Como Sampaoli passou de preterido a escolhido pelo Atlético

Como Sampaoli passou de preterido a escolhido pelo Atlético

3 minutos 02/09/2025

O técnico Jorge Sampaoli não enchia os olhos de parte da diretoria do Atlético, mas agora está próximo de ser anunciado pelo clube. Afinal, como o argentino passou de preterido a escolhido pelos gestores do Galo?

Sampaoli era o nome favorito de parte da torcida desde a demissão de Cuca, na sexta-feira (29/8), quando a #SampaolinoGalo entrou nos trends do X (antigo do Twitter). Conforme antecipou o No Ataque, ele não era unanimidade entre os dirigentes, mas toparia voltar em caso de um convite.

A procura pelo treinador, no entanto, demorou. Ainda na sexta-feira, o Atlético sondou no português Pedro Martins, do Al-Gharafa (Catar), mas esbarrou na multa de mais de R$ 24 milhões.

Depois, chegou a avançar nas negociações com o também argentino Martín Anselmi. Contudo, o ex-comandante do Porto declinou por não querer assumir um clube no meio de temporada.

Pressa e pedido da torcida

Nesse cenário, a diretoria do Atlético se viu sem muitas opções. Além disso, um novo processo de convencimento poderia demorar, e o clube tem pressa para acertar com o novo técnico.

Isso porque a ideia é que o comandante já esteja na Cidade do Galo nesta quarta-feira (3/9), data em que os atletas se reapresentam. Com isso, o treinador teria o maior tempo possível para preparar a equipe visando ao jogo de volta com o Cruzeiro.

Após perder na ida por 2 a 0, na Arena MRV, o Galo visita o rival em 11 de setembro, quinta-feira, às 19h30, no Mineirão, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Nesse contexto, o nome de Sampaoli voltou à pauta e ganhou força internamente. Ele já era o nome preferido de alguns dos investidores, que reforçaram esse entendimento após o ‘não’ de Anselmi e, desta vez, convenceram os demais sobre uma investida pelo argentino.

Por que Sampaoli não é unanimidade?

Mesmo próximo do Atlético, Sampaoli não é unanimidade no clube. Apesar do bom futebol apresentado pelo time sob seu comando em 2020, o argentino gerou estresse pela convivência difícil no dia a dia e os frequentes pedidos por contratações.

Esse último tópico, no entanto, não deverá ser um problema a princípio. Isso porque a janela de transferências fecha nesta terça-feira (2/9) e só abrirá novamente após o calendário do futebol brasileiro de 2025.

Sampaoli no Atlético

Dentro das quatro linhas, o time comandado por Sampaoli no Atlético somou bons números e conquistou o Campeonato Mineiro de 2020. Ao todo, o trabalho do treinador foi visto em 45 jogos, com 26 vitórias, oito empates e dez derrotas.

O aproveitamento de 63,7% não foi coroado com um título do Campeonato Brasileiro por detalhes. O Galo encerrou a edição de 2020 na terceira colocação, a três pontos do campeão Flamengo.

O trabalho do argentino teve como pontos altos uma sequência de quatro vitórias no Brasileirão, com goleada por 4 a 1 sobre o Vasco, além de uma goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo no Mineirão, em Belo Horizonte.

As oscilações no segundo turno distanciaram o Atlético da conquista nacional, que viria a acontecer na temporada 2021. Mas o projeto de Sampaoli apresentou aos atleticanos um time dominante, quase sempre protagonista na posse de bola e na criação de oportunidades nas partidas.

O argentino também foi determinante para o Galo ao conduzir, junto à diretoria e aos investidores, as contratações de um verdadeiro “pacotão” de reforços durante a passagem por Belo Horizonte. Jogadores fundamentais no ano mais vitorioso da história do clube mineiro, Everson, Junior Alonso, Nacho Fernández e Keno, além de outros nomes importantes, foram pedidos do treinador no Galo.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...