Cruzeiro fecha janela de transferências com cinco principais movimentações

Cruzeiro fecha janela de transferências com cinco principais movimentações

4 minutos 03/09/2025

Nas últimas duas semanas que antecederam o fechamento da janela de transferências, nessa terça-feira (2/9), o Cruzeiro intensificou as investidas no mercado e contratou quatro jogadores – para todos os setores. Em contrapartida, concretizou o empréstimo de um atacante ao Santos. Além disso, a Raposa protagonizou outras movimentações.

Quem chegou ao Cruzeiro?

O Cruzeiro buscou dois atacantes para suprir a principal exigência do técnico Leonardo Jardim. Desde a abertura do mercado, em 10 de julho, o comandante português deixou claro em diversas oportunidades o desejo de contar com novos pontas. A ideia é que deem ‘soluções’ diferentes, especialmente em duelos contra equipes defensivas.

Sinisterra

Luis Sinisterra foi o primeiro a se acertar com o Cruzeiro. O atacante colombiano de 26 anos, que ainda pertence ao Bournemouth, da Inglaterra, assinou por empréstimo com a Raposa até junho de 2026. No próximo ano, o clube estrelado terá de comprar 50% dos direitos econômicos – pode fazê-lo por completo.

O atleta acatou a promessa do Cruzeiro de que voltará a ocupar espaço na lista da Seleção Colombiana. Convocado pela primeira vez em 2019, soma 18 jogos e cinco gols na equipe nacional. Lá, não figura como titular, já que enfrenta a forte concorrência de Luis Díaz, do Bayern de Munique, na ala esquerda. A outra ponta é ocupada por Jhon Arias, do Wolverhampton, da Inglaterra.

Sinisterra já estreou. Por cerca de 10 minutos, participou da vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo em 30 de agosto, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo no período de folga, o atleta trabalha na Toca da Raposa 2 para alcançar melhores condições físicas e ter condições de enfrentar o Atlético, em 11 de setembro, às 19h30, também no Gigante da Pampulha, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil.

Arroyo

Keny Arroyo concretizou o vínculo em definitivo com o Cruzeiro nesta terça-feira (2/9). Vindo do Besiktas, da Turquia, o atacante permanecerá em Belo Horizonte até o fim de 2029 – caso não haja rescisão anteriormente.

A expectativa do jogador é que tenha mais sequência, diferentemente da última experiência – em cerca de dois anos, atuou 14 vezes e balançou a rede em duas oportunidades, sem nunca carregar o status de titular incontestável.

Canhoto, o jovem atleta de 19 anos atua preferencialmente pela ala direita e tem o drible e a velocidade como principais atributos.

Ryan Guilherme

Ryan Guilherme foi caracterizado pela diretoria celeste como ‘oportunidade de mercado’ – pode dar retorno financeiro. O volante de 22 anos, que pertencia ao Fortaleza, finalizou os trâmites da negociação e assinou contrato em definitivo com o Cruzeiro até o fim de 2029.

Vindo do Laion, o atleta nunca atuou pela equipe principal. Entre 2022 e 2024, acumulou passagens de empréstimo por Boavista, Operário Ferroviário, Volta Redonda e Leiria, de Portugal. A falta de oportunidades é evidenciada no histórico. Ryan Guilherme não atua desde 16 de maio.

No Cruzeiro, terá concorrência direta de Lucas Romero e Walace, pois atua como primeiro volante. Lucas Silva, Matheus Henrique e Murilo Rhikman fazem a função de segundo volante, enquanto Christian tem atuado na ponta direita.

Kauã Moraes

Conforme exposto pelo Athletico-PR, Kauã Moraes despertou o interesse do Cruzeiro em julho. Na última semana, a Raposa depositou R$ 10 milhões para arcar com a multa e tirou o jovem lateral-esquerdo de 18 anos do Furacão. A iniciativa da diretoria celeste gerou insatisfação entre os dirigentes do clube paranaense.

Apesar da pouca idade, o defensor chega ao Cruzeiro para a equipe profissional. De início, será o reserva imediato de William, já que Fagner se recupera de fratura na fíbula da perna direita e está entregue ao departamento médico.

Quem saiu do Cruzeiro?

Sem muito espaço no elenco, Lautaro Díaz assinou por empréstimo com o Santos até dezembro de 2026. No Cruzeiro, tem contrato até 2028. Em 2024, o atacante argentino fez 24 jogos e marcou dois gols. Na temporada seguinte, entrou em campo 18 vezes e também balançou a rede em duas oportunidades.

Já o meia Rodriguinho foi cedido ao Ceará até dezembro de 2025. O jovem de 22 anos tem vínculo com a Raposa até dezembro de 2027. Ele fez oito jogos com a camisa celeste nesta temporada.

Outras transferências

No período da janela, outras transferências relacionadas ao Cruzeiro ocorreram. O zagueiro Pedrão deixou o Avaí e assinou por empréstimo com o Pafos, do Chipre.

O atacante Fernando estava no Maringá e retornou à Toca da Raposa 2 para atuar na base. O volante Fernando Henrique, que estava emprestado ao CRB, rescindiu com o clube estrelado e se transferiu ao Olexandrya, da Ucrânia.

Renovações

Em 22 de agosto, o Cruzeiro oficializou duas renovações de contrato. A Raposa ampliou o vínculo com o meio-campista Murilo Rhikman até janeiro de 2029. E o goleiro Léo Aragão, reserva imediato de Cássio, renovou até o fim de 2027.

Depois, no dia 30 de agosto, o Cruzeiro oficializou a renovação do vínculo de Fabrício Bruno. O zagueiro agora tem contrato com a Raposa até o fim de 2030.

Pré-contrato

Ainda, em 19 de julho, o goleiro Matheus Cunha, do Flamengo, assinou um pré-contrato com o Cruzeiro. Ele é, portanto, o primeiro reforço do clube para a próxima temporada.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...