CBF divulga outro áudio do VAR em São Paulo x Palmeiras

CBF divulga outro áudio do VAR em São Paulo x Palmeiras

2 minutos 10/10/2025

São Paulo, SP, 10 (AFI) – O Brasileirão pegou fogo no último domingo com a vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o São Paulo, no Morumbi. A CBF soltou nesta quinta-feira o último vídeo do VAR sobre os lances capitais do clássico, atendendo pedido do Tricolor para esclarecer o gol de Vitor Roque e outros lances quentes.

O São Paulo reclamou de falta de Gustavo Gómez em Tapia no início da jogada do primeiro gol alviverde. No vídeo, porém, a arbitragem de vídeo considera o contato normal:

“Nada, nada… O jogador já está se jogando, tem o braço de referência. O atacante já chega caindo”, afirmou um dos membros do VAR.

BRASILEIRÃO: LANCES POLÊMICOS

Além desse lance, a CBF divulgou quatro outras análises do VAR envolvendo decisões importantes do clássico. O episódio mais contestado foi o pênalti não marcado em Tapia, após escorregão de Allan dentro da área. O árbitro Ramon Abatti Abel manteve a decisão de campo, apoiado por Ilbert Estevam da Silva, comandante do VAR.

Nos áudios, eles disseram: “Escorregou, escorregou, o jogador escorrega, e os dois estão olhando para a bola! Pode seguir! Não tem nenhum tipo de entrada aqui”, pontuou Ramon.

Ilbert completou: “É um contato acidental, o jogador do Palmeiras claramente em um escorregão (…) A bola não está para nenhum dos dois atletas”.

O São Paulo também questionou a cor do cartão para Andreas Pereira, que recebeu amarelo por entrada em Marcos Antônio.

O VAR sustentou a decisão:

“Ele pisa na bola e a sola pega depois”, afirmou Ramon. Já Ilbert confirmou: “Tudo checado. Número 8 (Andreas Pereira), identidade confirmada do cartão amarelo”.

VAR EM SÃO PAULO X PALMEIRAS

Outros lances revisados foram o suposto pisão de Gustavo Gómez em Tapia e um possível braço do defensor palmeirense no rosto do chileno. No primeiro, a arbitragem manteve a decisão de campo:

“Pra mim tem o pisão, mas sem intenção. Tem um pisão de disputa”, disse Ramon, sendo apoiado por Ilbert: “Ele está desequilibrado, vai tentar saltar e não tem onde cair, tudo checado, pode seguir!”.

Já na jogada em que Tapia sangrou após dividida com Gómez, Ilbert explicou:

“Quando ele vai levantar, toca o cotovelo. Já foi checado, quando vai levantar, atinge o rosto do atleta, mas nenhum gesto adicional, nenhuma ação de cotovelada no adversário”.

A Comissão Nacional de Arbitragem admitiu erro no pênalti não marcado em Tapia e afastou Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva para reciclagem. O São Paulo espera que o árbitro não apite mais jogos do clube após o retorno do período de reciclagem.

VEIGA RECEBE HOMENAGEM DA FAMÍLIA POR 350 JOGOS PELO PALMEIRAS

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...