Câncer de tireoide: saiba sobre a doença que acometeu o jogador Everton Ribeiro

Câncer de tireoide: saiba sobre a doença que acometeu o jogador Everton Ribeiro

3 minutos 06/10/2025

O meio-campista Everton Ribeiro, do Bahia, foi diagnosticado com câncer na tireoide e comunicou o fato nas redes sociais nesta segunda-feira (6/10). O jogador realizou o procedimento cirúrgico e informou que se encontra bem e em recuperação.

“Hoje fiz a cirurgia e tudo correu bem, graças a Deus. Sigo em recuperação, com fé e com o apoio da minha família e de vocês. Obrigado por cada oração e carinho. Ter vocês ao meu lado faz toda a diferença. Tenho certeza de que vamos vencer mais essa batalha juntos”, disse Ribeiro.

O que é o câncer de tireoide?

A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, responsável por produzir hormônios T3 e T – triiodotironina e tiroxina, respectivamente. Eles agem no metabolismo do corpo humano desde a formação fetal até a senilidade.

Em entrevista a No Ataque, o médico Duílio Souza, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Orizonti, esclareceu o que é o câncer de tireoide.

“Câncer de tireoide nada mais é do que a proliferação celular inadequada das células do órgão. Essas células começam a se multiplicar indiscriminadamente e não respondem mais ao controle central do organismo. Com isso, elas formam um tumor”.

O tratamento do câncer de tireoide

O pilar do tratamento é o procedimento cirúrgico, no qual a glândula é retirada completamente ou de forma parcial, de acordo com o tipo e o tamanho do tumor. Raramente é necessário realizar tratamentos como radioterapia ou quimioterapia.

“É importante ressaltar que existem vários tipos de câncer de tireoide, cada um deles com perfil e com características diferentes. O tumor mais comum da tireoide se chama carcinoma papilífero e ele tem um prognóstico excelente, com taxas de cura altíssimas”.

Pós-cirúrgico e expectativa de cura

Após a retirada da tireoide, de maneira bem-sucedida, poucas mudanças são implementadas na vida do indivíduo. Porém, será necessário fazer acompanhamento médico regular e tomar a reposição do hormônio que a tireoide não produz mais. Segundo o médico Duílio Souza, a doença tem um bom prognóstico de cura.

“Na grande maioria das vezes, o câncer de tireoide é um tipo de câncer que tem um comportamento indolente, com baixa incidência de invasão de estruturas locais, baixa incidência de metástase à distância. No geral, é uma doença que tem um prognóstico muito bom, com altíssimas taxas de cura”.

A carreira de Everton Ribeiro

Everton Ribeiro, de 36 anos, defende o Bahia desde janeiro de 2024. O meia soma nove gols e 15 assistências em 114 partidas oficiais. Antes, tornou-se um dos maiores ídolos do Flamengo, clube pelo qual atuou de 2017 a 2023, com 46 gols e 61 assistências em 394 jogos, além de 11 títulos conquistados.

O meia também brilhou no Cruzeiro de 2013 a 2014. Foram 116 jogos, 24 gols e 36 assistências. Vestindo a camisa 17 nesse período, ele conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014) e um Campeonato Mineiro (2014).

Com passagens por São Caetano, Corinthians, Coritiba e Al Ahli (Emirados Árabes), Everton Ribeiro disputou 22 jogos pela Seleção Brasileira e esteve na Copa do Mundo de 2022.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...