Botafogo lida com crise defensiva e mantém zagueiro ‘esquecido’

Botafogo lida com crise defensiva e mantém zagueiro ‘esquecido’

2 minutos 28/10/2025

Rio de Janeiro, RJ, 28 (AFI) – O Botafogo investiu pesado para reforçar a zaga, mas o defensor Gabriel Silva, trazido do Volta Redonda, atuou apenas três vezes desde sua chegada, mesmo com o clube enfrentando sérios problemas para montar o sistema defensivo durante o Brasileirão.

O último jogo do zagueiro foi na derrota por 2 a 1 diante do Internacional, em 4 de outubro. Na ocasião, ele começou como titular, mas acabou substituído no intervalo. Desde então, Gabriel Silva não foi mais utilizado, mesmo com lesões de outros nomes do elenco, como Kaio Pantaleão.

DIFICULDADES NA ZAGA

Com a ausência de opções, o técnico recorreu a improvisações: Marçal, lateral-esquerdo, foi titular contra Flamengo e Ceará, enquanto Newton, volante, assumiu a função diante do Santos, no último domingo.

Segundo o treinador:

“Precisava de um jogador mais rápido do lado do Barboza, porque queria um jogador de boa saída de bola. O trabalho defensivo dos dois atacantes do Santos não é muito forte, então podíamos ter essa oportunidade de ter uma saída de bola bastante limpa, fácil, e acho que foi assim. Com Marlon (Freitas), Newton e Barboza tivemos, na primeira e na segunda etapas, uma saída de bola bastante fácil. No meio, acho que o problema foi mais de passividade nos corredores laterais, não muito de energia no meio. Foi mais um problema de corrigir um pouco as posições, acho que fizemos bem depois dos 30 da primeira etapa, da pausa, e começamos bem o segundo tempo. Essa foi a minha leitura, mas tenho que tomar decisões. Gabriel é um jogador profissional que treina bem, só tem má sorte que o treinador não o colocou hoje”.

CONTRATO

A decisão de deixar Gabriel Silva no banco é técnica. O estilo do defensor não se encaixou totalmente no modelo de jogo do treinador, que prefere uma linha defensiva em bloco médio, com zagueiros móveis e com boa saída de bola.

Gabriel Silva está emprestado ao Botafogo até 30 de março de 2026. O contrato prevê compra obrigatória de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,3 milhões) caso ele complete 900 minutos em campo pelo Brasileirão. Até aqui, soma apenas 145 minutos jogados com a camisa alvinegra.

MELHORES MOMENTOS: BOTAFOGO 2 X 2 SANTOS (BRASILEIRÃO)

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...