Botafogo x Cruzeiro: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileiro

Botafogo x Cruzeiro: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileiro

5 minutos 29/01/2026

Começa o Campeonato Brasileiro! Para “não bater na trave” e voltar a levantar o caneco, como disse o meio-campista Matheus Pereira, o Cruzeiro prega foco no torneio nacional desde a primeira rodada. Nesse cenário, o técnico Tite não deve poupar forças diante do Botafogo, o primeiro adversário na Primeira Divisão. Raposa e Glorioso se enfrentam nesta quinta-feira (29/1), às 21h30, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

A torcida celeste espera uma resposta positiva na estreia do Brasileiro. Isso por causa do desempenho do clube no Campeonato Mineiro. Ao fim da quinta rodada, o Cruzeiro ocupa a segunda posição do Grupo C, com seis pontos – são duas vitórias e três derrotas. Nesse momento, portanto, a Raposa está fora do mata-mata do Estadual.

Tite utilizou a equipe considerada titular em duas partidas do Mineiro. Na primeira, goleou o Uberlândia por 5 a 0. Na segunda, perdeu para o Atlético por 2 a 1, resultado ainda não digerido pelos torcedores. A tendência é que, diante do Botafogo, o treinador não poupe.

Para o embate no Brasileiro, o Cruzeiro carrega retrospecto interessante: não perde para o Botafogo há quase 10 anos, desde 11 de setembro de 2016 – vitória do clube carioca por 2 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 24ª rodada do Brasileiro. Nos próprios domínios, o Glorioso não triunfa diante da Raposa desde 29 de outubro de 2011 (1 a 0), pela 32ª rodada da Primeira Divisão.

O Botafogo abriu mão de utilizar os titulares nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca e não se arrependeu. O Glorioso ocupa a liderança do Grupo B, com nove pontos, e está a um empate de avançar às quartas. O elenco principal e o treinador estrearam apenas na terceira rodada – triunfo por 1 a 0 sobre o Volta Redonda. Fora de campo, entretanto, a situação do clube carioca gera preocupação à torcida.

Em dezembro, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) condenou o Botafogo a pagar 21 milhões de dólares (cerca de R$ 110 milhões na cotação atual) ao Atlanta United (EUA) pela compra do meio-campista Thiago Almada – além de bônus por metas e pela transferência do atleta ao Atlético de Madrid. O dinheiro não caiu, e o Glorioso sofreu transfer ban. Assim, não conseguiu registrar três reforços: o zagueiro Ythallo, o volante Wallace Davi e o atacante Lucas Villalba. Ou seja, nenhum vai a campo contra o Cruzeiro.

Botafogo x Cruzeiro: onde assistir

Os torcedores de Botafogo e Cruzeiro que não forem ao Nilton Santos terão apenas uma opção para assistir ao duelo: por meio da Amazon Prime (streaming).

Botafogo x Cruzeiro: desfalques e prováveis escalações

Escalação do Botafogo

Martín Anselmi não contará com os reforços, que não podem ser inscritos, nem com os jogadores entregues ao departamento médico. São eles o zagueiro Kaio Pantaleão (ruptura do ligamento colateral medial, ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão do menisco medial no joelho esquerdo) e os atacantes Joaquín Correa e Chris Ramos (o clube não deu detalhes acerca das contusões). O jovem Cauã Zappellini, meio-campista da base que foi relacionado em 2025, também é baixa em decorrência de lesão óssea por estresse na região do pé.

  • Provável escalação do Botafogo: Léo Linck (Neto); Newton (Marçal), Mateo Ponte e Alexander Barboza; Alex Telles; Allan, Danilo, Montoro e Barrera; Arthur Cabral (Kadir) e Artur.
  • Desfalques do Botafogo: Kaio Pantaleão, Joaquín Correa, Chris Ramos e Cauã Zappellini (lesionados); e Ythallo, Wallace Davi e Lucas Villalba (não registrados)

Escalação do Cruzeiro

Tite tem quase todos os titulares de 2025 à disposição. Isso porque o zagueiro Lucas Villalba é dúvida. Recuperado de lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, o zagueiro argentino participou dos últimos treinamentos de forma integral, mas a presença entre os relacionados não é certa. Jonathan Jesus deve permanecer com a vaga.

Continuam no departamento médico do Cruzeiro o goleiro Matheus Cunha e o atacante Marquinhos. O primeiro se recupera de uma cirurgia devido a uma lesão no menisco do joelho direito. O segundo foi submetido a um procedimento cirúrgico ainda no ano passado depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

O volante Matheus Henrique iniciou a etapa de transição física após contratura muscular na panturrilha esquerda e já viajou com a equipe. O atacante Luis Sinisterra, por sua vez, faz, há alguns dias, trabalhos específicos e individualizados de pré-temporada para aprimorar o físico – ficou parado em decorrência de um edema muscular na coxa esquerda.

Em relação aos 11 iniciais, a principal dúvida é a presença ou não do meio-campista Gerson. No último jogo, a derrota por 2 a 1 para o Atlético, pelo Mineiro, o reforço entrou no segundo tempo na vaga de Lucas Silva e foi deslocado para a ponta direita – Christian, que lá estava, passou a atuar como segundo volante. O atacante Keny Arroyo briga por espaço na ala oposta, comumente ocupada por Wanderson.

  • Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Gerson) e Matheus Pereira; Christian (Gerson), Wanderson (Arroyo) e Kaio Jorge.
  • Desfalques do Cruzeiro: Matheus Cunha e Marquinhos (lesionados); e Luis Sinisterra (reequilíbrio muscular)

Botafogo x Cruzeiro: arbitragem

  • Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
  • Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Schumacher Marques Gomes (PB)
  • VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Botafogo x Cruzeiro: personagens

“Quando o oponente está com um bloco baixo, o espaço favorece ao oponente, porque tem muito espaço para conquistar. Quando você enfrenta uma equipe mais forte, o jogo se desenvolve de outra forma. O importante é que, quando o Cruzeiro ou quem seja tenha a bola, a gente pressione. Que a nossa defesa seja organizada e nossas corridas (para recupeção) sejam boas”

Martín Anselmi, técnico do Botafogo

“Nossa confiança mantém em cima, porque os trabalhos têm sido bons, os treinos têm sido excelentes. Infelizmente, os resultados não têm acompanhado os nossos trabalhos durante a semana. Mas é importante agora aprender com o jogo de hoje e entrar diferente no próximo… Está todo mundo focado e dedicado para conseguir fazer o Cruzeiro novamente campeão… Confiança no trabalho, dedicação sempre e amanhã é um novo dia para fazer isso e pisar firme na quinta-feira”

Matheus Pereira, meio-campista do Cruzeiro

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...