Bolívar x Atlético: onde assistir ao vivo e escalações pela Sul-Americana

Bolívar x Atlético: onde assistir ao vivo e escalações pela Sul-Americana

6 minutos 17/09/2025

Mesmo com oscilações ao longo da temporada, o Atlético segue alimentando o sonho da “Grande Conquista”. A partir das 19h desta quarta-feira (17/9), o Galo medirá forças com o Bolívar-BOL, em jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre a partida que será disputada no Estádio Hernando Siles, em La Paz: onde assistir ao vivo, premiação em jogo, prováveis escalações, declarações de envolvidos e muito mais.

O Atlético quer dar fim a uma incômoda sequência de cinco jogos sem vitórias – sofreu quatro derrotas e empatou uma vez nas últimas semanas. Neste período, o clube caiu na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro e foi eliminado diante do arquirrival Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil.

No último domingo (14/9), o Galo até chegou a sair na frente do Santos na Arena MRV, em Belo Horizonte. Ainda assim, não soube administrar a vantagem mesmo com um a mais em campo e cedeu empate em lance de pênalti cometido pelo zagueiro Lyanco – pela 23ª rodada do Brasileirão, o confronto terminou empatado, por 1 a 1.

O momento é de pressão para o Atlético, que atravessa crise técnica e busca reencontrar o caminho das vitórias com o técnico Jorge Sampaoli no comando. Ainda sem vencer neste retorno ao Galo, o argentino tem como prioridade máxima resgatar a confiança e a “ambição” dos jogadores alvinegros.

Momento do Bolívar

Na contramão da má fase atravessada pelo Atlético, o Bolívar já soma oito jogos sem perder, tendo conquistado seis vitórias e dois empates nas últimas semanas. Na última sexta-feira (12/9), os Celestes golearam o Guabirá no Hernando Siles, por 4 a 0, pela 19ª rodada da Liga Boliviana.

O clube ocupa a terceira posição na tabela de classificação da competição nacional, com 37 pontos – seis a menos que o líder Always Ready. A equipe também é vice-líder do Grupo A da Copa da Liga Boliviana.

O Bolívar conquistou vaga no mata-mata da Sul-Americana depois de amargar o terceiro lugar do Grupo G da Copa Libertadores, que também tinha o Palmeiras. Para chegar às quartas de final, eliminou o Palestino-CHI nos playoffs e o Cienciano-PER, que era do grupo do Atlético, nas oitavas.

Fato curioso é que o time comandado pelo argentino Flavio Robatto não sofreu gols em nenhum dos quatro jogos que disputou pela Sul-Americana. Foram seis marcados contra o Palestino e outros quatro contra o Cienciano, que empatou duas vezes com o Galo na fase de grupos.

Inaugurado em 1930, o Estádio Hernando Siles é o mais popular da Bolívia e tem capacidade para cerca de 42 mil torcedores. Grandes do país, Bolívar e The Strongest mandam seus jogos no local.

O Hernando Siles foi construído a cerca de 3.637 metros do nível do mar e é o sétimo estádio de maior altitude no mundo. A condição contribui para diminuição do oxigênio no ar e costuma causar sintomas como fadiga e dor de cabeça nos atletas.

O ar rarefeito afeta naturalmente o rendimento físico dos jogadores que não estão acostumados a jogar neste nível de altitude. Além disso, também pode contribuir para mudanças significativas na trajetória e na velocidade da bola, normalmente favorecendo a variação e a força de chutes de longa distância.

Palco dos jogos dos bolivianos Bolívar e The Strongest, Estádio Hernando Siles, com 3.640 metros de altitude, é o mais alto da atual edição da Libertadores - (foto: José Tramontin/Athletico)
Palco dos jogos dos bolivianos Bolívar e The Strongest, Estádio Hernando Siles tem 3.640 metros de altitude(foto: José Tramontin/Athletico)

Premiação milionária em jogo para Bolívar e Atlético

O duelo eliminatório entre Bolívar e Atlético também coloca premiação milionária em jogo. O clube que avançar às semifinais garantirá outros 800 mil dólares em premiação junto à Conmebol – cerca de R$ 4,2 milhões na cotação atual.

