Botafogo mira recuperação para garantir vaga na Libertadores

Botafogo mira recuperação para garantir vaga na Libertadores

2 minutos 30/09/2025

Rio de Janeiro, RJ, 30 (AFI) – O Botafogo entra em campo de olho em uma vaga na próxima Libertadores. Em quinto lugar no Brasileirão, o Alvinegro precisa garantir ao menos uma posição no G6 para alcançar o objetivo traçado na temporada.

A vaga na competição continental é extremamente importante, já que o clube ainda não tem presença assegurada na próxima edição da Copa do Brasil, torneio mais rentável do futebol nacional. Com o formato atual, só entra quem ficar entre os seis melhores do Campeonato Brasileiro, salvo mudanças nas regras de classificação.

MAIS DETALHES

Desde 2006, ano em que o Brasileirão passou a contar com 20 equipes, a média de pontos do 6º colocado é de 59. O São Paulo, em 2019, fez a melhor campanha nessa posição, somando 63. Já o Internacional, em 2008, terminou em sexto com apenas 54 pontos, a menor marca.

Quem fica em 7º lugar costuma fechar o campeonato com média de 57 pontos. O Grêmio, em 2014, foi o melhor sétimo, com 61. O Botafogo, curiosamente, tem o pior desempenho nessa posição, quando terminou com 53 pontos em 2008.

FOCO TOTAL

Atualmente, o Botafogo tem 53% de aproveitamento no Brasileirão. Se mantiver esse ritmo nas 13 rodadas finais, pode conquistar mais 21 pontos, o suficiente para atingir a média do G6 e carimbar o passaporte para a Libertadores.

Em busca de dar a volta por cima após perder para o Fluminense por 2 a 0, o Glorioso voltará a entrar em campo nesta quarta-feira, quando enfrentará o Bahia, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontecerá no Estádio Nilton Santos e terá início às 21h30.

O time dirigido por Davide Ancelotti ocupa a quinta posição, com 40 pontos, mesma quantidade do Esquadrão de Aço, sexto colocado da tabela.

A equipe de Rogério Ceni chega em alta após importante triunfo por 1 a 0 sobre o Palmeiras.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...