Campeonato Baiano de 2026 terá semifinais e final em jogo único

Campeonato Baiano de 2026 terá semifinais e final em jogo único

3 minutos 03/11/2025

Salvador, BA, 03 (AFI) – Mesmo mantendo o número de dez clubes, o Campeonato Baiano passará por mudanças a partir da edição de 2026. Após oito temporadas com o mesmo formato, a competição estadual precisou se adaptar ao novo calendário do futebol brasileiro.

Até 2025, o torneio era disputado com turno único na primeira fase e mata-mata entre os quatro melhores, modelo que não se encaixa mais nas diretrizes nacionais.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Em 1º de outubro, a Confederação Brasileira de Futebol apresentou o novo plano de datas para o próximo ciclo de competições. Os Estaduais terão agora um limite de 11 datas. Anteriormente, os torneios do Nordeste contavam com 12, enquanto os demais estados tinham até 16.

O Campeonato Baiano, inclusive, vinha ultrapassando esse número, já que Bahia e Vitória, finalistas da última edição, atuaram em 13 partidas. Diante da necessidade de se ajustar ao calendário, a Federação Bahiana de Futebol reformulou o regulamento.

Campeonato Baiano de 2026 terá semifinais e final em jogo único (Foto: Victor Ferreira/ECV)
Campeonato Baiano de 2026 terá semifinais e final em jogo único (Foto: Victor Ferreira/ECV)

A proposta foi aprovada no conselho técnico realizado nesta segunda-feira (3). A nova fórmula mantém o turno único, com nove rodadas, mas altera a fase decisiva. A partir de 2026, tanto a semifinal quanto a final ocorrerão em jogo único. Essa estrutura foi definida por unanimidade entre os dez clubes participantes.

Nas duas edições anteriores, o título foi decidido nos clássicos entre Bahia e Vitória. Em 2024, o Vitória conquistou o troféu na Arena Fonte Nova, enquanto em 2025 o Bahia venceu no Barradão. Caso o confronto se repita, a decisão seguirá com torcida única. O último clube do interior a sediar uma final foi o Atlético de Alagoinhas, que levantou a taça em 2022, no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, diante do Jacuipense.


Campeonato Baiano de 2026 terá semifinais e final em jogo único (Foto: Victor Ferreira/ECV)
Campeonato Baiano de 2026 terá semifinais e final em jogo único (Foto: Victor Ferreira/ECV)

O Campeonato Baiano de 2026 contará com Bahia, Vitória, Jacuipense, Atlético de Alagoinhas, Porto, Juazeirense, Jequié e Barcelona de Ilhéus, além de Bahia de Feira e Galícia, promovidos da Série B estadual.

PRIMEIRA FASE

Os dez clubes se enfrentam em turno único, com nove rodadas. Os quatro melhores colocados avançam à semifinal e garantem vaga na Copa do Brasil de 2027. As datas previstas são: 10/01 (1ª rodada), 14/01 (2ª), 18/01 (3ª), 21/01 (4ª), 25/01 (5ª), 01/02 (6ª), 08/02 (7ª), 14/02 (8ª) e 22/02 (9ª).

SEMIFINAL

Os confrontos serão entre 1º e 4º colocados e entre 2º e 3º colocados, em jogo único, com mando de campo dos dois melhores classificados. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. A partida está marcada para 01/03.

DISPUTA DO TÍTULO DO CAMPEONATO BAIANO

A final também será disputada em jogo único, com mando de campo da equipe de melhor campanha geral. Se houver empate, o título será decidido nos pênaltis. A data prevista é 08/03.

VAGAS EM COMPETIÇÕES NACIONAIS

O torneio distribuirá oito vagas para competições nacionais. Três equipes, excluindo Bahia e Vitória, garantirão lugar na Série D. Quatro clubes, os semifinalistas, se classificarão para a Copa do Brasil. Duas vagas serão destinadas à Copa do Nordeste, enquanto a terceira será definida pelo Ranking da CBF. Caso a Copa Governador seja disputada, o campeão ficará com a quarta vaga na Copa do Brasil.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...