abaixo é apenas uma referência que respeita as respectivas posições dos atletas, mas o Atlético deve atuar em um 3-2-5. Com esta formação em mente, é provável que Guilherme Arana componha a linha de frente junto a Cuello, Igor Gomes, Gustavo Scarpa e Hulk.
Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!
Nine, nova lateral-direita do Atlético (foto: Divulgação/X/@GaloFFeminino) O Atlético anunciou, nesta segunda-feira (29/9), a contratação da lateral-direita Nine, de 24 anos. Revelada pela ...
Jogadores do Atlético comemoram gol sobre o Cruzeiro no Mineirão (foto: Edesio Ferreira/EM/DA.Press) Apesar da situação complicada na Copa do Brasil, o Atlético tem um retrospecto recente ...
Torcedores de Atlético e Cruzeiro trocaram socos em Belo Horizonte durante clássico pela Copa do Brasil (foto: Reprodução/Instagram/Colé, Markin) O influenciador Marcus Vinicius, dono do perfil ...