Cartilha do rebaixamento? Vitória liga ‘modo Jair Ventura’ e oficializa desespero

Cartilha do rebaixamento? Vitória liga ‘modo Jair Ventura’ e oficializa desespero

3 minutos 23/09/2025

Salvador, BA, 23 (AFI) – O Vitória fechou a contratação do técnico Jair Ventura, que estava no Avaí na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

No Leão da Barra, o treinador chega com o objetivo claro de garantir a permanência no Brasileirão para a próxima temporada. Com eleições presidenciais marcadas para 2025, o Rubro-Negro firmou vínculo válido até o final do ano com o treinador.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Ao longo da carreira, Jair Ventura construiu fama de técnico “bombeiro”. Apesar de ser jovem, ele já esteve diretamente envolvido em manutenções de times tradicionais do futebol brasileiro na Série A, como Sport em 2020, Juventude em 2021 e Goiás, em 2022. No entanto, também já participou de alguns rebaixamentos.

Na última temporada, ele esteve no Atlético-GO, que acabou sendo rebaixado ao final da temporada. Em 2025, o técnico trabalhou no Avaí, mas esteve longe de empolgar a torcida. Ele deixa o clube após 27 partidas, com nove vitórias, dez empates e oito derrotas, registrando um insuficiente aproveitamento de 45%, se for pensar em brigar pelo acesso.

Cartilha do rebaixamento? Vitória liga 'modo Jair Ventura' e oficializa desespero (Foto: Victor Ferreira/ECV)
Cartilha do rebaixamento? Vitória liga ‘modo Jair Ventura’ e oficializa desespero (Foto: Victor Ferreira/ECV)

OS ELOS ATÉ O ‘MODO JAIR VENTURA’

O Vitória iniciou a temporada com a meta de se consolidar na Série A após um ano de dificuldades. Com a volta da Sul-Americana entre as prioridades, o clube, presidido por Fábio Mota, enfrentou tropeços: derrota para o Bahia no Campeonato Baiano, eliminação pelo Náutico na Copa do Brasil e revés diante do Confiança na Copa do Nordeste.

Na Sul-Americana, o Leão da Barra caiu na fase de grupos em uma chave com os modestos Universidad Católica, do Equador, Cerro Largo, do Uruguai, e Defensa Y Justicia, da Argentina.

O desempenho no Campeonato Brasileiro também passou longe do ideal. Para ligar o ‘modo Jair Ventura’, o time baiano precisou somar 22 pontos em 24 jogos, com apenas quatro vitórias, 10 derrotas e 10 empates, afundando na zona do rebaixamento.

 Vitória liga 'modo Jair Ventura' e oficializa desespero (Foto: Divulgação/Avaí)
Vitória liga ‘modo Jair Ventura’ e oficializa desespero (Foto: Divulgação/Avaí)

VITÓRIA CUMPRE CARTILHA DO REBAIXAMENTO

Ventura chega em Salvador para apagar um incêndio construído ao longo da temporada. O time começou com um celebrado Thiago Carpini, que viu seu trabalho perder qualidade e teve uma demissão tardia, só após a pausa para o Mundial de Clubes, depois da eliminação na Copa do Nordeste.

O segundo elo da acidentada temporada do Vitória foi construído com a contratação de Fábio Carille. O experiente treinador até melhorou o desempenho do time, mas também não conseguiu os resultados, muito menos tirar o Leão das proximidades do Z-4. A queda foi confirmada após o vexame histórico do 8 a 0 contra o Flamengo, no Maracanã.

Se a torcida achou que ‘já estava bom de errar’, a diretoria pensou o contrário ao efetivar o ex-jogador e ídolo do clube, Rodrigo Chagas, como novo treinador. Chagas foi lançado pelo próprio clube em 2021, mas não se mostrou um técnico promissor.

Ao longo da curta carreira, ele teve passagens esquecíveis pelos modestos Monte Roraima e Porto Vitória. No futebol baiano, ainda atuou por Jacuipense, Juazeirense e Atlético-BA, também longe de qualquer destaque.

Com um treinador defensivo e “resultadista”, o objetivo é bem claro: segurar a casinha, tentar fazer alguma coisa lá na frente e contar com o imponderável para evitar o pior em uma temporada para se esquecer.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...