Contratação do Cruzeiro para 2026 decide classificação da Colômbia na Copa do Mundo Sub-20

Contratação do Cruzeiro para 2026 decide classificação da Colômbia na Copa do Mundo Sub-20

3 minutos 08/10/2025

A Colômbia superou a África do Sul, por 3 a 1, nesta quarta-feira (8/10), no Estádio Fiscal de Talca, no Chile. Néiser Villarreal, reforço do Cruzeiro para a temporada 2026, foi determinante para o resultado, com dois gols.

Agora, a Colômbia pegará a Espanha nas quartas de final do Mundial, neste sábado (11/10), às 21h, no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. Os espanhóis venceram a Ucrânia, por 1 a 0.

Em setembro de 2025, o clube celeste anunciou a assinatura de pré-contrato com o atacante colombiano do Millonarios (COL), que foi o artilheiro e líder de assistências do último Sul-Americano Sub-20.

O vínculo assinado terá duração de cinco temporadas. O atleta passará a compor o elenco cruzeirense a partir de dezembro de 2025.

Quem é Néiser Villareal?

Néiser Villarreal, de 20 anos, nasceu em 24 de abril de 2005, na Colômbia, e tem 1,86 m. O atacante chegou ao Millonarios em 2022 para jogar na equipe sub-20.

Em 2023, Villareal estreou entre os profissionais. Desde então fez 25 jogos pela equipe colombiana, não marcou gols e deu cinco assistências, tendo sido, a primeira, em 2024, na vitória do Millonarios sobrre o Envigado.

O jogador já havia se destacado em outras competições de base: no Sul-Americano de 2025, Villareal fez oito gols e deu quatro assistências em nove jogos. A equipe terminou o torneio em terceiro lugar.

Polêmicas e irreverência marcam a carreira do jogador

A trajetória do garoto colombiano é marcada por momentos de irreverência e, em alguns casos, por polêmicas.

Em fevereiro de 2025 o Millonarios chegou a aceitar uma proposta do Vasco por Néiser Villareal., que beirava 4 milhões de dólares (cerca de R$ 22,8 milhões na cotação da época). A diretoria vascaína desistiu da negociação após o jogador e seus representantes terem “sumido” com o aceite da equipe colombiana.

Em março de 2025, por exemplo, o atacante subiu na bola no clássico contra o Santa Fe e foi advertido com um cartão amarelo.

Posteriormente, em agosto de 2025, Villareal se envolveu em nova polêmica na Colômbia: apareceu em uma live vestindo a camisa do América de Cali, rival histórico que compõe junto ao Millonarios o “Clásico de los Rojos”. A atitude enfureceu a diretoria, torcedores e companheiros de equipe do clube de Bogotá, que reprovaram a conduta do atleta.

Aposta em estrangeiros é a nova toada no Cruzeiro

Após fortalecer o núcleo de captação do clube e anunciar a contratação do português Joaquim Pinto como gerente de scout e mercado, o Cruzeiro tem apostado em jovens jogadores estrangeiros, com o potencial necessário para renderem bons frutos esportivos e financeiros ao clube.

Os atacantes Luis Sinisterra, de 26 anos, que pertencia ao Bournemouth, da Inglaterra; e Keny Arroyo, de 19 anos, que pertencia ao Besiktas, da Turquia; foram contratações baseadas na nova “política” do clube, que prioriza oportunidades de mercado, como a possibilidade surgida com o atacante Villareal, que chegará à Toca da Raposa em 2026.

Copa do Mundo Sub-20

A Colômbia, de Néiser Villareal, está dentre as oito melhores do Mundial Sub-20 e segue em busca do título. México, Argentina e Espanha também garantiram vaga nas quartas de final, enquanto outras oito equipes lutam, nesta quarta-feira (8/10) e na quinta-feira (9/10), pelas quatro vagas remanescentes no torneio.

O Brasil, por outro lado, foi eliminado como lanterna da chave e sem vitória no Mundial. Foi a primeira vez na história em que a Seleção foi eliminada da Copa do Mundo Sub-20 na primeira fase.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...