Pela trajetória até aqui, o Galo já garantiu exatos 2,93 milhões de dólares em recompensa esportiva. A cifra corresponde a aproximadamente R$ 15,5 milhões.

O duelo decisivo entre Bolívar e Atlético será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte. O jogo que definirá a vaga nas semis terá início às 19h da próxima quarta-feira (24/9).

Bolívar x Atlético: onde assistir ao vivo

O jogo entre Bolívar e Atlético terá transmissão exclusiva na televisão fechada. Também será possível assistir por serviço de assinatura na internet (streaming).

Bolívar x Atlético: prováveis escalações

O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o duelo pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Saiba quem deve iniciar jogando no Hernando Siles.

Bolívar

O Bolívar deve ter formação semelhante à da goleada sobre o Guabirá. A equipe tem praticamente força máxima para enfrentar o Galo.

  • Provável escalação do Bolívar: Carlos Lampe; Ignacio Gariglio, Miguel Torrén, Jesús Sagredo e José Sagredo; Robson Matheus, Leonel Justiniano, Antonio Melgar e Daniel Cataño; Martín Cauteruccio e Damián Batallini
  • Pendurados do Bolívar: Leonel Justiniano e Daniel Cataño
  • Desfalque do Bolívar: Santiago Echeverría (lesionado)

Atlético

O Atlético não deve ter grandes alterações em relação ao time que empatou com o Santos. Uma praticamente certa é o retorno de Junior Alonso na vaga de Vitor Hugo pelo lado esquerdo da zaga.

Entre os titulares contra o Peixe, Fausto Vera e Rony são os que têm maiores chances de deixar a equipe diante do Bolívar. É possível que Alexsander e Igor Gomes entrem em seus respectivos lugares.

A formação detalhada abaixo é apenas uma referência que respeita as respectivas posições dos atletas, mas o Atlético deve atuar em um 3-2-5. Com esta formação em mente, é provável que Guilherme Arana componha a linha de frente junto a Cuello, Igor Gomes, Gustavo Scarpa e Hulk.

  • Provável escalação do Atlético: Everson; Natanael (Fausto Vera), Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alexsander (Fausto Vera), Alan Franco, Igor Gomes (Rony) e Gustavo Scarpa; Cuello e Hulk
  • Pendurados do Atlético: Natanael, Junior Alonso e Fausto Vera
  • Desfalques do Atlético: Saravia (trauma na perna direita), Ruan Tressoldi (recondicionamento físico), Patrick Silva (lesão na lombar) e Caio Maia (lesão no joelho direito)

Bolívar x Atlético: os personagens

  • Carlos Lampe, goleiro do Bolívar: “O Atlético Mineiro é um grande time. Vamos fazer nosso jogo em casa, tentar vencer e não sofrer gols. No Brasil, vamos buscar o jogo, tentar não nos meter atrás (na defesa) e passar jogando bem.”
  • Jorge Sampaoli, técnico do Atlético: “Eu creio que o Atlético tem que solucionar um problema hoje, como eu falei, de estrutura. Tem que conseguir manter um pouco de estrutura. Veremos como estão os jogadores, como terminaram (o jogo), quem está melhor. Jogar lá é muito difícil. Muito difícil. Mas tentaremos nos defender com a posse de bola. Se quisermos defender-nos sem a posse de bola, seguramente sofreremos o que todos os times sofrem que vão jogar lá.”

Bolívar x Atlético: arbitragem

  • Árbitro: Kevin Ortena (Peru)
  • Assistentes: Michael Orue (Peru) e Jesús Sánchez (Peru)
  • VAR: Joel Alarcón (Peru)

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...