CBF divulga áudios do VAR de lances polêmicos em São Paulo x Palmeiras

CBF divulga áudios do VAR de lances polêmicos em São Paulo x Palmeiras

2 minutos 09/10/2025

A vitória do Palmeiras por 3 a 2 sobre o São Paulo, disputado no domingo (5/10), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, ainda rende assunto devido a lances polêmicos. Nesta quinta-feira (9/10), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios do VAR nos momentos contestados pelo tricolor.

Suposto pênalti em Tapia

O primeiro lance diz respeito a um suposto pênalti não marcado em Tapia. Na ocasião, Allan escorrega e derruba o adversário na grande área. Árbitro da partida, Ramon Abatti Abel identifica o escorregão e por isso não marca a falta. Ilbert Estevam da Silva, comandante da cabine do VAR, concorda com a decisão de campo.

  • Ramon: “Pode seguir. Escorregou. Jogador escorrega, os dois olhando para a bola. Pode ir. Escorregou. Pode seguir. Para mim, ele escorrega, o jogador bate nele e cai. Não tem nenhum tipo de entrada aqui… Para mim foi um choque, o jogador escorrega, a bola está passando. Para mim, escorregou“.
  • VAR: “Nós temos jogador do Palmeiras que escorrega e tem contato com seu adversário. Totalmente acidental. E é provocado justamente por esse escorregão. Ramon, é justamente isso que você narra. Temos um jogador do Palmeiras que escorrega e esse contato com o atleta é acidental, e o jogador claramente tem um escorregão… Confirmo para você que a bola não está para nenhum dos dois atletas“.

Vermelho para Andreas Pereira?

O São Paulo reclamou que Ramon Abatti Abel não mostrou cartão vermelho para o meio-campista Andreas Pereira por falta em Marcos Antônio.

  • Ramon: “Bola. Ele pisa na bola. Para mim, o Andreas coloca o pé na bola… Ah, Luciano, por favor, você reclama até de ter nascido, por favor”.
  • VAR: “Tem um contato que não é pleno na canela e, posteriormente, um contato embaixo no pé. Deixa eu ver se ele despreza a disputa da bola e vai por cima. Intensidade média, seguimos”.

Vermelho para Gustavo Gómez?

Também há uma queixa do São Paulo sobre outra possível expulsão, dessa vez envolvendo o zagueiro Gustavo Gómez. No lance, o defensor para avanço de Tapia.

  • Ramon: “Não. Nada, nada. Para mim tem o pisão, mas sem intenção aqui“.
  • VAR: “A gente está checando em cima e o pisão. O jogador está desequilibrado, vai tentar, jogador caindo, não tem local, como cair. Tudo checado. Pode seguir”.

Providência da CBF

Em nota divulgada nesse domingo, a CBF comunicou o afastamento de Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva. Segundo a entidade, ambos serão direcionados a “treinamento, aprimoramento e avaliação interna”.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...