Botafogo: Newton revela que quase desistiu do futebol durante fase difícil

Botafogo: Newton revela que quase desistiu do futebol durante fase difícil

3 minutos 23/10/2025

Rio de Janeiro, RJ, 23 (AFI) – O volante Newton, peça importante do Botafogo no Brasileirão 2025, vive uma fase especial após superar grandes obstáculos.

Durante a pandemia, ele deixou os gramados para trabalhar como carregador de contêiner em Salvador, ajudando a família quando defendia a Jacuípense e o clube deixou de pagar salários devido à crise da Covid-19.

Aos 20 anos, Newton precisou abrir mão do sonho de ser jogador e, para garantir o sustento em casa, aceitou emprego com carteira assinada, recebendo R$ 1.200 por mês.

“Eu ainda estava atuando pela Jacuípense e morava com a minha mãe. E chegou um momento que pararam de pagar e começou a faltar as coisas em casa. Chamei a minha mãe para conversar e falei: ‘Mãe, acho que vou começar a trabalhar’. E eu tinha um amigo que o pai dele era encarregado de uma empresa que fazia obras, e ele me ofereceu um trabalho lá. Eu aceitei, comecei a trabalhar lá, mas todo dia que eu acordava, eu pensava: ‘Pô, meu sonho é outro’. Eu estava quase desistindo”, contou o jogador.

NEWTON NO BOTAFOGO

No canteiro de obras, Newton trabalhava ao lado de seis colegas, carregando peças sob o sol forte de Salvador. O volante não largava o celular, torcendo por uma ligação do clube. Até que, certo dia, recebeu o chamado do diretor da Jacuípense:

“Pode se apresentar que você vai estar no profissional de novo”.

Newton não pensou duas vezes e pediu para sair do emprego na hora, e retomou o caminho no futebol.

“Ainda tinha esperança dentro de mim, mas era difícil – eu estava vivendo outra realidade”, relembrou, emocionado.

Newton Botafogo 2025 3
Newton revela dificuldades que enfrentou durante pandemia. (Foto: Reprodução/Instagram/@newtonjunior_00)

Após quase 20 dias de trabalho, Newton conseguiu ajudar em casa e voltou para o time. Ele considera que tudo que viveu foi fundamental para valorizar as conquistas no futebol.

“Foi a forma que virou um combustível de motivação”, destacou, ressaltando o apoio da mãe e dos irmãos.

Newton Botafogo 2025 5
Newton revela dificuldades que enfrentou durante pandemia. (Foto: Reprodução/Instagram/@newtonjunior_00)

“Sentimento de motivação total. Fico emocionado. Foi um momento muito difícil na minha vida. Para mim foi muito importante. Se eu não tivesse passado por tudo que passei, hoje eu não estaria aqui da forma que eu sou. Só gratidão a Deus por tudo isso.”

INSPIRAÇÃO NO BRASILEIRÃO

Atualmente com 25 anos, Newton passou por testes sem sucesso em Bahia e Vitória antes de se firmar na base da Jacuípense em 2019.

Ele vinha de times de várzea e se preparava por conta própria em academias do bairro. O volante também se inspira em Danilo, companheiro de posição no Botafogo, que cresceu no bairro vizinho em Salvador.

“Pô, Danilo que é daqui, pertinho, conseguiu. Está lá no Palmeiras, foi campeão. Só serviu de motivação porque, quando você vê um cara próximo a você vencendo, isso te dá combustível para você querer vencer também. Fiquei muito feliz.”

Nweton Botafogo 2025 2
Newton revela dificuldades que enfrentou durante pandemia. (Foto: Reprodução/Instagram/@newtonjunior_00)

Hoje, Newton e Danilo disputam vaga no meio-campo alvinegro ao lado de Marlon Freitas e Allan. Apesar da concorrência, Newton faz questão de apoiar os companheiros, mostrando espírito de equipe na busca pelo sucesso coletivo no Brasileirão.

BASTIDORES – CEARÁ 0 X 2 BOTAFOGO

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...