Campeão por Cruzeiro e Palmeiras critica VAR: ‘Arbitragem está pior do que era’

Campeão por Cruzeiro e Palmeiras critica VAR: ‘Arbitragem está pior do que era’

2 minutos 09/10/2025

Na visão do ex-meia Rivaldo, a adição do VAR não melhorou a arbitragem brasileiro. ‘Está até pior do que era’, opinou o histórico camisa 10 da Seleção Brasileira, que atuou por clubes como Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Milan e Barcelona.

A declaração de Rivaldo, nesta quinta-feira (9/10), foi feita durante avaliação de um pênalti não marcado para o Tricolor Paulista na derrota por 3 a 2 para o rival Palmeiras, no Morumbis, em São Paulo, na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No lance, ocorrido no domingo (5/10), o meio-campista Allan, do Palmeiras, dá um carrinho e derruba o atacante Gonzalo Tapia, do São Paulo, dentro da área. O árbitro Ramon Abatti Abel só mandou o jogo seguir e não foi chamado ao VAR para revisar a jogada.

A opinião de Rivaldo sobre o VAR

“Nunca fui a favor do VAR porque gostaria que fosse como antigamente. Se a tecnologia tivesse vindo para melhorar, mas não vejo assim: continua a mesma coisa ou até pior”

Rivaldo, em entrevista à Betfair

“Temos quatro, cinco, até seis pessoas analisando o lance e não conseguem ver se foi pênalti ou não, se foi falta, se merece expulsão. Agora tem mais gente errando. Antes era só o árbitro e o bandeirinha, e hoje temos as pessoas que estão lá paradas, no ar-condicionado, olhando o lance, e ainda conseguem errar.”

Rivaldo avalia polêmica em São Paulo 2 x 3 Palmeiras

Na opinião de Rivaldo, Ramon Abatti Abel errou ao não checar o lance no VAR, o que prejudicou o São Paulo, que vencia a partida por 2 a 0 até aquele lance. Depois, o Palmeiras fez três jogos e virou o jogo.

“Tem a questão de que o juiz, às vezes, não quer olhar ou pedir ajuda ao VAR e toma a responsabilidade totalmente errada, como aconteceu na partida entre São Paulo e Palmeiras”, avaliou Rivaldo, que não escondeu a sua opinião.

“Foi muito claro o pênalti, e o árbitro assumiu o lance e prejudicou o São Paulo. Mesmo com meu carinho especial pelo Palmeiras, vejo que acabaram prejudicando o São Paulo naquele lance.”

Classificação do Brasileirão

  • 1º Palmeiras, com 55 pontos em 26 jogos (17 vitórias, quatro empates e quatro derrotas)
  • 2º: Flamengo, com 55 pontos em 27 jogos (16 vitórias, sete empates e três derrotas)
  • 3º: Cruzeiro, com 52 pontos em 28 jogos (15 vitórias, sete empates e cinco derrotas)

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o líder Palmeiras é favorito ao título brasileiro, com 60,6% de chance.

A vantagem para o Flamengo, que está na segunda posição, é grande. O Rubro-Negro conta com probabilidade de 31,5% . A chance de o troféu ser levantado pelo terceiro colocado Cruzeiro é de 7,4%.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...