Como Cruzeiro ‘ajudou’ Flamengo a anular expulsão de Plata na Libertadores?

Como Cruzeiro ‘ajudou’ Flamengo a anular expulsão de Plata na Libertadores?

2 minutos 19/09/2025

Uma decisão judicial favorável ao Cruzeiro, em 2018, serviu de inspiração para o Flamengo conseguir a anulação de uma expulsão em 2025.

A diretoria rubro-negra agiu rapidamente para conseguir o cancelamento do cartão vermelho que o atacante Gonzalo Plata levou na vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes, da Argentina, nessa quinta-feira (18/9), pela ida das quartas de final da Copa Libertadores.

O jogador do Flamengo foi expulso porque recebeu dois cartões amarelos na partida, disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro. A segunda infração marcada pela arbitragem foi anulada após a comprovação de que não houve falta no lance.

Nesta sexta-feira (19/9), a Conmebol comunicou ao Flamengo que anulou o cartão vermelho e liberou Plata para atuar no jogo de volta contra o Estudiantes.

A segunda partida da série ocorrerá na quinta-feira que vem (25/9), no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Região Metropolitana de Buenos Aires, na Argentina.

Caso do Cruzeiro inspirou o Flamengo

A esperança do Flamengo residia no que ocorreu nas quartas de final da Libertadores de 2018. Na ocasião, o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, foi expulso no jogo de ida contra o Boca Juniors, na Bombonera, em Buenos Aires.

No lance, Dedé teve um choque de cabeça acidental com o goleiro Andrada. O árbitro paraguaio Éber Aquino, após rever o lance no VAR, aplicou um cartão vermelho direto, em uma decisão muito contestada.

O Cruzeiro agiu rápido. Dirigentes do clube foram à sede da Conmebol, no Paraguai, e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também enviou um ofício.

As partes argumentavam que choques acidentais não poderiam ser considerados jogo brusco grave, algo que a própria comissão de arbitragem da entidade, na época chefiada por Wilson Seneme, já havia orientado.

Uma semana depois, o Tribunal Disciplinar da Conmebol acatou o pedido. A entidade anulou a suspensão automática de Dedé, que pôde atuar no jogo de volta no Mineirão.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...