Cruzeiro: Jardim explica desabafo e evita cravar futuro

Cruzeiro: Jardim explica desabafo e evita cravar futuro

3 minutos 02/11/2025

Irritado, o técnico Leonardo Jardim desabafou sobre a arbitragem brasileira no último domingo (26/10), logo depois do empate sem gols com o Palmeiras, recheado de lances polêmicos. Naquele momento, disse refletir se valia a pena permanecer no país e, por isso, estampou programas de debate. Sereno após o triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória, nesse sábado (1º/11), no Mineirão, em Belo Horizonte, o treinador português explicou o desabafo, lamentou as interpretações e voltou a comentar o futuro, sem cravá-lo.

De acordo com Leonardo Jardim, ele “deu a cara para defender os interesses do clube”: “Sabemos que não estamos distraídos e alguém tem que chamar a atenção. Eu tomei esse papel de uma forma educada, como é a minha maneira de ser”.

Alguns comentaristas argumentaram que o treinador não estava fazendo um favor ao Cruzeiro, já que é pago para comandar a equipe. Outros consideraram que Leonardo Jardim estava desvalorizando o futebol brasileiro. Em resposta, o português negou tais linhas de interpretação e reafirmou os aspectos positivos do país.

“Fico muito triste de algumas pessoas utilizarem isso para, nas entre linhas, eu falar mal de qualquer coisa que seja do Brasil. Eu estou aqui porque ninguém me obrigou. Já disse centenas de vezes que o Brasil é um país apaixonante, tem um futebol apaixonante. Se chamam a atenção que algumas coisas podemos melhorar para sermos melhores, sinceramente algumas pessoas não perceberam isso. Fico com pena de não perceberem isso. Porque o que eu quero é valorizar cada vez mais o futebol do Brasil, o que eu gosto”, prosseguiu.

E o futuro, Jardim?

Leonardo Jardim assumiu o Cruzeiro em fevereiro de 2025. Na ocasião, assinou contrato até o fim de 2026. Recentemente, por duas vezes, o treinador tornou pública a indecisão acerca de permanecer no país. Questionado sobre o tema após o resultado positivo contra o Vitória, o comandante não cravou o futuro, deu prioridade aos próximos compromissos da Raposa.

“Em relação ao meu desabafo, vou dizer: o futuro a Deus pertence. Não é importante pensarmos no futuro nem do treinador, nem de jogador A, nem de jogador B, quando temos pela frente, sete jogos para terminar a temporada, podendo concretizar um grande objetivo, que é a Libertadores, depois, chegar mais na frente possível, fazendo aquilo que poderá ser a melhor temporada desde 2014. Temos a semifinal da Copa do Brasil também. Todo o resto é secundário”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro.

“Por isso, os torcedores e o Cruzeiro sabem que o Jardim está 100% focado, principalmente nestes dois objetivos (Libertadores e Copa do Brasil”, finalizou.

Cruzeiro no Brasileiro

Ao derrotar o Vitória, o Cruzeiro chegou aos 60 pontos e se manteve em terceiro lugar na tabela de classificação da Série A. O Palmeiras, líder, acumula 62, enquanto o Flamengo, vice-líder, soma 61 – paulistas e cariocas ainda têm uma partida a menos que as demais equipes.

Nesse cenário, Verdão e Rubro-Negro são os favoritos ao título do Brasileiro, mas a chance da Raposa existe e é de 4,8%, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sequência positiva do Cruzeiro e tropeços dos rivais diretos podem mudar a dinâmica das estatísticas até o fim do campeonato – sete rodadas restantes.

A outra briga, por vaga na Libertadores, está mais consolidada. Também de acordo com a UFMG, o Cruzeiro precisa de apenas mais uma vitória para voltar a disputar a competição continental. Restaria definir em qual posição – as cinco primeiras dão espaço direto na fase de grupos, enquanto as duas restantes levam os times a uma etapa qualificatória.

Cruzeiro na Copa do Brasil

Em dezembro, quando a situação do Campeonato Brasileiro já tiver sido definida, o Cruzeiro jogará a semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians. O primeiro jogo será em 10 de dezembro (uma quarta-feira), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. A volta está marcada para o domingo seguinte (14/12), a partir das 18h, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...